Categorias: Saúde da Mulher

Quais são os exames reprodutivos femininos?

Compartilhar

Os hormônios são uma espécie de mensageiros dos órgãos que carregam informações de um órgão para o outro e também para tecidos do organismo. São eles que determinam as funções corporais e, quando não funcionam corretamente, o impacto pode ser grande.

Dentre os inúmeros hormônios que temos em nosso organismo, alguns deles são fundamentais para a puberdade e desenvolvimento das características sexuais femininas, como o crescimento das mamas, pelos pubianos, contornos do corpo e fertilidade.

Além disso, a reprodução humana também é controlada pela ação de diversos hormônios, chamados, genericamente, de hormônios sexuais. Veja a seguir quais são os principais hormônios femininos associados à reprodução e a fertilidade e os exames de dosagem hormonais correspondentes: 

FSH – Hormônio Folículo Estimulante

O exame de FSH mede os níveis do hormônio folículo estimulante (FSH) no organismo. Esse hormônio é liberado pela glândula pituitária, localizada na parte inferior do cérebro, e seu funcionamento está associado à reprodução e ao desenvolvimento de óvulos em mulheres.

As alterações na produção desse hormônio estão associadas com uma série de fatores, como idade, fase do ciclo menstrual, doenças que afetam o hipotálamo, a hipófise ou os ovários e a oscilação na produção de FSH pode resultar em uma variedade de condições, inclusive a infertilidade, ciclos menstruais anormais e puberdade precoce ou retardada. 

Hormônio Luteinizante (LH)

Já o exame do Hormônio Luteinizante (LH) mede os índices de LH, que é um hormônio que atua principalmente na reprodução. Nas mulheres, ele é produzido durante o ciclo menstrual e estimula a ovulação. Ele é fundamental para que a mulher possa engravidar.

É importante saber que existe uma grande variação natural do LH entre uma menstruação e outra. No dia em que a mulher menstrua, começa um novo ciclo e o LH está baixo. Nos próximos dias, ele sobe lentamente, até que aumenta muito por volta do décimo quarto dia. A partir daí, seu nível diminui e permanece baixo até uma nova menstruação.

Progesterona

O exame de Progesterona mede os níveis deste outro hormônio fundamental para a reprodução. A progesterona é produzida nos ovários e sua quantidade varia durante o ciclo menstrual. Ela aumenta normalmente depois da ovulação, que ocorre cerca de 14 dias após o início de uma menstruação. 

A progesterona é extremamente importante para a fertilidade, pois ela mantém o útero preparado para a gravidez e para o desenvolvimento do feto, caso ocorra a fecundação. Caso não ocorra, sua produção diminui e a mulher menstrua.

Estradiol

O estradiol é um hormônio produzido nos ovários que é fundamental para a reprodução, já que ele atua na ovulação e na preparação do útero para a gravidez e o exame de Estradiol mede os níveis desse hormônio na corrente sanguínea da pessoa. 

Além disso, ele é o principal hormônio responsável pelo desenvolvimento de características femininas, como o alargamento dos quadris, crescimento das mamas e a distribuição dos pelos no corpo.

A quantidade de estradiol no sangue varia de acordo com a idade da pessoa e com a fase do ciclo menstrual. Ele aumenta nos primeiros 14 dias após o início da menstruação, e tende a diminuir depois.

Anti-Mulleriano

Sendo um hormônio essencial para a fertilidade feminina, ele não é muito conhecido e muitas pessoas não sabem qual é a sua função no organismo. O anti-mulleriano (AMH) é um hormônio sexual que atua no equilíbrio das ações do hormônio folículo-estimulante (FSH). O hormônio FSH, por sua vez, realiza a maturação dos óvulos durante a idade fértil das mulheres.

Por conta disso, o anti-mulleriano pode indicar, indiretamente, a reserva de óvulos que estão disponíveis para reprodução, ponto principal para que a fecundação ocorra. Inclusive, o Exame Anti-Mulleriano é um dos mais solicitados para saber se a mulher está apta ou não à gestação. 

Portanto, esses são alguns dos exames que auxiliam no diagnóstico de infertilidade e você pode realizá-los no Labi pelos melhores preços do mercado e ainda escolher se prefere fazer seus exames em uma de nossas unidades ou no conforto do seu lar, sem precisar sair de casa. 

E conte sempre com o Labi para te ajudar nos cuidados com a sua saúde. Seja com exames, testes, check-ups ou vacinas, estamos sempre prontos para descomplicar a sua rotina e o seu bem-estar. 

Equipe Labi

Posts recentes

Labi oferece descontos imperdíveis nas unidades

Confira todos os detalhes da promoção de abril para exames, testes e check ups em…

4 semanas atrás

Promoção Saúde em Dia

Eu ouvi #promoção? Aproveite os descontos imperdíveis em exames, testes e check-ups e comece o…

2 meses atrás

Curta o carnaval sem deixar a saúde de lado

Para muitos, carnaval é sinônimo de festa, diversão e alegria. Durante esse período, em todo…

3 meses atrás

Saiba Tudo Sobre a Vacina Pneumocócica 23

Para que serve a vacina Pneumocócica 23? A Pneumocócica 23, assim como outras vacinas pneumocócicas,…

6 meses atrás

Descobri que tenho herpes zoster. E agora?

É comum que as pessoas não saibam o que fazer após receber o diagnóstico de…

6 meses atrás

Tudo sobre a Vacina Pneumocócica 15

enfermeira-aplicando-vacina-em-homem O que é a Vacina Pneumocócica 15? Vacina pneumocócica é uma vacina contra a…

6 meses atrás