Vice-presidente do Labi Exames participa de projeto da Fiocruz em parceria com Ministério da Saúde

Compartilhar

Dr. Octavio Fernandes, médico PhD em infectologia e co-fundador do laboratório, será consultor-coordenador da iniciativa

Com mais de 30 anos de experiência na área da saúde, o Dr. Octavio Fernandes é médico PhD em infectologia e medicina tropical pela Fundação Oswaldo Cruz e, hoje, co-fundador e VP de Operações do Labi Exames.

Durante sua trajetória, teve também participação importante como pesquisador, membro de conselhos e academias, além de ter sido pesquisador titular da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Devido a essa grande atuação na área de análises clínicas e a experiência acumulada nos últimos anos em automação laboratorial como VP de Operações da DASA e diagnóstico de larga escala, o Dr. Octavio Fernandes foi convidado pela Fiocruz para ser consultor-coordenador no projeto que tem o objetivo de facilitar o acesso ao diagnóstico de COVID-19.

A história do projeto

Realizado pela Fiocruz em parceria com o Ministério da Saúde, o projeto é subsidiado pelo Todos pela Saúde do Itaú Unibanco. Um dos braços deste projeto será a abordagem diagnóstica em massa, tanto por PCR como por sorologia.

Serão criadas duas centrais – uma no Rio de Janeiro e outra em Fortaleza – que realizarão 20 mil testes sorológicos por dia, além dos testes moleculares que serão realizados nestas centrais e em mais outras três ou quatro áreas destinadas para este fim.

População brasileira e o COVID-19

“A iniciativa é importante para os brasileiros, pois será possível dar subsídios concretos para o relaxamento social ou isolamento de pacientes”, afirma Dr. Octavio Fernandes. Desta forma, por meio do SUS, a população poderá realizar os testes de PCR e sorologia para diagnosticarem o coronavírus.

A estimativa é viabilizar a execução total de quase 60 mil testes por dia com previsão para até 2021. Para isso acontecer, a Fiocruz está convidando profissionais com experiência técnico-científica para que o projeto possa ser implementado o mais breve possível.

Previsões para o futuro

As centrais laboratoriais serão deixadas como legado ao SUS (Sistema Único de Saúde) e à população brasileira. Desta forma, o país poderá ter acesso mais eficiente ao diagnóstico de doenças infecciosas.

Equipe Labi

Posts recentes

Labi oferece descontos imperdíveis nas unidades

Confira todos os detalhes da promoção de abril para exames, testes e check ups em…

4 semanas atrás

Promoção Saúde em Dia

Eu ouvi #promoção? Aproveite os descontos imperdíveis em exames, testes e check-ups e comece o…

3 meses atrás

Curta o carnaval sem deixar a saúde de lado

Para muitos, carnaval é sinônimo de festa, diversão e alegria. Durante esse período, em todo…

3 meses atrás

Saiba Tudo Sobre a Vacina Pneumocócica 23

Para que serve a vacina Pneumocócica 23? A Pneumocócica 23, assim como outras vacinas pneumocócicas,…

6 meses atrás

Descobri que tenho herpes zoster. E agora?

É comum que as pessoas não saibam o que fazer após receber o diagnóstico de…

6 meses atrás

Tudo sobre a Vacina Pneumocócica 15

enfermeira-aplicando-vacina-em-homem O que é a Vacina Pneumocócica 15? Vacina pneumocócica é uma vacina contra a…

6 meses atrás