Doação de sangue é acima de tudo um ato de solidariedade. Trata-se de uma das formas mais genuínas de lutar por uma vida. De acordo com o Ministério da Saúde, 1,6% da população brasileira é doadora de sangue. Apesar de aceitável, este número ainda pode ser melhorado: segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, o ideal é que 3% da população seja doadora.
O maior desafio é manter as doações durante o ano todo. O movimento Eu Dou Sangue realiza campanhas para estimular a doação no mês de junho, início do inverno, período em que há redução nos estoques e aumento da demanda. A falta de doação mata!
A doação de sangue ainda gera muitas dúvidas ao doador. Para ser um deles, você deverá cumprir alguns requisitos básicos, como:
Definitivamente, esses são os fatores que uma pessoa não pode se tornar um doador:
O intervalo para a doação é outro ponto importante de atenção: a frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações por ano para a mulher.
Milhões de pessoas, assim como você, dependem deste ato solidário. O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. Não importa quem seja o beneficiado. Com uma única doação, quatro pessoas terão novas chances de recomeçar.
Verifique os pontos de coleta de sangue na cidade de São Paulo e ajude a salvar vidas ainda hoje, lembrando que todos podem um dia estar do lado daqueles que estão precisando de doações. Você pode.
Confira todos os detalhes da promoção para exames, testes e check ups em unidades selecionadas…
O que é hemoglobina glicada (HbA1c)? A hemoglobina é uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos…
O que é T3? O T3, ou triiodotironina, é um hormônio produzido pela glândula tireóide.…
O que é? O hemograma é um exame que avalia os componentes celulares do sangue,…
O que é T4? O T4, também conhecido como tiroxina, é um hormônio produzido pela…
O que é o Teste de Lipidograma? O perfil lipídico, ou lipidograma, é uma medida…