Anúncio 11 – Vitamina D 25-Hidroxi

Compartilhar

Um dos nutrientes mais importantes para o funcionamento do corpo humano é a vitamina D. É um composto lipossolúvel – ou seja, que se dilui em gordura e por isso precisa de moléculas como o colesterol para circular pelo organismo.

A vitamina D interage com diversas células do corpo, como as do sistema cardiovascular e sistema nervoso. Por isso, a ausência dela pode causar uma série de complicações.

A principal forma de obter a substância é por meio do sol. Os raios ultravioletas do tipo B (UVB) ao interagirem com a pele são capazes de ativar a síntese do nutriente no corpo.

Essa exposição solar é responsável por 90% da obtenção de vitamina D, por isso é importante tomar sol sempre que possível com os cuidados necessários. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a recomendação é pegar o sol da manhã, antes das 10h, no mínimo três vezes por semana. 

A entidade aconselha que no momento da exposição as pessoas devem vestir camiseta e bermuda, deixando braços, pernas, pescoço e rosto à mostra; não utilizar protetor solar; e a duração do banho de sol deve ser de 15 a 20 minutos todos os dias.

Os outros 10% de vitamina D podem ser obtidos através da alimentação. Alimentos como peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos secos são fontes do nutriente. Leite, ovos e fígado bovino também possuem a vitamina, mas em menor quantidade.

Deficiência da vitamina D

De acordo com informações do ANM (Academia Nacional de Medicina), estima-se que mais de um bilhão de pessoas no mundo tenham deficiência da vitamina D.

Aqui no Brasil, segundo o Hospital Albert Einstein, são registrados mais de 2 milhões de casos de deficiência por ano.

A ausência da vitamina provoca raquitismo em crianças e osteoporose nos adultos, enfraquecendo os ossos e os músculos.

O Labi oferece um check-up completo da saúde dos ossos, que ajuda a mapear os principais problemas. O resultado sai rápido e pode ser consultado online. Saiba mais.

A condição também aumenta as chances de problemas cardíacos, câncer, diminui a resistência, doenças autoimunes.

Antes desses problemas surgirem, é importante fazer acompanhamento. Afinal, a deficiência de vitamina D só é identificada por meio de exame.

Funções da vitamina D

A principal função dela no metabolismo é facilitar a absorção de cálcio, melhorando a saúde óssea e sendo importante aliado na prevenção a doenças como a osteoporose.

Ela também atua de outras formas no metabolismo humano, regulando a presença de cálcio e fósforo no sangue e estimula os processos de multiplicação e diferenciação das células, o que auxilia o sistema imunológico.

A vitamina D também previne diabetes, obesidade, hipertensão e alguns tipos de câncer.

Também em seu portfólio clínico, o Labi possui testes para medir a quantidade de vitamina D no corpo, diferenciando situações de insuficiência e deficiência, o que permite um diagnóstico mais preciso. Acesse o site e confira.

Além do metabolismo…

Muitas pesquisas e estudos têm comprovado a importância da vitamina D para evitar outros problemas.

Na questão da saúde mental, a falta dela tem sido associada como fator de risco para a depressão. Segundo estudo feito por psiquiatras do UT Southwestern Medical Center, no Texas, Estados Unidos, a falta de vitamina D aumenta em até 75% o risco de depressão, uma vez que ela ajuda no funcionamento correto do cérebro e no envio de mensagens para ele.

Equipe Labi

Posts recentes

Labi oferece descontos imperdíveis nas unidades

Confira todos os detalhes da promoção de abril para exames, testes e check ups em…

4 semanas atrás

Promoção Saúde em Dia

Eu ouvi #promoção? Aproveite os descontos imperdíveis em exames, testes e check-ups e comece o…

2 meses atrás

Curta o carnaval sem deixar a saúde de lado

Para muitos, carnaval é sinônimo de festa, diversão e alegria. Durante esse período, em todo…

3 meses atrás

Saiba Tudo Sobre a Vacina Pneumocócica 23

Para que serve a vacina Pneumocócica 23? A Pneumocócica 23, assim como outras vacinas pneumocócicas,…

6 meses atrás

Descobri que tenho herpes zoster. E agora?

É comum que as pessoas não saibam o que fazer após receber o diagnóstico de…

6 meses atrás

Tudo sobre a Vacina Pneumocócica 15

enfermeira-aplicando-vacina-em-homem O que é a Vacina Pneumocócica 15? Vacina pneumocócica é uma vacina contra a…

6 meses atrás