A expectativa de vida no Brasil vem crescendo aceleradamente e a previsão é que, em 2060, seja de 81,2 anos. Mas, apesar do aumento da expectativa de vida, a saúde do brasileiro vem mostrando índices preocupantes.
Isso porque 57% dos brasileiros com mais de 18 anos estão acima do peso; 6,2% têm diabetes e 21,4%, hipertensão. Os que têm colesterol alto já somam 12,5% da população adulta e para agravar as estatísticas, 24% ingerem álcool, 46% são insuficientemente ativos e 15% fumam. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério da Saúde.
Apesar do envelhecimento ser um processo natural que causa mudanças que alteram o equilíbrio, a força e a capacidade funcional, você sabe quais medidas de prevenção devem ser adotadas durante a juventude para ter um envelhecimento mais saudável? Explicaremos a seguir.
Um dos pontos mais importantes é manter constância nos cuidados com a saúde de forma global e em todas as fases da vida, desde a infância, passando pela adolescência, vida adulta e terceira idade. Ter uma rotina de vida balanceada, com relação ao sono e à alimentação, por exemplo, são essenciais até porque é durante o sono que a gente se restabelece, melhora o humor e a produtividade.
O autocuidado é importante e que a sua saúde não pode depender dos outros. E isso também vale para as pessoas com menos de 30 anos frequentemente acham que não terão qualquer tipo de doença. Assim, não se preocupam em adotar hábitos saudáveis e a preocupação vem só mais tarde e, muitas vezes, vem tarde demais.
Esse comportamento favorece o risco de desenvolver doenças que poderiam ser prevenidas com hábitos bem simples, adotados desde cedo, até porque a maioria das doenças cardiovasculares, por exemplo, são evitáveis.
Mesmo assim, não é fácil sensibilizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde desde cedo, para ter benefícios no futuro, já que muitas vezes, só valorizamos as coisas quando as perdemos. Veja abaixo algumas dicas que vão te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida.
Com relação à atividade física, os médicos reforçam a importância da frequência, intensidade e regularidade nos exercícios principalmente para prevenir doenças cardíacas e outras condições, como diabetes.
A boa notícia é que não é preciso passar muitas horas na academia para obter resultados incríveis para a sua saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde em suas Diretrizes para Atividades Físicas e Comportamento Sedentário, o ideal é praticar, pelo menos, de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana. Para crianças, adolescentes e idosos, uma média de 60 minutos por dia já são suficientes.
Uma dica para ter regularidade e não desistir de praticar exercícios é escolher uma atividade que você goste. Pode ser corrida, natação, hidroginástica, bicicleta, musculação, entre outras. O importante é inserir essa atividade na sua rotina como algo que você precisa fazer. Não escovamos os dentes ou tomamos banho diariamente sem nos questionar porque sabemos que é fundamental para o nosso bem-estar? Pois bem, movimentar o corpo também é fundamental!
Ter uma alimentação equilibrada ajuda a manter o corpo com níveis saudáveis de vitaminas e minerais e evita doenças causadas pela obesidade e sobrepeso, como hipertensão, diabetes, problemas cardíacos etc. Uma recomendação importante é evitar a utilização excessiva de sal, açúcar, óleo e alimentos ultraprocessados.
Para que a nossa alimentação seja verdadeiramente saudável, devemos focar em alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, verduras, grãos, carnes, leite e legumes. Em outras palavras, troque as prateleiras de supermercados pela feira do seu bairro!
Trabalhar, aprender novas atividades e ter hobbies são fundamentais para manter a mente ativa, trabalhar a memória e prevenir doenças. Já se sabe que depressão, ansiedade, picos de estresse, e outras doenças cada dia mais comuns, podem ser prevenidas quando se cuida da saúde mental desde cedo.
Além disso, situações que propiciem o contato social, como passeios, viagens e encontros, são importantes para promover o bem-estar e evitar o estresse.
Não existe uma quantidade ideal de sono que sirva para todas as pessoas, pois isso depende do estilo de vida, idade e outros fatores. Mesmo assim, especialistas apontam que entre 7 a 8 horas bem dormidas por noite costumam ser suficientes para descansar corpo, mente e manter a saúde em dia.
Além disso, é importante ressaltar que a qualidade do sono é tão ou mais importante do que as horas dormidas. Ou seja, um sono de 7 horas com qualidade é mais interessante para a sua saúde e bem-estar do que dormir 10 horas com interrupções, por exemplo.
A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo máximo de 21 unidades de álcool por semana para homens e 14 para mulheres. Isso significa, para elas, algo em torno de 8 latinhas de cerveja e 1 taça de vinho semanalmente. Já para os homens, 12 latinhas de cerveja e 1 taça de vinho seriam o máximo recomendado.
Quando pensamos em consumo de álcool, o bom-senso e autoconhecimento ajudam a impedir que você exagere nos drinks. Beba socialmente e conheça os seus limites.
Também é fundamental não beber sem se alimentar antes e ingerir bastante água. Isso ajudará o corpo a metabolizar o álcool mais facilmente, além de impedir que a temível ressaca do dia seguinte aconteça.
Os danos ao fígado são cumulativos, por isso, muitas vezes, as consequências do consumo excessivo de álcool só são percebidas anos depois. Além disso, doenças hepáticas alcoólicas e não alcoólicas costumam ser silenciosas fazendo com que o diagnóstico ocorra quando os danos ao fígado já estão em andamento.
As pessoas vêm se conscientizando cada vez mais de que a prevenção é realmente o melhor caminho para a qualidade de vida.
No Labi, temos diversos check-ups exclusivos, como os Check-ups para a saúde feminina, masculina, Check-ups por estilo de vida e Check-ups para condições específicas, como o Check-up do Diabetes, Check-up do Colesterol e Check-up da Tireoide. Com eles, você paga um valor menor do que pagaria pelos exames individualmente e ainda tem orientação de nossos especialistas que entram em contato com você, caso alguma alteração em seus exames seja encontrada.
Portanto, não se esqueça de realizar seus exames e check-ups de rotina, manter sua carteirinha de vacinação sempre em dia e consultar regularmente com o médico para que ele avalie seu estado geral de saúde pelo menos uma vez por ano.
Acompanhar o calendário vacinal e manter a imunização em dia é importante em todas as idades e não somente na infância. Adolescentes, adultos e idosos também têm que tomar algumas vacinas específicas para garantir a própria saúde e a saúde daqueles à sua volta.
E vale lembrar que as vacinas são indicadas para doenças com potencial de trazer complicações severas, ou seja, todos os imunizantes nos protegem de doenças graves que podem levar à complicações e gerar sequelas graves e até levar à morte.
Ao nos vacinarmos, fortalecemos as defesas naturais do nosso corpo, o que ajuda a impedir que fiquemos doentes e ajuda a preservar nossa saúde. É uma forma segura e inteligente de gerar uma resposta protetora, que nos ajuda a permanecer saudáveis, seguros e fortes.
Como foi mostrado, envelhecer com saúde é possível desde que se tome cuidados simples.
Portanto, não deixe de realizar os exames de rotina e faça sempre um acompanhamento com profissionais da saúde para curtir essa fase da vida com qualidade de vida. E conte sempre com o Labi para te ajudar nessa missão, aqui você encontra as melhores vacinas, exames, testes , exames de imagem e check-ups e ainda pode escolher se prefere cuidar da sua saúde em uma de nossas unidades ou no conforto do seu lar.
Confira todos os detalhes da promoção para exames, testes e check ups em unidades selecionadas…
O que é hemoglobina glicada (HbA1c)? A hemoglobina é uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos…
O que é T3? O T3, ou triiodotironina, é um hormônio produzido pela glândula tireóide.…
O que é? O hemograma é um exame que avalia os componentes celulares do sangue,…
O que é T4? O T4, também conhecido como tiroxina, é um hormônio produzido pela…
O que é o Teste de Lipidograma? O perfil lipídico, ou lipidograma, é uma medida…