Categorias: Dicas de Saúde

Vitamina D: para que serve esta vitamina

Compartilhar

Cada vez mais temos ouvido falar na Vitamina D e nos seus inúmeros benefícios para a saúde. Sabemos que esse elemento é essencial para o funcionamento do corpo e que sempre devemos ficar de olho nos níveis de Vitamina D em nosso organismo. 

Mas, afinal, você sabe o que é e qual a importância da Vitamina D para o nosso corpo? Preparamos este artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. 

O que é a Vitamina D?

A Vitamina D é uma das 13 vitaminas descobertas no início do século XX por médicos que estudavam doenças provenientes de deficiência nutricional. Em pequenas quantidades, essa vitamina é capaz de desempenhar um papel crucial no metabolismo do organismo.

E, apesar de ser chamada de vitamina, ela é considerada, na verdade, um hormônio esteroide que se desenvolve em nosso organismo somente com a exposição ao sol, ou seja, ela não é produzida naturalmente. Essa substância é de fundamental importância para o funcionamento correto do organismo, sobretudo para a manutenção do vigor e força dos ossos e dos músculos.

Para que serve a Vitamina D

Os principais benefícios da Vitamina D envolvem a regulação da absorção de cálcio e fósforo pelo organismo, manter o cérebro funcionando, fortificar ossos, dentes e músculos. Para as mulheres, ela é fundamental na prevenção da osteoporose, doença que atinge milhares de pessoas em todo o país, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Já a sua ausência está relacionada a várias doenças, como infecções virais e bacterianas, doenças inflamatórias intestinais, doenças autoimunes, cardiovasculares e neurodegenerativas.

A Vitamina D e seus metabólitos têm sido envolvidos em muitas funções importantes para o nosso organismo e saúde, como:

Benefícios da vitamina D para os Ossos

A vitamina D é um hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo em nosso organismo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino. É responsável pela saúde dos ossos e tem um papel importante na força muscular.

Benefícios da vitamina D para coração e músculos

O cálcio e o fósforo, substâncias reguladas pela vitamina D, têm um papel importante na contração muscular, inclusive do coração, que também é um músculo. Quando há a deficiência da vitamina no organismo, é maior o risco de quedas e fraturas, devido à fraqueza muscular. No coração, ela tem influência no controle das contrações do músculo cardíaco, importante no bombeamento de sangue para o corpo.

Benefícios da vitamina D para o sistema imunológico

As células que fazem parte do sistema imunológico, como os linfócitos, têm receptores para a vitamina D, que atuam no fortalecimento do sistema de defesa, auxiliando na prevenção de infecções e doenças.

Qual a quantidade necessária de Vitamina D?

A dieta e a exposição solar diárias são importantíssimas para a manutenção dos níveis normais de vitamina D no organismo e vale dizer que os valores de referência, que indicam a quantidade correta que devemos ter da vitamina em nossa corrente sanguínea, variam de acordo com a idade e condições individuais. 

Portanto, é importante conversar com um profissional especializado sobre o assunto e nunca – em hipótese alguma – se automedicar. 

Como medir os níveis de Vitamina D?

Você pode medir o nível de Vitamina D por meio do exame Vitamina D-25 Hidroxi e no Labi você pode realizá-los no conforto do seu lar, sem precisar sair de casa ou em uma de nossas unidades em São Paulo, interior e Rio de Janeiro sem precisar de agendamento e tudo isso pelos melhores preços do mercado.

E vale lembrar que existe um grupo de pessoas que são de risco para hipovitaminose D, ou seja, a falta de vitamina no organismo e essas pessoas devem ficar ainda mais atentas aos seus níveis de Vitamina D. São elas:

  • Gestantes e lactantes.
  • Pessoas com restrição à exposição solar.
  • Indivíduos com raquitismo e osteoporose.
  • Pessoas acometidas por fraturas ou quedas recorrentes.
  • Portadores de doenças autoimunes.
  • Portadores de doença renal crônica.
  • Indivíduos que usam medicamentos que podem interferir com a formação e degradação da vitamina D (como terapia antirretroviral, glicocorticóides e anticonvulsivantes).

Quais os efeitos do excesso e da deficiência de Vitamina D?

A deficiência de Vitamina D pode reduzir as taxas de cálcio no organismo, prejudicando a formação dos ossos e o crescimento em crianças e a remodelação óssea em adultos, podendo evoluir para osteopenia e osteoporose. Ainda nas crianças, o raquitismo é o quadro mais grave ocasionado pela falta de Vitamina D. 

Além das alterações ósseas, a deficiência deste elemento causa o comprometimento da força e da contratilidade (habilidade de contração) muscular, gerando fraqueza muscular e, em última instância, causa a sarcopenia, que é a diminuição da massa muscular no corpo. ​Porém, seu uso deve ser feito apenas com recomendação médica, pois em excesso, a Vitamina D aumenta a concentração de cálcio no sangue, o que favorece a formação de cálculos renais. 

Os sintomas mais comuns de intoxicação pela vitamina D são as náuseas, a sede, a fraqueza, o nervosismo, o aumento da pressão arterial e a vontade de urinar.

Perguntas Frequentes sobre Vitamina D

Qual o melhor horário para tomar vitamina D

De acordo com dermatologistas, apesar de o sol ser essencial para a absorção da vitamina, não é preciso exagerar. O melhor horário para tomar sol é antes das 10h ou após às 16h e alguns minutos já são suficientes, não sendo necessário ficar muito tempo tomando sol.

Mas, lembre-se: para que o organismo absorva a vitamina D, a exposição ao sol deve ser feita sem o uso do protetor solar e não é necessário ficar exposto na piscina ou na praia. Atividades simples, como caminhadas e prática de exercícios ao ar livre, já fornecem a quantidade diária necessária que o organismo precisa.

Alimentos com vitamina D

Além do sol, a alimentação também é uma aliada para ajudar a manter os níveis da vitamina D equilibrados. Ela pode ser encontrada em peixes de água salgada, como sardinha e salmão, carnes, leite, ovos, manteiga, cogumelos, castanhas e nozes, feijão, couve, espinafre, entre outros alimentos.

E, seja para analisar os seus níveis de Vitamina D, seja para fazer outros exames, testes, check-ups e vacinas, o Labi está pronto para te ajudar a cuidar da saúde de uma maneira fácil, prática e descomplicada. Aqui, você conta com resultados de altíssima precisão e um rigoroso padrão de controle e qualidade e tudo isso pelos melhores preços do mercado. 

Acesse o site e faça seu orçamento.

Equipe Labi

Posts recentes

Labi oferece descontos imperdíveis nas unidades

Confira todos os detalhes da promoção de abril para exames, testes e check ups em…

3 semanas atrás

Promoção Saúde em Dia

Eu ouvi #promoção? Aproveite os descontos imperdíveis em exames, testes e check-ups e comece o…

2 meses atrás

Curta o carnaval sem deixar a saúde de lado

Para muitos, carnaval é sinônimo de festa, diversão e alegria. Durante esse período, em todo…

3 meses atrás

Saiba Tudo Sobre a Vacina Pneumocócica 23

Para que serve a vacina Pneumocócica 23? A Pneumocócica 23, assim como outras vacinas pneumocócicas,…

6 meses atrás

Descobri que tenho herpes zoster. E agora?

É comum que as pessoas não saibam o que fazer após receber o diagnóstico de…

6 meses atrás

Tudo sobre a Vacina Pneumocócica 15

enfermeira-aplicando-vacina-em-homem O que é a Vacina Pneumocócica 15? Vacina pneumocócica é uma vacina contra a…

6 meses atrás