Atualmente, todos sabem que os cuidados com a saúde vão além das visitas de acompanhamento com profissionais de saúde. Por isso, preparamos este artigo para falar um pouco mais sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida e, acima de tudo, como podemos mantê-los.
Cuidado em saúde não se resume em apenas acompanhamento com profissionais de saúde, mas sim em uma ação integral que engloba tratar, respeitar, acolher e atender o ser humano em todas as suas necessidades e problemas. Não podemos nos esquecer que a saúde em si engloba todas as dimensões do ser humano e só é possível ser verdadeiramente saudável se todos os focos (físico, mental, financeiro e social) estiverem em equilíbrio.
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, é o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidades (ONU). Porém, o que muita gente não sabe é que saúde e bem-estar são dois conceitos bem diferentes e que merecem atenção.
A maioria das pessoas acredita que saúde significa apenas a ausência de doenças, mas esse conceito é mais amplo do que parece. Isso porque, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde significa ter o corpo, a mente e a vida social em equilíbrio.
Já o bem-estar é um conceito ainda mais complexo, uma vez que, ele é a capacidade de uma pessoa suprir as suas necessidades e de se satisfazer com a sua própria vida, enquanto ter saúde significa viver em um estado de mais completo bem-estar físico, mental e social.
E quanto à qualidade de vida? Para a OMS, ela é a percepção que o indivíduo tem sobre sua posição na vida, no contexto da cultura em que ela vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Dessa forma, a qualidade de vida abrange questões físicas e psicológicas, assim como aspectos de mobilidade, relações pessoais, segurança, recursos financeiros, opções de lazer, entre outros.
Para muitos, o lazer é considerado um desperdício de produtividade, mas a verdade é que ele é muito importante para a nossa saúde. Quando incluído corretamente na rotina, o lazer é capaz de ajudar em diversos sentidos, inclusive na prevenção de problemas de saúde.
Vale lembrar que o aumento da expectativa de vida está associado aos cuidados com a saúde. Administrar bem o tempo destinado a você, longe das obrigações, gera impactos positivos na sua saúde. De uma forma geral, alguns problemas de saúde que podem ser prevenidos com atividades de lazer são:
O estresse é, em primeira análise, uma reação natural e positiva do organismo. Diante de uma ameaça iminente, o corpo entra em estado de atenção: hormônios são liberados, a frequência cardíaca aumenta e você se prepara para lidar com a questão identificada pelo cérebro. No entanto, o problema se torna grave quando vira recorrente. Nesse sentido, o lazer pode ajudar. Ao quebrar a rotina, permitir o descanso e liberar hormônios do prazer e da felicidade — como dopamina e ocitocina — há uma melhora nos níveis de estresse.
Os hormônios liberados pelo estresse crônico sobrecarregam o sistema cardiovascular, especialmente o coração. Além disso, a falta de lazer normalmente está associada ao sedentarismo e à falta de cuidado com a saúde. Garantir que você use o tempo livre que tem para si torna possível reduzir os riscos de problemas cardiovasculares. Ao praticar atividades físicas nesse período, por exemplo, você ainda aumenta significativamente a proteção contra problemas de coração. Os exercícios também ajudam na vascularização e no funcionamento geral do corpo.
Algumas doenças crônicas podem afetar a saúde, especialmente quando se é muito estressado e/ou sedentário. Dentre elas, as principais são diabetes, hipertensão e obesidade. No entanto, com um tempo de lazer adequado, tudo isso pode mudar. Menos estresse pode significar, ainda, menor ingestão de calorias, o que evita todos esses problemas. Além disso, a prática de atividades físicas também deve ser considerada para combater as doenças crônicas. Ao fazer exercícios, você diminui os riscos de ter pressão alta, controla e previne o diabetes e diminui as chances de sofrer com a obesidade.
Tanto o estresse, quanto a depressão, ajudam a diminuir o hipocampo, área do cérebro responsável pela memória. Como o tempo de lazer ajuda a reduzir os efeitos desses dois fatores, ele também evita a perda de memória. Isso acontece porque as atividades fora da rotina também ajudam a manter o cérebro ativo. Segundo uma pesquisa americana, idosos com mais atividade de lazer têm uma velocidade menor de perda de memória.
Lembre-se que sua saúde, bem-estar e qualidade de vida também dependem do seu autocuidado com o seu corpo, por isso, não deixe de ir ao médico e fazer um check-up frequentemente para garantir que está tudo bem.
Os check-ups são muito importantes, porque atuam de forma preventiva, auxiliando na detecção de possíveis alterações no organismo ou doenças, já que muitas delas não apresentam qualquer tipo de sintoma e só são descobertas por meio da realização de exames periódicos.
No Labi, estão disponíveis os check-ups gerais (para a saúde do homem e para a da mulher), check-ups de acompanhamento (para aqueles que gostariam de verificar uma suspeita) e check-ups para estilo de vida (fitness e vegetariano).
Então, conte com a gente para te ajudar a cuidar da sua saúde com exames, testes, check-ups e vacinas de altíssima qualidade e pelos melhores preços do mercado. E tudo isso no conforto do seu lar, sem precisar sair de casa.
Confira todos os detalhes da promoção para exames, testes e check ups em unidades selecionadas…
O que é hemoglobina glicada (HbA1c)? A hemoglobina é uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos…
O que é T3? O T3, ou triiodotironina, é um hormônio produzido pela glândula tireóide.…
O que é? O hemograma é um exame que avalia os componentes celulares do sangue,…
O que é T4? O T4, também conhecido como tiroxina, é um hormônio produzido pela…
O que é o Teste de Lipidograma? O perfil lipídico, ou lipidograma, é uma medida…