Entenda as principais funções de um biomédico

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
21/11/2019
4 minutos de leitura

Em 20 de novembro, a comemoração é tanto pelo dia da Consciência Negra quanto pelo Dia do Biomédico. Um profissional que atua em mais de 30 áreas, como pesquisa, análise e investigação e é fundamental para o desenvolvimento da saúde. Agora, você sabe a diferença do biomédico para um médico? E as suas principais formas de atuação? 

Confira nesse post uma entrevista exclusiva com Rita Siqueira, biomédica e diretora operacional do Labi Exames, e Jamillah Saade, biomédica e gerente de atendimento do Labi Exames. 

Jamillah Saade (Gerente de Atendimento) e Rita Siqueira (Diretora de Operações)

Como é o seu dia a dia na empresa?

Rita: Tenho uma agenda bem corrida. Como cuido da operação, atuo no almoxarifado, manutenção, produção dos exames e unidades de atendimento, além de dar suporte aos demais setores e avaliar novas demandas do Labi. Por essa razão, tenho que dividir as horas de trabalho entre estas atividades dando suporte e direcionamento ao time Labi.

Jamillah: Sou responsável por suprir as necessidades de clientes internos e externos e dar suporte às operações da empresa.

Qual é o papel do biomédico?

Rita: O profissional biomédico possui várias áreas de atuação hoje no mercado, muito além das Análises Clínicas. São alguns exemplos: Análises Ambientais, Análises Bromatológicas, Biologia Molecular,  Genética, Reprodução Humana, Citologia Oncótica, Banco de Sangue, Acupuntura, Imagenologia e Microbiologia de Alimentos. Além disso, ele pode assumir assessorias, chefias técnicas e direção destas áreas. O mercado de trabalho em Biomedicina está em expansão e com projeção de crescimento para os próximos anos.

Considerando a linha de pesquisa em várias frentes e o surgimento de novas tecnologias, graças a segmentos como a Biotecnologia e a Biologia Sintética, por exemplo, podemos afirmar que essa é uma excelente opção em carreira no cenário contemporâneo.

Jamillah: O biomédico é responsável por realizar pesquisas sobre as doenças humanas, sua origem e sua forma de tratamento. Ele faz o estudo, a classificação e identifica os diversos micro-organismos causadores de doenças, consultando os medicamentos ou vacinas para cada enfermidade. Além disso, realiza exames, assina laudos técnicos, faz a leitura dos resultados de análises clínicas e também análises bromatológicas, para verificar a qualidade dos alimentos, faz análises ambientais, pesquisas relacionadas à genética, etc. Esse profissional pode trabalhar em laboratórios, hospitais e órgãos relacionados à saúde.  

Qual a diferença de um biomédico para outros médicos?

Rita: O perfil do biomédico, basicamente, é de um pesquisador, enquanto o médico tem sua atuação voltada para prevenção e tratamento. Apenas o médico pode prescrever medicamentos, emitir laudos de Anátomo Patológico e realizar cirurgias. A atuação do biomédico tem ênfase na pesquisa, auxiliando o médico no direcionamento da melhor conduta junto ao paciente.

Jamillah: Nas análises clínicas, o biomédico é responsável por diagnosticar uma doença, verificar o resultado de um teste de paternidade, o resultado de um exame de laboratório, assinar laudos técnicos, responsabilizar-se e executar o processamento do sangue, suas sorologias e exames pré-transfusionais, etc. A maioria dos profissionais dessa área decide trabalhar em laboratórios de análises clínicas. Os médicos são responsáveis pelo tratamento das doenças.

Portanto, se não fosse pelos biomédicos os avanços na saúde não seriam os mesmos. É por isso que desde o dia 3 de agosto de 2006, data em que o Decreto de Lei nº 11.339 foi oficializado, é comemorado o Dia do Biomédico. A escolha da data faz referência ao dia em que a profissão foi regularizada no país em 1979.

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: