Categorias: Saúde do Homem

Saúde Masculina: bem-estar é um direito de todos

Compartilhar

Apesar do Novembro Azul ser mais conhecido como o mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, ele é muito mais que isso. A Campanha é um incentivo para que os homens cuidem da própria saúde como um todo. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens cuidam menos da própria saúde do que as mulheres. 

Sendo assim, o Novembro Azul é uma ótima oportunidade para lembrar que fazer o acompanhamento de saúde não é uma fraqueza e que o homem precisa se cuidar e adotar  hábitos saudáveis e criar a rotina de fazer  exames preventivos periodicamente.

Como anda a saúde dos homens?

Uma pesquisa feita pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e pela farmacêutica Astellas com 2.405 brasileiros de todas as regiões do país, mostrou que no Brasil quase 40% dos homens até 39 anos e 20% daqueles com mais de 40 só vão ao médico quando se sentem mal. 

Entre os achados preocupantes, a dificuldade de aderir a um estilo de vida equilibrado e a falta de atenção em relação à saúde do coração chamam a atenção:

  • 39% estão acima do peso e 43% possuem colesterol alto.
  • Só 39% procuraram imediatamente o médico diante de sinais como dor no peito, mesmo estando cientes que este é um  dos principais fatores de risco e sintomas de problemas cardíacos.
  • Quase 80% do público diz que exagera com frequência no açúcar, sal ou gordura.
  • Apenas 35% se exercita pelo menos três vezes por semana, como recomenda a Organização Mundial da Saúde.

Segundo o diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a falta de percepção sobre a própria saúde por parte dos homens é uma consequência do desconhecimento e falta de informação, por achar que engordar e ficar estressado faz parte da rotina e são coisas normais do dia-a-dia.

Porém, temos uma boa notícia! Em relação ao câncer de próstata, segundo a pesquisa, cada vez mais brasileiros estão por dentro da necessidade de se precaver, já que 94% dos entrevistados conhecem a campanha Novembro Azul e 30% se sentem impactados pela iniciativa contra a doença. 

Benefícios de cuidar da saúde

Um estilo de vida saudável vai muito além de uma boa alimentação e a prática contínua de exercícios físicos. O cuidado com a saúde envolve, principalmente, a realização periódica de consultas e check-ups e a frequência necessária pode variar de acordo com o aconselhamento do médico, sendo geralmente anual.

O motivo pelos quais os check-ups são tão importantes, é porque eles atuam de forma preventiva, auxiliando na detecção de possíveis alterações no organismo ou doenças, já que muitas delas não apresentam qualquer tipo de sintoma e só são descobertas por meio da realização de exames periódicos. Vale lembrar que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento da maioria das doenças, no caso do câncer de próstata, por exemplo, as chances de cura são de até 90% caso ele seja descoberto no começo.

Além disso, estar em dia com a sua saúde reduz o estresse, a ansiedade e é um estímulo para a realização de planos e projetos de futuro.

Quais exames os homens devem fazer?

Sempre pensando em ajudar a cuidar da sua saúde, o Labi conta com o Check-up do Homem mais de 45 anos, o Check-up do Homem até 45 anos e o Check-up do Homem Trans que reúne uma série de exames em uma única coleta de sangue, assim, você faz uma avaliação geral de saúde, permitindo a descoberta precoce de diversos problemas. 

Dentre eles, estão disponíveis exames que avaliam fatores de risco para doenças do coração (nível das gorduras e proteína C reativa), metabolismo do açúcar; o funcionamento do rim, fígado, ossos e da tireoide, além da análise de hemograma que avalia a saúde geral das pessoas, e o Check-up do Homem mais de 45 anos conta com o Exame de PSA Total, para avaliar possíveis alterações da próstata.

Portanto, não deixe de cuidar da sua saúde e faça um check-up no Labi de forma simples, descomplicada e da maneira que melhor se encaixa na sua rotina, seja em uma de nossas unidades ou no conforto do seu lar, estamos sempre preparados para te oferecer o melhor do cuidado pelos melhores preços do mercado.

Artigos Relacionados: 

Novembro Azul: câncer de próstata e o exame de PSA

Saúde do homem e doenças cardiológicas

Prostatite: causas, sintomas e tratamento

A importância do check-up no início do ano

Equipe Labi

Posts recentes

Labi oferece descontos imperdíveis nas unidades

Confira todos os detalhes da promoção de abril para exames, testes e check ups em…

4 semanas atrás

Promoção Saúde em Dia

Eu ouvi #promoção? Aproveite os descontos imperdíveis em exames, testes e check-ups e comece o…

2 meses atrás

Curta o carnaval sem deixar a saúde de lado

Para muitos, carnaval é sinônimo de festa, diversão e alegria. Durante esse período, em todo…

3 meses atrás

Saiba Tudo Sobre a Vacina Pneumocócica 23

Para que serve a vacina Pneumocócica 23? A Pneumocócica 23, assim como outras vacinas pneumocócicas,…

6 meses atrás

Descobri que tenho herpes zoster. E agora?

É comum que as pessoas não saibam o que fazer após receber o diagnóstico de…

6 meses atrás

Tudo sobre a Vacina Pneumocócica 15

enfermeira-aplicando-vacina-em-homem O que é a Vacina Pneumocócica 15? Vacina pneumocócica é uma vacina contra a…

6 meses atrás