A tireoide é uma pequena glândula em forma de borboleta localizada na frente da traqueia, região do pescoço. A principal função da tireoide é liberar hormônios que controlam o metabolismo e o crescimento de basicamente todas as regiões do corpo.
Por conta da sua função essencial, distúrbios na tireoide podem causar perda de qualidade de vida dos portadores e são cercados de mitos. Por isso, e como sabemos que informação de qualidade é aliada da nossa saúde, neste conteúdo do blog traremos explicaremos alguns mitos e verdades sobre distúrbios da tireoide. Confira.
Verdade. Hiper e hipotireoidismo são condições nas quais a tireoide produz mais ou menos hormônio que o necessário, respectivamente. Ambas as condições podem ser causadas por outras doenças, como Tireoide de Hashimoto, tireoidite (inflamação na glândula), deficiência ou excesso de iodo, Doença de Graves, nódulos, tumores, entre outras.
Mito. O hipotireoidismo pode causar uma série de sintomas, como cansaço, fraqueza, queda de cabelo, pele seca, dificuldade de contração, prisão de ventre e ciclos menstruais irregulares.
Por outro lado, o hipertireoidismo geralmente causa alguns sintomas inespecíficos, incluindo perda de peso, aumento do apetite, insônia, diminuição da tolerância ao calor, tremores, palpitações e ansiedade.
Clique aqui para saber mais sobre hiper e hipotireoidismo.
Verdade. As mulheres são mais propensas do que os homens a ter doenças da tireoide, sobretudo, após a menopausa. Estima-se que uma em cada oito mulheres desenvolverá problemas de tireoide durante a vida, um número bastante significativo.
Por conta da semelhança dos sintomas, muitas vezes, doenças na tireoide são confundidas com menopausa.
Mito. Os distúrbios na tireoide podem atingir pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. A causa mais comum de hipotireoidismo em crianças e adolescentes é uma condição autoimune chamada Tireoide de Hashimoto, na qual o corpo produz anticorpos que atacam e destroem a glândula tireoide, que passa, então, a produzir muito pouco hormônio tireoidiano.
Verdade. Porém, a relação entre hipotireoidismo e ganho de peso são complexas e não está necessariamente relacionada ao ganho de gordura. Na maioria das vezes, o ganho de peso em pessoas com o distúrbio, está relacionado ao acúmulo de sal e água no organismo.
Verdade. Nódulos na tireoide não são raros e a maioria são benignos e não evoluem para câncer. De acordo com o The Journal of the American Medical Association (JAMA), uma das publicações mais respeitadas da área médica, cerca de 65% dos adultos têm algum nódulo na tireoide, porém, apenas 10% deles são malignos e 5% progridem para algum distúrbio que prejudique o funcionamento da glândula.
Caso seja encontrado um nódulo na sua tireoide, o médico poderá solicitar alguns exames que medem a função tireoidiana, sendo os principais o Exame de T4 livre, Exame de T3 Livre e o Exame de Hormônio Tireoestimulante (TSH). Com eles, é possível planejar qual será o manejo necessário para o seu caso. Além disso, ultrassonografia e biópsia também podem ser solicitados.
Verdade. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de tireoide é o mais comum na região da cabeça e pescoço com 13.780 novos casos todos os anos no Brasil.
A boa notícia é que, assim como a maioria dos tipos de cânceres, o câncer de tireoide tem chances de cura maiores quando descoberto no início com boas taxas de sobrevida em 5 anos.
Verdade. Existem dois exames principais que ajudam neste diagnóstico: Exame de Hormônio Tireoestimulante (TSH) e o Exame de T4 Livre, ambos disponíveis no Labi.
Um exame de T4 livre mede diretamente a quantidade de T4 livre no sangue, um hormônio que ajuda no diagnóstico de distúrbios, como hipo e hipertireoidismo. Já o Exame de (TSH) mede a quantidade do Hormônio Tireoestimulante produzido pela glândula pituitária, localizada na base do cérebro.
Além destes 2 exames, no Labi você também pode fazer o Check-up da Tireoide, um produto exclusivo que traz praticidade e economia de tempo e dinheiro para o seu cuidado de saúde.
Neste check-up estão incluídos os dois principais exames usados para diagnosticar problemas na tireoide: Exame de Tiroxina Livre (T4) e Exame de TSH – Hormônio Tireoestimulante. Com isso, você tem a vantagem de fazer dois exames de uma só vez!
E como sabemos que cuidar da saúde não precisa ser caro nem complicado, o Check-up da Tireoide do Labi reúne inúmeros benefícios. Confira:
No Labi, além do Check-up da Tireoide temos diversos check-ups disponíveis que foram pensados para pessoas de diferentes idades e estilos de vida, como os Check-ups para a saúde do homem, da mulher, Check-up Vegetariano e o Check-up Fitness. Você também pode fazer centenas de exames, testes, check-ups e vacinas para todas as idades. Da criança ao vovô, não esquecendo da gestante e do homem, no Labi você cuida da saúde de maneira descomplicada pelos melhores preços do mercado.
Confira todos os detalhes da promoção para exames, testes e check ups em unidades selecionadas…
O que é hemoglobina glicada (HbA1c)? A hemoglobina é uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos…
O que é T3? O T3, ou triiodotironina, é um hormônio produzido pela glândula tireóide.…
O que é? O hemograma é um exame que avalia os componentes celulares do sangue,…
O que é T4? O T4, também conhecido como tiroxina, é um hormônio produzido pela…
O que é o Teste de Lipidograma? O perfil lipídico, ou lipidograma, é uma medida…