Saúde da mulher: os cuidados necessários

Compartilhar

A mudança do corpo é um dos pontos principais na chegada da mulher aos 40 anos. Alterações hormonais, perda da densidade óssea, redução do metabolismo e perda de massa muscular são alguns exemplos. Portanto, é fundamental durante esse período aumentar a realização de check-ups para garantir que tudo esteja dentro do normal. Veja nesse post as doenças mais comuns e como manter a saúde da mulher em dia.

Câncer

Após os 40 anos a probabilidade de desenvolver um câncer é maior e, nas mulheres, os mais frequentes são o câncer de mama, de endométrio e do colo do útero. De acordo com pesquisas, quando descobertos cedo, podem apresentar até 95% de chance de cura. Portanto, não deixe de fazer os exames e entre em contato com um médico sempre que sentir algo estranho.

Doenças cardíacas

Segundo dados divulgados pelo HCor, uma em cada cinco mulheres tem risco de sofrer um infarto. E mais, esse risco se agrava após a menopausa devido às alterações no perfil lipídico e circulatório. Além disso, os sintomas são diferentes entre homens e mulheres. Enquanto eles sentem forte dor no peito que irradia para os braços, as mulheres normalmente sentem náusea, fraqueza, dores gástricas e falta de ar. Sinais comuns também em outras doenças.

Osteoporose

Com a chegada do climatério, é comum as mulheres terem uma fixação menor do cálcio, o que significa uma perda na densidade óssea. Por essa razão, a chance de ter osteoporose após os 60 anos é maior.

Diabetes

Devido à diminuição do estrogênio (hormônio feminino), as mulheres com mais de 40 anos têm mais facilidade de desenvolver diabetes. Para prevenir, mantenha uma alimentação equilibrada, pratique atividades físicas e faça check-ups regularmente.

Artrose

Condição muito comum na maior idade, as dores nas articulações costumam aparecer com mais frequência após a menopausa. Cerca de 80% a 90% das pessoas nessa faixa etária já mostram sinais de artrose no exame de imagem. Ao sentir qualquer incômodo procure um médico.

Cuidando da saúde da mulher

Para garantir uma vida saudável após os 45 anos, faça check-ups regularmente e fique atenta a qualquer sinal diferente do seu corpo. No Labi Exames o Check-up da Mulher com mais de 45 anos contém 25 exames incluindo avaliação dos ossos, fígado e tireoide; metabolismo das gorduras e do açúcar no sangue, hemograma, vitamina D, proteína C reativa e avaliação hormonal feminina. Além disso, para as mais jovens, está disponível o Check-up da Mulher da Mulher até 45 anos. É de extrema importância manter um controle da sua saúde. 

Equipe Labi

Posts recentes

Labi oferece descontos imperdíveis nas unidades

Confira todos os detalhes da promoção para exames, testes e check ups em unidades selecionadas…

6 meses atrás

Hemoglobina Glicada (HbA1c)

O que é hemoglobina glicada (HbA1c)? A hemoglobina é uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos…

6 meses atrás

T3: Livre, Total e Reverso

O que é T3?  O T3, ou triiodotironina, é um hormônio produzido pela glândula tireóide.…

6 meses atrás

Desvendando o Hemograma

O que é?  O hemograma é um exame que avalia os componentes celulares do sangue,…

6 meses atrás

T4: Livre e Total

O que é T4?  O T4, também conhecido como tiroxina, é um hormônio produzido pela…

6 meses atrás

Teste de Lipidograma

O que é o Teste de Lipidograma? O perfil lipídico, ou lipidograma, é uma medida…

6 meses atrás