Gravidez saudável: importância do pré-natal

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
09/08/2019
4 minutos de leitura

Durante a gravidez, é muito importante manter um estilo de vida saudável. Cigarros, bebidas alcoólicas, carne mal passada e alguns outros hábitos e consumos deverão ser deixados de lado. Uma gestação bem cuidada garante um parto sem complicações e uma rápida recuperação após o nascimento do bebê. Confira neste post como ter uma gravidez saudável, lembrando que gravidez não é uma doença. Com alguns cuidados, você sempre estará apta a levar uma vida dentro da normalidade!

Suplemente Ácido Fólico

Uma característica muito comum entre as gestantes é a deficiência de ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), apenas 3% das mulheres atendidas em redes públicas de saúde ingerem a quantidade diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde.

O ácido fólico previne que o bebê nasça com problemas na formação da coluna vertebral e pode impedir casos de anencefalia – situações em que a criança nasce com uma má formação ou ausência do cérebro.

O Labi recomenda

Tenha uma dieta saudável

Para garantir uma gravidez sem riscos, é importante ter uma alimentação equilibrada e rica em frutas, legumes e vegetais. Cuidado para não cair no conto de que uma gestante deve comer por dois! O ideal é ingerir em torno de 300 calorias a mais do que o normal e, no final da gestação, 400 calorias.

Além do ácido fólico, deve-se dar prioridade ao consumo de ferro e vitamina D. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma gestante deve ingerir 60 miligramas de ferro todos os dias para evitar o desenvolvimento de uma anemia. Já a vitamina D, impede que o bebê nasça com um peso abaixo do normal.

Dica: Fique de olho no seu peso. Tanto magreza excessiva quanto obesidade podem causar danos sérios à sua saúde. Uma dieta bem planejada ajuda a evitar doenças como diabetes gestacional e hipertensão.

Faça exercícios

Como muita gente já sabe, fazer exercícios físicos regularmente traz diversos benefícios para a saúde e, na gravidez, não seria diferente. Grávidas que fazem natação, musculação, pilates e outras atividades, têm menos chance de ter hipertensão e diabetes. Além disso, a futura mãe tem mais disposição e consegue controlar mais facilmente o seu peso.

A recomendação é de que a prática seja realizada entre duas e três vezes por semana e que seja de baixo impacto nas articulações.

Evite beber e fumar

Também não é novidade que cigarro e álcool fazem mal para a saúde. Mas na gravidez, o consumo dessas substâncias pode afetar o desenvolvimento de diversas estruturas do corpo do bebê. Um exemplo de quadro grave é a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), mulheres que consomem álcool durante a gravidez interferem na formação cerebral do feto. Isso significa que o bebê pode ter anomalias no sistema nervoso, alterações congênitas, retardo no crescimento e prejuízos no desenvolvimento cognitivo e comportamental.

Atenção! As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas na amamentação. Cerca de 2% do álcool é transportado para o leite da mulher. Portanto, evite a qualquer custo este hábito e tenha uma gravidez saudável.

Assim como o álcool, o cigarro tem efeitos perigosos para os bebês. O tabagismo durante a gravidez pode causar parto prematuro, restrição de crescimento e síndrome da morte súbita infantil. Mas esse risco não é só para quem fuma. Gestantes que convivem com pessoas que fumam, também possuem risco de sofrer complicações.

Tenha as vacinas em dia

Uma outra etapa essencial do pré-natal é a reciclagem da carteira de vacinação. É muito importante garantir que a saúde da gestante esteja em dia e não corra o risco de contrair doenças como Hepatite B e Rubéola. De acordo com o Programa Nacional de Imunizações do Ministérios da Saúde, são recomendadas as seguintes vacinas: Influenza, Hepatite B, dupla adulto (Difteria e Tétano – dT) e a Difteria, Tétano e Coqueluche (dTpa).

E não esqueça! Consulte sempre o seu médico para realizar programas adequados à sua saúde durante a gestação.

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: