Categorias: Dicas de SaúdeExames

Como baixar o colesterol: veja quais alimentos são mais indicados

Compartilhar

Ao contrário do que muitos acreditam, o colesterol não traz apenas problemas para o nosso organismo. Ele também cumpre funções essenciais para manter em alta nossa saúde e bem-estar, evitando problemas sérios como cansaço crônico e depressão. Como o óleo do motor de um carro, nosso colesterol deve estar na medida certa.

Quais os exames para acompanhar os meus níveis de colesterol?

Existem diversos exames, rápidos e baratos, que devem ser feitos periodicamente para acompanhar os seus níveis de colesterol. No Labi estão disponíveis exames de colesterol e suas frações: HDL, LDL e VLDL. É recomendado que as mulheres façam este acompanhamento a partir dos 45 anos e homens a partir dos 35 anos.

Se preferir, você também pode fazer o Check-up do Colesterol exclusivo do Labi: 5 exames em um por R$49,00.

Em caso de diabetes, histórico de parentes com colesterol alto ou entupimento de vasos, a dosagem deve começar aos 20 anos. Se os resultados estiverem elevados, deve-se consultar um médico que indicará a melhor forma de acompanhamento, seja com dieta e exercícios ou medicamentos.

Alimentos que diminuem o colesterol

Antes de mais nada, é importante lembrar que a alimentação tem menos de 30% de influência sobre o colesterol do seu corpo. Fatores como genética e exercício físico têm um impacto muito maior no resultado final dos seus níveis de colesterol. Mas, ainda assim, a alimentação é um importante fator que deve ser controlado no seu dia-a-dia.

Na lista dos alimentos ricos em LDL (conhecido como mau colesterol) estão os de origem animal, como gema de ovo, manteiga, queijos amarelos, leite integral, carnes e embutidos, tão comuns no café da manhã e na hora do lanche.

Na lista dos alimentos ricos em HDL (conhecido como bom colesterol) estão os de origem vegetal, como abacate, azeite de oliva, óleos de milho, girassol, canola ou amendoim, peixes como salmão, atum ou sardinha, soja e temperos como alho e cebola, tão comuns nas nossas refeições.

Se a sua dieta é rica em LDL, assegure-se que seus níveis de colesterol estão sob controle. Faça um exame ou check up completo, pois outros fatores como estresse, tabagismo, consumo de álcool e sedentarismo também podem elevar os níveis de colesterol.

Não deixe para depois, faça um exame agora para dosar seu colesterol. E não esqueça de manter os hábitos saudáveis e praticar atividade física regularmente.

No Labi você realiza o Check-up do Colesterol e o Colesterol Total e Frações em uma das unidades em São Paulo, interior e Rio de Janeiro, sem precisar de agendamento. E o pagamento pode ser feito pelo site com PIX e cartão de crédito.

E lembre-se: seja com exames, testes, vacinas ou check-ups, conte sempre com o Labi para te ajudar a descomplicar seus cuidados com a saúde.

Equipe Labi

Posts recentes

Labi oferece descontos imperdíveis nas unidades

Confira todos os detalhes da promoção para exames, testes e check ups em unidades selecionadas…

5 meses atrás

Hemoglobina Glicada (HbA1c)

O que é hemoglobina glicada (HbA1c)? A hemoglobina é uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos…

5 meses atrás

T3: Livre, Total e Reverso

O que é T3?  O T3, ou triiodotironina, é um hormônio produzido pela glândula tireóide.…

5 meses atrás

Desvendando o Hemograma

O que é?  O hemograma é um exame que avalia os componentes celulares do sangue,…

5 meses atrás

T4: Livre e Total

O que é T4?  O T4, também conhecido como tiroxina, é um hormônio produzido pela…

5 meses atrás

Teste de Lipidograma

O que é o Teste de Lipidograma? O perfil lipídico, ou lipidograma, é uma medida…

5 meses atrás