Durante as últimas semanas estamos acompanhando um aumento significativo nos casos de COVID-19 e o diagnóstico positivo vem se tornando uma realidade cada vez mais frequente.
Mas, afinal, quais são os motivos desta nova onda da COVID-19 e quais são os cuidados que precisamos ter para não nos infectarmos? Preparamos este artigo para responder suas dúvidas sobre este novo momento da pandemia.
A explosão de casos ocorre por conta da nova variante Ômicron, que é uma muito mais transmissível do que as anteriores. Para se ter uma noção, um indivíduo contaminado com a Ômicron transmite o vírus para outras 10 a 20 pessoas, em média. Já uma pessoa infectada pela Delta, a variante predominante na onda anterior de COVID-19, transmite o vírus para até 4 pessoas, em média.
Por outro lado, a proporção de casos graves, com hospitalização ou morte, é menor nessa nova onda e isso se deve a dois principais motivos. Primeiro, porque uma parcela significativa da população já está com a vacinação contra COVID-19 completa. A vacinação, principalmente com a dose de reforço, diminui drasticamente o risco individual de hospitalização e óbito. Afinal, já sabemos que o maior benefício da vacinação, como afirmam os especialistas desde o início da pandemia, é a redução da gravidade da doença, já que a vacina deixa entre 20 a 30 vezes menos provável que a doença evolua para o estado grave.
O segundo motivo é o fato de que já existirem diversas evidências científicas de que a Ômicron, apesar de mais transmissível, é menos letal e tem uma carga viral menor que as variantes anteriores do coronavírus, e estudos de laboratório mostram que a Ômicron agride menos as células do pulmão.
Porém, vale lembrar que apesar da vacinação e da variante ser menos letal, a alta taxa de transmissão e o recorde no número de novos casos causam uma inevitável pressão sobre o sistema de saúde. Por isso, é essencial que todos nós continuemos nos cuidando! A pandemia ainda não acabou e precisamos ficar ainda mais atentos para não sermos infectados pela nova variante.
Os cuidados necessários para evitar a Ômicron continuam os mesmos do que nas outras ondas. O trio máscara, álcool em gel e distanciamento social – que já conhecemos muito bem nos últimos dois anos – continua sendo necessário.
Mesmo sendo parte da nossa rotina, não custa relembrar os cuidados básicos que devemos ter para evitar a transmissão do vírus:
Outro ponto é evitar aglomerações e, se puder, ficar em casa, pois sabemos que a melhor forma de frear o contágio é através do isolamento social. Mas, caso for sair, dê preferência a atividades ao ar livre e evite locais fechados.
E o mais importante: caso você apresente qualquer sintoma gripal, mesmo que os sintomas sejam leves, evite ao máximo o contato com outras pessoas. Essa regra é fundamental e vale para todos.
Lembre-se: doenças respiratórias virais se manifestam de forma parecida e aquilo que lembra uma gripe ou um resfriado pode ser, na verdade, a COVID-19. Se isolar, mesmo que você só apresente sintomas leves, é, além de tudo, uma atitude que protege a todos à sua volta.
Vale lembrar que a única maneira de garantir que você está, ou não, infectado com a COVID-19 é fazendo um teste. Por isso, ao apresentar qualquer sintoma não hesite em fazer um teste de COVID-19.
E se você já teve coronavírus, é muito importante fazer um Check-up Pós-COVID para continuar cuidando da sua saúde.
E não se esqueça que você pode contar com o Labi em todos os momentos para te ajudar a cuidar da sua saúde e da sua família. Seja com exames, testes de COVID-19, check-ups ou vacinas, estamos sempre preparados para te oferecer o melhor do cuidado no conforto do seu lar ou em uma de nossas unidades.
Confira todos os detalhes da promoção para exames, testes e check ups em unidades selecionadas…
O que é hemoglobina glicada (HbA1c)? A hemoglobina é uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos…
O que é T3? O T3, ou triiodotironina, é um hormônio produzido pela glândula tireóide.…
O que é? O hemograma é um exame que avalia os componentes celulares do sangue,…
O que é T4? O T4, também conhecido como tiroxina, é um hormônio produzido pela…
O que é o Teste de Lipidograma? O perfil lipídico, ou lipidograma, é uma medida…