Vacina da gripe: por que tomar todos os anos é essencial?

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
23/03/2021
6 minutos de leitura

Comumente confundida com o inofensivo resfriado, o vírus da gripe ainda tem sua gravidade subestimada por muitas pessoas. Caracterizada como uma doença viral aguda do aparelho respiratório, ela provoca febre alta e repentina, tosse, dor de garganta, dores no corpo, mal estar e, segundo a OMS, resulta em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e cerca de até 650 mil óbitos ao redor do mundo anualmente.

Por isso, o Ministério da Saúde promove todos os anos a campanha de vacinação contra a gripe, que já é velha conhecida na rotina de imunização dos brasileiros. Esse ano a campanha está prevista para começar dia 12 de Abril e tem o desafio de conciliar seu calendário com o calendário de vacinação contra a COVID-19.

Mas mesmo no cenário da pandemia, a vacinação contra a gripe é de extrema importância, pois o vírus influenza – causador da gripe –  é transmitido muito facilmente de uma pessoa para outra e pode ser passado por meio de gotículas e pequenas partículas produzidas pela tosse, espirro ou durante a fala, além do contato das mãos com superfícies contaminadas.

Apesar de ser amplamente conhecida pelos brasileiros, a vacina da gripe ainda é cercada por uma série de mitos e para te ajudar a entender melhor como ela funciona separamos algumas dúvidas comuns sobre a vacina que salva milhares de vidas todos os anos. 

Por que devo tomar a vacina da gripe anualmente?

A vacina começa a fazer efeito e o organismo desenvolve os anticorpos necessários depois de 15 dias da aplicação, mas com o passar do tempo, esses anticorpos produzidos vão diminuindo e perdendo sua força de proteção no nosso sistema imunológico. Por conta disso, é necessário reforçar a vacinação todos os anos.  

Sem contar que o vírus da gripe é altamente mutável e sofre inúmeras transformações de um ano para o outro, mudando elementos dentro da sua estrutura viral. Essas modificações fazem com que o sistema imunológico não reconheça mais aquela cepa viral, deixando a pessoa suscetível à doença novamente. 

Por isso, novas vacinas são produzidas anualmente e a composição delas são definidas pela Organização Mundial de Saúde, que fica responsável por acompanhar e reportar quais foram as mutações do vírus durante o ano. 

A vacina da gripe protege contra quais vírus? 

A gripe é provocada pelo vírus Influenza e no Brasil as variantes que mais circulam são as do tipo A e as do tipo B. Hoje temos duas vacinas contra a gripe em nosso país, sendo elas: 

Vacina de Gripe Trivalente:

Protege contra as variantes H1N1 (também conhecida como gripe suína) e a variante H3N2 (conhecida como gripe sazonal) do vírus Influenza tipo A e também protege contra uma cepa viral da Influenza B. 

Vacina de Gripe Tetravalente:

A Vacina de Gripe Tetravalente além de proteger contra as três variantes da vacina trivalente, protege contra um segundo tipo de cepa viral da Influenza B, ampliando a chance de proteção.

Quem deve tomar a vacina da gripe? 

Segundo as recomendações da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), todas as pessoas a partir de 6 meses de vida podem e devem tomar a vacina da gripe, principalmente os grupos que têm maior risco para infecções respiratórias, como as gestantes, crianças até 5 anos, idosos, profissionais de saúde, mães no pós parto, professores e imunodeprimidos.

As doses da vacina variam conforme a faixa etária, crianças de 6 meses a 9 anos de idade recebem duas doses na primeira vez em que forem vacinadas (primovacinação), com intervalo de um mês entre as doses e depois seguem com a revacinação anual. Já os maiores de 9 anos, adolescentes, adultos e idosos recebem uma única dose anual. 

Vacina da gripe e a COVID-19

O Ministério da Saúde destaca a importância de se manter vacinado contra a gripe durante a pandemia, porque assim se reduz o número de casos graves por Influenza e consequentemente os leitos que normalmente são ocupados por casos de gripe podem ser usados para o combate do coronavírus, desafogando o sistema de saúde nesse momento de crise. 

Além disso, a vacinação contra a gripe facilita a triagem e o possível diagnóstico de infecção por COVID-19, já que os sintomas de Influenza e do coronavírus são muito parecidos. Desse modo, se a pessoa, ao chegar no hospital para atendimento, informar que já tomou a vacina de gripe a possibilidade de infecção por Influenza já pode ser descartada, agilizando o atendimento médico. 

Outro ponto é que quando o organismo é infectado por um vírus, o sistema imunológico fica mais vulnerável, o que aumenta as chances de um outro vírus se infiltrar em nosso corpo. Assim, existe a possibilidade de uma pessoa estar infectada com o coronavírus e a gripe Influenza ao mesmo tempo. Os médicos afirmam que nesses casos o quadro do paciente geralmente é grave, principalmente quando possuem idade avançada ou convivem com doenças crônicas.

Vacina da gripe sem complicação

Aqui no Labi você pode tomar a Vacina de Gripe Tetravalente de maneira simples, fácil e descomplicada. 

Você pode comprar o imunizante no site do Labi e com o Labi em Casa você recebe a vacina aí mesmo no conforto do seu lar, sem precisar sair de casa. 

Conte conosco para deixar sua vacinação sempre em dia e não se esqueça que ela é o nosso principal meio para combater a gripe e outras doenças infecciosas. Por isso, não deixe de proteger a si mesmo e aqueles à sua volta se vacinando sempre que necessário.

Acesse nosso site e saiba mais sobre a vacina da gripe e outras vacinas. 

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: