Categorias: Institucional

Dia do Infectologista: conheça mais sobre a especialidade

Compartilhar

O Dia do Infectologista é comemorado em 11 de abril, data em que se homenageia o médico especialista em doenças infecciosas e a importância dessa especialidade médica é reconhecida há muitos anos, desde o final do século 19, quando graves epidemias assolavam o Brasil.

E para comemorar esta data, conversamos com a infectologista do Labi, a Dra Aline Scarabelli, para ela te contar um pouco mais sobre a infectologia. Vem conferir! 

O que faz um médico infectologista?

Um infectologista diagnostica, trata e previne doenças infecciosas causadas por diversos microorganismos como, bactérias, vírus, protozoários e fungos. Temos diversas áreas de atuação, entre elas eu destaco as seguintes:

  • Vigilância epidemiológica: que é a notificação de doenças e instauração de medidas para controle de surtos, epidemias e pandemias.
  • Medicina dos viajantes: são os profissionais que fazem o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao deslocamento de pessoas.
  • Internados em enfermarias e UTI’s: é o infectologista que auxilia no manejo do paciente mais grave, escolhendo a melhor terapia antimicrobiana.
  • Ambulatoriais: é quem avalia e trata o paciente que não tem necessidade de ficar internado.
  • Serviços de controle de infecção hospitalar: especialidade que diagnostica e previne infecções oriundas do ambiente hospitalar. Nosso trabalho consiste na elaboração de protocolos e fluxos para ajudar no controle da disseminação de agentes hospitalares.

Quais as principais doenças tratadas pelo médico infectologista?

As principais doenças que nós tratamos são: infecções bacterianas que causam problemas urinários, pulmonares, de pele e meningite; HIV/AIDS, Hepatites Virais, Sífilis e outras ISTs; e também a Tuberculose.

Conta para gente um pouco da relação entre infectologia e exames/vacinas:

Como o infectologista é um médico que atua bastante na medicina preventiva,  as vacinas são importantes aliadas desta especialidade. Por isso, é importante procurar o infectologista para verificar se sua carteira de vacinação está em dia e buscar orientações para atualizá-la o mais rápido possível.

O que te motivou a se especializar na área de Infectologia?

A minha escolha pela Infectologia ocorreu no meu último ano da faculdade, em que eu decidi que eu queria uma especialidade com área de atuação bem ampla e que tivesse a prevenção como um ponto forte.

Por fim, queremos deixar nosso muito obrigado, não só para a Dra Aline, como para todos os médicos infectologistas do Brasil que trabalham incansavelmente para nos ajudar a combater a COVID-19 e tantas outras doenças infecciosas.

Equipe Labi

Posts recentes

Labi oferece descontos imperdíveis nas unidades

Confira todos os detalhes da promoção para exames, testes e check ups em unidades selecionadas…

5 meses atrás

Hemoglobina Glicada (HbA1c)

O que é hemoglobina glicada (HbA1c)? A hemoglobina é uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos…

5 meses atrás

T3: Livre, Total e Reverso

O que é T3?  O T3, ou triiodotironina, é um hormônio produzido pela glândula tireóide.…

5 meses atrás

Desvendando o Hemograma

O que é?  O hemograma é um exame que avalia os componentes celulares do sangue,…

5 meses atrás

T4: Livre e Total

O que é T4?  O T4, também conhecido como tiroxina, é um hormônio produzido pela…

5 meses atrás

Teste de Lipidograma

O que é o Teste de Lipidograma? O perfil lipídico, ou lipidograma, é uma medida…

5 meses atrás