Vacina da Gripe: como funciona a imunização de mamães e bebês

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
17/03/2023
6 minutos de leitura
Bebezinho na clínica de saúde para vacinação

Nosso sistema imunológico fica mais frágil em algumas etapas da vida, como na gestação e infância, o que nos torna mais suscetíveis às infecções.

Por conta disso, as mamães e seus bebês fazem parte do grupo de risco da gripe, doença infecciosa altamente contagiosa provocada pelo vírus Influenza que pode causar infecções pulmonares graves e levar à hospitalização e até a morte. 

A boa notícia é que nos dias de hoje a gripe pode ser prevenida com a Vacina da Gripe Tetravalente, imunizante seguro e usado há décadas no combate à doença. E para te ajudar a entender melhor como funciona a imunização nesses grupos, esclarecemos algumas dúvidas abaixo.

Como é a Vacina da Gripe Tetravalente?

Seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Vacina da Gripe Tetravalente previne contra 4 cepas do vírus Influenza, causador da gripe, sendo duas do Influenza A e duas do Influenza B:

  • Influenza A / Sydney / 5 / 2021 (H1N1) pdm09.
  • Influenza A / Darwin / 9 / 2021 (H3N2).
  • Influenza B / Austria / 1359417 / 2021 (Victoria).
  • Influenza B / Phuket / 3073 / 2013 (Yamagata).

As vacinas da gripe são eficazes e não causam a gripe, pois são feitas com vírus inativados, ou seja, vírus sem potencial de infecção.

Por que as grávidas e os bebês têm a imunidade mais frágil?

Durante a gravidez , as células de defesa da mãe concentram seus esforços na região do útero para impedir que o organismo veja o bebê como um “corpo estranho”, já que 50% do feto é composto pelo DNA paterno e o corpo pode confundi-lo com uma ameaça. Com isso, acontece uma diminuição do efeito protetor sobre outros órgãos e sistemas, o que deixa a gestante mais suscetível à infecções.

Já os pequenos têm uma menor imunidade porque o sistema imunológico deles ainda está em desenvolvimento e os seus anticorpos ainda estão em formação, tornando-os um alvo mais fácil para a ação de vírus e bactérias. 

Vacina da Gripe Tetravalente para bebês

A Vacina da Gripe Tetravalente é recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças maiores de 06 meses. E esta é a fase da chamada “primovacinação”, ou seja, é a primeira vez que este bebê recebe o imunizante. A primovacinação deve ser aplicada em duas doses, com um intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda dose. 

Após a primovacinação é necessário realizar a revacinação anual, feita com apenas uma dose, para manter o sistema imunológico protegido contra a gripe, já que o vírus Influenza sofre diversas mutações todos os anos

A vacina da gripe ajuda a impedir que ocorram complicações graves e potencialmente fatais em bebês, como pneumonia e Síndrome Respiratória Aguda Grave. De acordo com o DataSUS, em 2020, foram registradas 15 mortes por gripe de crianças menores que 1 ano, mostrando que a doença não é inofensiva para esta faixa etária.

Além disso, a vacina também reduz as chances do bebê precisar ser hospitalizado, o que, além de trazer muita apreensão para a família, o deixa mais exposto aos agentes infecciosos presentes no ambiente hospitalar.

Quais são as reações da Vacina da Gripe Tetravalente para bebês?

Crianças pequenas podem apresentar efeitos colaterais leves que incluem febre baixa e dor ou vermelhidão no local da injeção. Porém, esses sintomas duram poucos dias e não são preocupantes.

Reações alérgicas graves (geralmente atribuídas à proteína do ovo na injeção) são raras e, caso ocorram, deve-se procurar atendimento médico imediatamente. 

Lembrando que os riscos aos quais o bebê está exposto se não for vacinado são muito maiores do que os riscos de ter uma reação grave. Por isso, não acredite em fake news. Vacine o seu bebê!

Gestante pode tomar Vacina da Gripe Tetravalente?

No caso das mamães que estão grávidas a recomendação é que elas tomem a Vacina da Gripe Tetravalente, independentemente do mês gestacional. A vacina é aplicada em apenas uma dose e deve ser reforçada anualmente, assim como nas crianças.

Vale lembrar que quando a mulher se imuniza ela protege não somente a si mesma como o feto também, já que os anticorpos que ela adquire são passados para a criança por meio da placenta. Dessa maneira, elas diminuem em até 70% o risco do bebê ser infectado pela gripe durante os 6 primeiros meses de vida, período em que eles ainda não podem se vacinar. 

De acordo com a FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) a vacinação contra a gripe deve ser feita preferencialmente antes do período de maior circulação do vírus Influenza – outono e inverno – e a proteção dura entre 6 a 12 meses.

A Vacina da Gripe Tetravalente é segura na gravidez?

Estudos demonstraram que é seguro tomar a vacina da gripe durante qualquer estágio da gravidez, desde as primeiras semanas até a data prevista para o parto. Além disso, de acordo com o Instituto Butantan é altamente recomendado que mulheres que estão amamentando e no puerpério – período pós parto que dura entre 40 e 45 dias – vacinem-se também. 

Caso esteja com dúvidas, converse com o seu ginecologista ou obstetra sobre as vacinas recomendadas na gravidez.

Onde tomar a Vacina da Gripe Tetravalente?

Disponível para pessoas de todas as faixas etárias, incluindo gestantes e bebês, no Labi você pode tomar a Vacina da Gripe Tetravalente sem complicações no conforto da sua casa, agendando pelo site, ou nas unidades no Centro de São Paulo e em Copacabana no Rio de Janeiro. Basta comparecer com um documento de identificação com foto e não precisa agendar. 

Conte conosco para proteger a sua saúde! Temos exames, testes, check-ups e vacinas pelos melhores preços do mercado e com pagamento facilitado: PIX, cartão ou dinheiro.  

Artigos Relacionados:

Gripe Suína: conheça a variante da gripe

Vacina da gripe: 4 mitos e verdades sobre o imunizante

Vacina da Gripe: quais as diferenças entre a rede pública e a particular?

Gripe e resfriado: como identificar cada um?

Gripe e o inverno: descubra se a doença tem relação com o frio

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: