Como cuidar dos triglicerídeos? Entenda como manter os seus níveis

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
18/02/2019
2 minutos de leitura

Os triglicérides, ou triglicerídeos, são as reservas de energia do corpo. Eles são formados a partir das calorias que você consome na alimentação mas não utiliza no dia-a-dia. Este excedente energético é transformado em triglicérides e armazenados em suas células de gordura.

Ou seja, altos valores de triglicerídeos indicam excesso de gordura no corpo – e isso significa aumento do risco de entupimento de veias e problemas cardiovasculares. Em níveis muito elevados o paciente ganha sobrepeso, eleva os riscos de doenças do coração, esteatose hepática (gordura no fígado) e pancreatite, dentre outros.

O Labi recomenda

Por isso é essencial controlar os níveis de triglicerídeos no sangue. Isso pode ser feito facilmente com um exame laboratorial realizado periodicamente. Como o aumento dos triglicerídeos no sangue é silencioso, este exame deve ser feito a partir dos 35 anos nos homens, 45 anos nas mulheres, mesmo que você não apresente nenhum tipo de sintoma. No caso de pessoas com diabetes ou histórico familiar de colesterol alto é necessário começar ainda mais cedo, aos 20 anos.

Quais os níveis normais de triglicerídeos?

Após um jejum de 12 horas, os resultados menores que 150,0 mg/dL indicam que os triglicerídeos estão dentro da faixa normal. Quando o exame é realizado sem jejum, valores menores que 175 mg/dL são considerados normais.

O que causa triglicerídeos altos?

O aumento dos triglicerídeos no sangue pode estar ligado a fatores como falta de atividade física, maus hábitos alimentares, tabagismo, consumo frequente de álcool, ou até mesmo fatores genéticos.

O que fazer para baixar os triglicerídeos?

Cerca de 80% dos triglicerídeos do seu corpo são provenientes da alimentação. Portanto a melhor forma de cuidar dos níveis de triglicérides é uma alimentação saudável. Procure substituir doces que utilizam açúcar refinado por frutas, pois o açúcar natural é mais saudável e pode ser tão saboroso quanto. Além disso tente incluir saladas e alimentos ricos em fibras, que ajudam a reduzir as gorduras do sangue.

Acompanhar os níveis de triglicerídeos é essencial.

No Labi você realiza o exame de triglicérides com segurança, preço baixo e comodidade, contando com o serviço de coleta domiciliar.

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: