Categorias: Dicas de Saúde

Como a saúde mental afeta a saúde física?

Compartilhar

Saúde mental é muito mais do que a ausência de transtornos mentais, saúde mental é ter a mente e o corpo saudáveis, integrados e proporcionando uma coerência entre aquilo que pensamos, sentimos e como agimos. Cuidar da mente, assim como se alimentar bem e realizar atividades físicas regulares, é considerado essencial para a qualidade de vida como um todo. 

Por outro lado, quando a saúde mental é comprometida, o corpo também sofre diretamente as consequências. E preparamos este artigo para você entender esta relação tão próxima entre nosso corpo, nossa mente e nossas emoções. 

O que é saúde integral?

Saúde integral nada mais é do que o conceito de que o corpo e a mente estão sempre ligados uma com a outra e que, como tal, os fatores emocionais e físicos se relacionam.  Não podemos nos esquecer que a saúde em si engloba todas as dimensões do ser humano e só é possível ser verdadeiramente saudável se todos os focos, físico e mental, estiverem em equilíbrio.

Qual é a relação entre saúde mental e saúde física?

A influência da mente no surgimento de sintomas físicos é mais comum do que parece. Inclusive, existe um campo de estudo entre a medicina e a psicologia, denominado psicossomática, que estuda de que forma as emoções afetam alguns processos orgânicos do corpo ou podem aumentar o risco de desenvolver ou agravar certas doenças. Uma crise de ansiedade, por exemplo, pode vir acompanhada de calafrios, taquicardia, sudorese, falta de ar e tontura. No caso da síndrome de pânico, esses efeitos são mais intensos ainda e podem ser confundidos com um ataque cardíaco.

Um outro exemplo do impacto das doenças emocionais em nosso corpo é a depressão, que além dos sintomas específicos, tais como tristeza profunda, isolamento social, falta de entusiasmo com a vida, também pode causar sintomas físicos tais como cansaço e exaustão extremas, insônia, falta de apetite, ganho ou perda de peso, entre outros. Além disso, a depressão já é reconhecida como um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, obesidade, tabagismo, pressão alta, colesterol alto, diabetes e sedentarismo.

Já os problemas digestivos são muito recorrentes em pessoas que sofrem de ansiedade e depressão. A chamada “gastrite nervosa” é a mais comum, podendo estar relacionada com ansiedade e estresse, cujos sintomas são dores estomacais, azia e queimação. Apesar de não haver inflamação, o incômodo pode atrapalhar a vida de quem sofre com esses sintomas, que podem ser amenizados com mudanças na alimentação, estilo de vida e uso de medicações de acordo com orientação profissional. 

Por outro lado, as doenças psicológicas também podem interferir na imunidade, isso porque a atuação das células de defesa do organismo é prejudicada pelas alterações hormonais que ocorrem em casos depressivos.

E os problemas não param por aí. Afinal, a falta de saúde mental altera a composição da flora intestinal que, por sua vez, é importantíssima para a manutenção da saúde por inteiro. De maneira geral, desequilíbrios na saúde mental podem afetar os sistemas:

  • Imunológico, prejudicando a imunidade e as defesas do organismo;
  • Endócrino, aumentando ou diminuindo a produção de certos hormônios;
  • Nervoso, interferindo na produção de neurotoxinas (relacionadas a doenças como Mal de Parkinson e Alzheimer), entre outros problemas.

Qual é a importância de cuidar da saúde mental?

Muitas pessoas têm dificuldade para tratar os quadros psicossomáticos justamente por não saberem ou não perceberem essa relação tão estreita entre mente e corpo e também pelo estigma que ainda existe em procurar  um psiquiatra. A maioria se consulta inicialmente com um médico clínico, pois busca tratamento para os sintomas físicos, ignorando as causas emocionais.

Essa atenção à saúde mental é ainda mais importante em doentes crônicos, já que estudos mostram que mulheres que tiveram câncer de mama, quando expostas a um novo estressor (como a perda de um ente querido, o afastamento do trabalho, entre outras situações), tornam-se mais propensas à recidiva.

Vale lembrar que cuidar da saúde mental é extremamente essencial, também, para quem não apresenta doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de incapacidades no continente americano. 

Lembre-se que saúde mental e saúde física estão intrinsecamente associadas. Se necessário, busque ajuda especializada para equilibrar corpo e mente. 

Não esqueça da sua saúde física:

Lembre-se que sua saúde integral também depende do seu autocuidado com o seu corpo, por isso, não deixe de ir ao médico e fazer um check-up frequentemente para garantir que está tudo bem. 

Os check-ups são muito importantes, porque atuam de forma preventiva, auxiliando na detecção de possíveis alterações no organismo ou doenças, já que muitas delas não apresentam qualquer tipo de sintoma e só são descobertas por meio da realização de exames periódicos. 

No Labi, estão disponíveis os check-ups gerais (para a saúde do homem e para a da mulher), check-ups de acompanhamento (para aqueles que gostariam de verificar uma suspeita) e check-ups para estilo de vida (fitness e vegetariano). 

Então, conte com a gente para te ajudar a cuidar da sua saúde com exames, testes, check-ups e vacinas de altíssima qualidade e pelos melhores preços do mercado. E tudo isso no conforto do seu lar, sem precisar sair de casa. 

Equipe Labi

Posts recentes

Labi oferece descontos imperdíveis nas unidades

Confira todos os detalhes da promoção de abril para exames, testes e check ups em…

4 semanas atrás

Promoção Saúde em Dia

Eu ouvi #promoção? Aproveite os descontos imperdíveis em exames, testes e check-ups e comece o…

3 meses atrás

Curta o carnaval sem deixar a saúde de lado

Para muitos, carnaval é sinônimo de festa, diversão e alegria. Durante esse período, em todo…

3 meses atrás

Saiba Tudo Sobre a Vacina Pneumocócica 23

Para que serve a vacina Pneumocócica 23? A Pneumocócica 23, assim como outras vacinas pneumocócicas,…

6 meses atrás

Descobri que tenho herpes zoster. E agora?

É comum que as pessoas não saibam o que fazer após receber o diagnóstico de…

6 meses atrás

Tudo sobre a Vacina Pneumocócica 15

enfermeira-aplicando-vacina-em-homem O que é a Vacina Pneumocócica 15? Vacina pneumocócica é uma vacina contra a…

6 meses atrás