Categorias: ExamesMaternidade

Sexagem fetal e NIPT: entenda as diferenças entre os exames

Compartilhar

O pré-natal e a gravidez vêm acompanhados de uma série de cuidados com a mamãe e o bebê. Por isso, neste período também temos diversos exames e testes que podem ser feitos para ajudar os futuros pais com os preparativos ou para proteger a saúde do bebê, como o NIPT Panorama® Natera e a Sexagem Fetal

Apesar de os dois exames poderem determinar o sexo do bebê, a sexagem fetal e o NIPT não são o mesmo exame e têm objetivos completamente diferentes. Pensando nisso, e como trazemos sempre informação de qualidade para você tomar as melhores decisões, neste artigo explicaremos a diferença entre Teste de Sexagem Fetal e NIPT. 

NIPT Panorama Natera:

O NIPT Panorama® Natera é um exame de triagem que tem como principal objetivo avaliar o DNA do feto e classificar a gestação como de alto ou baixo risco para algumas alterações genéticas que podem trazer prejuízos à saúde do bebê, como a síndrome de Down e a síndrome de Edwards. O NIPT, sigla para ‘teste pré-natal não invasivo’ em inglês, é realizado com uma simples amostra de sangue da mãe, ou seja, não é invasivo e não apresenta absolutamente nenhum risco para a gestante ou para o bebê. 

Além disso, o NIPT Panorama® Natera também consegue determinar com alta precisão qual é o sexo do bebê, mesmo esse não sendo o principal objetivo do exame. Ou seja, apesar de também identificar o sexo do bebê, o NIPT é recomendado para avaliar o risco de alterações cromossômicas.

Além disso, o NIPT Panorama Natera também consegue determinar com alta precisão qual é o sexo do bebê – sem nenhum erro em suas validações – porém, esse não é o principal atributo ou propósito do exame. Ou seja, apesar de também identificar o sexo do bebê, o NIPT é recomendado para avaliar o risco das principais alterações cromossômicas.

No Labi, temos disponíveis os NIPTs da Natera, empresa americana líder global em testes genéticos clínicos, com dois painéis diferentes: básico e ampliado. A diferença entre os dois exames é que o NIPT Panorama® Natera Ampliado avalia também o risco de microdeleções (perdas de uma pequena parte do DNA de um cromossomo que podem causar síndromes e condições genéticas prejudiciais para a saúde do bebê). Confira quais síndromes são identificadas pelos NIPTs Panorama® Natera:

NIPT Panorama Natera – Básico:

  • Trissomia Cromossomo 21 (Síndrome de Down)
  • Trissomia Cromossomo 18 (Síndrome de Edwards)
  • Trissomia Cromossomo 13 (Síndrome de Patau)
  • Monossomia do Cromossomo X (Síndrome de Turner)
  • Triploidia

NIPT Panorama Natera – Ampliado:

Além de avaliar o risco de todas as síndromes analisadas pelo NIPT Panorama Natera – Básico, o NIPT Panorama Natera – Ampliado também avalia o risco de síndromes causadas pelas seguintes microdeleções: 

  • Síndrome da Deleção 22q11.2 (síndrome de DiGeorge)
  • Síndrome da Deleção 1p36
  • Síndrome de Angelman
  • Síndrome de Cri-du-chat
  • Síndrome de Prader-willi

Vale lembrar que o NIPT Panorama Natera é o único NIPT no Brasil que já pode ser feito a partir da nona semana completa de gestação.

Você pode realizar o NIPT Panorama Natera aqui no Labi em uma de nossas unidades ou no conforto do seu lar, sem precisar sair de casa. A coleta é realizada de segunda a sexta-feira, somente em dias úteis, e a apresentação de pedido médico é obrigatória para realização do exame. 

O resultado fica pronto em até 13 dias úteis e você pode acessar seu laudo online, eles são simples e super fáceis de entender e você realiza a compra do seu exame com poucos cliques. 

O que é sexagem fetal

Já a sexagem fetal é uma técnica para determinar o sexo do bebê e é basicamente realizada para satisfazer a curiosidade dos pais e não por questões de saúde.

Por ser uma técnica segura, não invasiva e que não apresenta nenhum risco para a mãe e o bebê, a sexagem fetal é uma alternativa ao ultrassom. Ademais, como o Teste de Sexagem Fetal pode ser feito a partir da 8ª semana de gestação e conta com 99% de precisão no resultado, ele acaba sendo uma alternativa mais precoce para descobrir o sexo do feto, tendo em vista que, pelo ultrassom só atinge esta precisão a partir da 13ª semana. 


A sexagem fetal é feita analisando frações de DNA do bebê no sangue da mãe por meio da coleta de uma amostra de sangue. No Labi, você faz o Teste de Sexagem Fetal sem necessidade de pedido médico e seu resultado fica pronto em até 2 dias úteis.

E o melhor: você pode fazer o exame em qualquer uma de nossas unidades ou no conforto do seu lar.

Gravidez de gêmeos: diferenças entre NIPT Panorama® Natera e Teste de Sexagem Fetal

Em gestações gemelares o NIPT Panorama® Natera consegue identificar a zigosidade das crianças, que é a definição se os gêmeos são monozigóticos (gêmeos idênticos) ou dizigóticos (gêmeos não-idênticos ou fraternos). Essa análise é muito importante para determinar o risco de STFF (síndrome de transfusão feto-fetal), que ocorre quando um dos fetos recebe mais nutrientes e se desenvolve mais que o outro.

Além disso, ele também é o único exame que consegue informar com precisão o sexo de cada bebê com 100% de acerto. 

Porém, a diferença fundamental entre o NIPT Panorama® Natera e a sexagem fetal está relacionada ao tipo de gravidez: bivitelina (duas placentas ou gêmeos não idênticos) ou univitelina (mesma placenta ou gêmeos idênticos). 

Ao contrário do NIPT Panorama® Natera, o teste de sexagem fetal consegue identificar o sexo dos dois bebês apenas nos casos de gravidez de gêmeos univitelinos, pois o resultado da sexagem fetal é o mesmo para os dois, já que eles são idênticos.

Já nos casos de gêmeos não idênticos a sexagem fetal funciona da seguinte maneira: na ausência do cromossomo Y, é possível ter a certeza de que são duas meninas. Por outro lado, na presença do cromossomo Y, pode-se saber que apenas um feto é do sexo masculino e não tem como garantir o sexo do segundo.

Diferenças entre NIPT Panorama® Natera e Teste de Sexagem Fetal

Existem diferenças importantes entre o NIPT Panorama® Natera e o Teste de Sexagem Fetal no caso de gravidez de gêmeos. Confira a seguir a tabela resumo:

NIPT Panorama® NateraSexagem Fetal
Analisa pequenos fragmentos de DNA que circulam no sangue da mãeAnalisa a presença do cromossomo Y no plasma do sangue da mãe
Avalia o risco de alterações cromossômicasNão avalia o risco de alterações cromossômicas
100% de precisão para identificar o sexo do bebê99% de precisão para identificar o sexo do bebê
100% de precisão para gêmeos univitelinos e bivitelinos100% de precisão apenas para gêmeos univitelinos
A partir da 10ª semana de gestaçãoA partir da 8ª semana de gestação

Em resumo, o NIPT Panorama® Natera analisa diversos pares de cromossomos do bebê (são 23 pares, 46 no total), enquanto o teste de sexagem fetal analisa apenas os cromossomos sexuais X e Y.

Onde fazer o NIPT Panorama® Natera

Seja com o Teste de Sexagem Fetal ou com o NIPT Panorama® Natera, o Labi está sempre pronto para te ajudar a cuidar da saúde em todas as etapas da gravidez. Aqui você realiza testes, exames, check-ups e vacinas com resultados rápidos e de altíssima precisão e tudo isso no conforto do seu lar ou em uma de nossas unidades, você escolhe o que se encaixa melhor na sua rotina.

Artigos Relacionados:

Triploidia: o que é e como detectar

O que é o exame NIPT?

Sexagem fetal: o que é e quais as suas vantagens

Equipe Labi

Posts recentes

Labi oferece descontos imperdíveis nas unidades

Confira todos os detalhes da promoção de abril para exames, testes e check ups em…

4 semanas atrás

Promoção Saúde em Dia

Eu ouvi #promoção? Aproveite os descontos imperdíveis em exames, testes e check-ups e comece o…

2 meses atrás

Curta o carnaval sem deixar a saúde de lado

Para muitos, carnaval é sinônimo de festa, diversão e alegria. Durante esse período, em todo…

3 meses atrás

Saiba Tudo Sobre a Vacina Pneumocócica 23

Para que serve a vacina Pneumocócica 23? A Pneumocócica 23, assim como outras vacinas pneumocócicas,…

6 meses atrás

Descobri que tenho herpes zoster. E agora?

É comum que as pessoas não saibam o que fazer após receber o diagnóstico de…

6 meses atrás

Tudo sobre a Vacina Pneumocócica 15

enfermeira-aplicando-vacina-em-homem O que é a Vacina Pneumocócica 15? Vacina pneumocócica é uma vacina contra a…

6 meses atrás