Categorias: Saúde da Mulher

Saúde feminina: as doenças mais comuns entre as mulheres e como prevení-las

Compartilhar

A importância das mulheres no estímulo ao cuidado é tão fundamental que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que elas são a espinha dorsal do sistema de saúde, já que na maioria dos casos fica ao encargo da figura feminina cuidar da vacinação dos filhos, marcar e acompanhar as consultas médicas da família e garantir que todos estejam com os exames em dia. 

Sabemos que muitas vezes colocamos nossas próprias necessidades em último lugar, principalmente quando estamos equilibrando um milhão de pratinhos ao mesmo tempo para dar conta da vida profissional e das responsabilidades domésticas. Mas lembre-se que manter os cuidados com a sua própria saúde é essencial e que o seu bem-estar é tão importante quanto o bem-estar daqueles a sua volta. 

Principalmente porque algumas doenças que são comuns entre as mulheres, como o câncer de mama e o câncer de colo de útero, podem ser prevenidas por meio de check-ups  e exames periódicos. Por isso, o cuidado constante com a sua saúde é essencial e não deve ser deixado de lado nunca. Para te dar uma ajudinha nessa jornada, listamos algumas doenças comuns entre as mulheres e quais são as melhores maneiras de preveni-las.

Câncer de mama:

No Brasil, o câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres, além de ser a principal causa de morte entre esse público nas Américas. Essa doença é causada pela multiplicação desordenada das células da mama e esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.  

Fique atento aos sinais:

  • Nódulo (caroço): é o sintoma mais comum da doença e se caracteriza por uma “bolinha” indolor e dura na mama.
  • Saída espontânea de líquidos e secreções pelos mamilos.
  • Pequenos nódulos (caroços) nas regiões das axilas ou pescoço.
  • Pele dos seios avermelhada, retraída ou parecida com a textura de uma casca de laranja.
  • Alterações, como inversões e retrações, no mamilo.

Não descuide da prevenção:

Quando descoberto em seu estágio inicial a chance de cura do câncer de mama é de até 90%, por isso você não pode se descuidar e nem deixar os exames para depois.  

Observe e apalpe regularmente suas mamas e fique sempre atenta a alterações em seus seios, como o aparecimento de nódulos ou secreções. E o mais importante: não se esqueça de manter o acompanhamento regular com o médico. A prática de observar e apalpar os seios não substitui a mamografia, que deve ser feita uma vez a cada dois anos pelas mulheres a partir de 50 anos, segundo as recomendações do Ministério da Saúde. 

Osteoporose:

A osteoporose é um processo degenerativo que causa a perda de densidade óssea, o que prejudica a resistência dos ossos e deixa o esqueleto mais frágil, levando a maior chances de fraturas. O que poucas pessoas sabem é que essa doença é muito mais comum entre as mulheres e uma em cada quatro terá osteoporose em alguma fase da vida. Isso acontece porque durante a menopausa ocorre uma diminuição da produção do hormônio estrógeno, que é fundamental para a manutenção da massa óssea, pois ele é um dos principais responsáveis pela fixação do cálcio nos ossos. 

Fique atento aos sinais:

A osteoporose é uma doença silenciosa e não apresenta nenhum sintoma característico e em muitos casos ela só é descoberta depois de alguma fratura. Porém, existem alguns fatores de risco aos quais você deve ficar atenta:

  • Histórico familiar de osteoporose;
  • Dietas pobres em Cálcio e /ou vitamina D;
  • Tabagismo ou consumo de bebidas alcóolicas em excesso;
  • Pessoas com baixo peso;
  • Vida sedentária e falta de exercícios físicos.

Não descuide da prevenção:

A recomendação do Ministério da Saúde é que as mulheres façam uma avaliação médica após entrarem na menopausa. Nos casos indicados, poderão ser realizados os exames necessários. Um dos exames que seu médico pode indicar é a osteocalcina, que é uma proteína que pode servir como uma indicadora do remodelamento ósseo (que são as mudanças na estrutura óssea que podem ocorrer ao longo da vida) e você pode realizá-lo aqui com a gente no Labi. E caso você sentir a necessidade, também pode realizar um check-up dos ossos de maneira descomplicada e sem pedido médico.

Outros pontos importantes são: manter uma dieta rica em cálcio, consumindo alimentos como leite, queijos e iogurtes, fazer exercícios regularmente (como caminhadas e corridas) para fortalecer a estrutura óssea e tomar sol com frequência para aumentar os níveis de vitamina D em seu organismo, uma vez que elas auxiliam o corpo a absorver o cálcio.  

HPV e câncer de colo de útero:

O papilomavírus humano (HPV) é a infecção viral mais comum do trato reprodutivo e uma das IST ‘s (infecções sexualmente transmissíveis) mais recorrentes. Vale lembrar que o HPV é responsável por quase todos os casos de câncer do colo do útero e essa é a doença mais frequentemente relacionada ao vírus. 

Segundo a OMS, o câncer de colo de útero é  o 3º mais comum entre as mulheres e no ano de 2018 a doença foi responsável pela morte de 311 mil pessoas do sexo femino. 

Fique atento aos sinais:

Essa doença apresenta um desenvolvimento lento, por isso não apresenta sintomas em sua fase inicial. Caso o câncer já esteja em um estágio mais avançado ele pode apresentar alguns sinais como: 

  • Sangramento vaginal fora do período menstrual;
  • Corrimento vaginal anormal, com mau cheiro e coloração marrom;
  • Sangramento e dor após a relação sexual;
  • Dores na região do baixo ventre.

Não descuide da prevenção:

A principal forma de proteção contra as formas mais agressivas do vírus é a vacinação. A Vacina de HPV Quadrivalente imuniza o organismo contra o HPV 16 e 18 que são responsáveis por mais de 70% dos casos de câncer de colo do útero e dos tipos 6 e 11 que causam verrugas vaginais. A vacina é recomendada para todas as mulheres entre 9 e 45 anos e quanto mais cedo for feita a imunização, melhor. No Labi, você pode adquirir o imunizante sem complicações e sem necessidade de pedido médico.  

Cistite:

A cistite é uma infecção que acontece na bexiga, órgão responsável por armazenar a urina antes que ela seja eliminada do corpo pelo canal da uretra. Essa infecção é extremamente comum e quase sempre é causada por bactérias. 

Curiosamente, a mulher tem até 50 vezes mais chance de ter o problema do que o homem. Isso acontece devido às características anatômicas femininas que favorecem o aparecimento de cistites. A uretra da mulher é consideravelmente mais curta do que a do homem e ainda por cima está mais próxima do ânus, o que favorece a passagem de microorganismos e bactérias para o canal da uretra. 

Fique atento aos sinais:

Essa condição possui sintomas bem característicos e fáceis de serem reconhecido, os principais são: 

  • Dor ou ardência na hora de fazer xixi;
  • Urina escura, turva, com presença de sangue ou com cheiro estranho;
  • Dor no baixo ventre, ou “pé da barriga”;
  • Vontade de urinar o tempo todo (e quando a pessoa vai ao banheiro quase não há urina).

Não descuide da prevenção:

Em casos de cistite é recomendado que seja feito um exame de urina e ele pode ser feito por um preço super acessível aqui no Labi. Ele é importante pois verifica a presença de infecção através da quantidade de leucócitos presentes na sua amostra.

Além do exame, existem alguns comportamentos que ajudam na prevenção de cistites como beber muita água, já que o líquido ajuda a expelir as bactérias da bexiga; urinar com frequência; evitar roupas íntimas muito justas ou que retenham calor e umidade; e urinar depois das relações sexuais porque isso favorece a eliminação das bactérias que se encontram no trato urinário.

Nós sabemos que as mulheres se deparam com vários desafios de saúde (além de vários outros) em cada etapa de suas vidas, desde a infância até a terceira idade, quer seja em casa, no lugar de trabalho ou na sociedade como um todo. E para cada uma dessas etapas o Labi oferece um check-up personalizado de acordo com seu estilo de vida, para que você mantenha o que mais importa em dia: sua saúde. 

Nesse mês da mulher, e em todos os outros, conte com o Labi para te ajudar a cuidar da sua saúde de um jeito fácil e sem complicações. 

Equipe Labi

Posts recentes

Labi oferece descontos imperdíveis nas unidades

Confira todos os detalhes da promoção de abril para exames, testes e check ups em…

4 semanas atrás

Promoção Saúde em Dia

Eu ouvi #promoção? Aproveite os descontos imperdíveis em exames, testes e check-ups e comece o…

2 meses atrás

Curta o carnaval sem deixar a saúde de lado

Para muitos, carnaval é sinônimo de festa, diversão e alegria. Durante esse período, em todo…

3 meses atrás

Saiba Tudo Sobre a Vacina Pneumocócica 23

Para que serve a vacina Pneumocócica 23? A Pneumocócica 23, assim como outras vacinas pneumocócicas,…

6 meses atrás

Descobri que tenho herpes zoster. E agora?

É comum que as pessoas não saibam o que fazer após receber o diagnóstico de…

6 meses atrás

Tudo sobre a Vacina Pneumocócica 15

enfermeira-aplicando-vacina-em-homem O que é a Vacina Pneumocócica 15? Vacina pneumocócica é uma vacina contra a…

6 meses atrás