Categorias: Dicas de Saúde

Medo de tirar sangue? Saiba como se preparar para a coleta

Compartilhar

Se você é uma das pessoas que não podem nem pensar em agulhas ou em tirar sangue, saiba que você não está sozinho nessa. Segundo a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), 1 em cada 10 pessoas sofrem em algum nível com aicmofobia, ou seja, o medo de agulhas. 

Os sintomas mais comuns incluem sudorese, tremores nas mãos e nas pernas, taquicardia e falta de ar. Vale ressaltar que algumas pessoas não apresentam sintomas físicos e sentem apenas um grande desconforto e angústia na hora de realizar o procedimento. 

Sabemos que tirar sangue não é o momento mais agradável, mesmo sendo extremamente necessário. Mas, apesar de ser um pouco desconfortável, o momento da coleta não precisa ser estressante e nem angustiante. 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar com o medo de agulhas, assim,  você ficará mais calmo e mais confortável na hora de realizar seus exames e vacinas

Não olhe para a agulha

Essa é uma das dicas mais comuns e – apesar de simples – uma das que mais ajudam a aliviar o desconforto. 

No momento da coleta ou da aplicação de vacinas não olhe para a agulha e nem observe o procedimento diretamente. Ao invés disso, concentre-se em um ponto fixo na parede ou em um objeto próximo e não esqueça de respirar fundo. 

Quando você menos esperar, o procedimento já vai ter acabado e você vai perceber que a dorzinha da picada foi bem mais suave do que tinha imaginado. 

Atenção nos pensamentos e na respiração

O medo é um sentimento inconsciente que não conseguimos controlar. Mas podemos tomar alguns cuidados para não alimentá-lo e aumentar nossa ansiedade.

Portanto, é importante sempre manter em mente que o exame é necessário e indispensável para o cuidado com a sua saúde. Outra forma de amenizar o medo é sempre lembrar que o procedimento será rápido e logo acabará. 

Antes da coleta ou da aplicação da vacina, ocupe seus pensamentos com outros assuntos que te trazem alegria e procure realizar atividades que te distraiam e tire o seu foco do exame, como por exemplo, ouvir sua música favorita ou assistir aquele vídeo que sempre te faz rir. 

Outra dica muito útil é controlar a sua respiração, focando e controlando o ritmo dela. Quando começar a se sentir ansioso com o procedimento, inspire por três segundos, segure o ar por mais três e, finalmente, expire em três segundos. Continue o processo até se sentir mais calmo.

Converse com o coletador

Não tenha vergonha de falar para a pessoa que irá realizar a coleta ou aplicar a vacina que você está com medo. Isso ajudará a aliviar a tensão, irá tornar o momento mais descontraído e te ajudará a tirar o foco da realização do procedimento. Pode parecer que não, mas falar sobre o assunto vai deixá-lo mais tranquilo e relaxado e a conversa vai desviar a sua atenção do procedimento.

Além disso, o auxílio do profissional que vai te atender é muito importante para amenizar o desconforto. As orientações que ele vai te passar, como por exemplo, avisar quando o procedimento vai começar e explicar como ele vai funcionar, ajudam a diminuir a ansiedade do momento. 

Faça seus exames em casa

Muitas pessoas ficam ainda mais apreensivas no laboratório e se sentem ainda mais ansiosas em ambientes de sala de espera. Por isso, fazer a coleta em casa é um ótimo recurso para ajudar a reduzir a tensão, já que por estar num ambiente conhecido e confortável, sua mente entende que não há motivos para ter medo.

Conte com o Labi em Casa para realizar seus procedimentos no conforto do seu lar e sem precisar sair de casa. Dessa maneira, você fica ainda mais confortável na hora de realizar seus exames ou tomar suas vacinas. 

Outro ponto, é prestar atenção na sua postura durante o procedimento. Certifique-se de estar em uma posição confortável e tente não tensionar os músculos, pois com o corpo relaxado a coleta fica mais fácil e sua tensão também diminui. 

Conte sempre com o Labi

Uma das coisas mais importantes para se sentir calmo durante o procedimento é saber que o laboratório que você escolheu é altamente qualificado e conta com uma equipe profissional competente e preparada para te atender. Dessa forma, você se sentirá mais seguro na hora de realizar a coleta. 

Por isso, conte com o Labi para realizar seus exames e vacinas, já que ele segue padrões rigorosos de qualidade para entregar à você a melhor experiência no cuidado com a saúde. Aliando tecnologia e design, o Labi tem uma média de satisfação de 96% e o motivo disso é porque sempre colocamos o bem-estar de nossos pacientes em primeiro lugar.

Portanto, tenha sempre em mente que ter medo é normal, mas ele não pode te impedir de cuidar do que mais importa: sua saúde. Aqui no Labi, a coleta e a aplicação de vacinas é feita por profissionais altamente treinados para realizar o procedimento com total conforto e segurança.

Então, quando a tensão bater, lembre-se de que você está em ótimas mãos e que nada de ruim irá acontecer. Afinal, nossa principal prioridade no Labi é justamente garantir o seu bem-estar. 

Artigos Relacionados:

5 dicas para quem vai realizar um exame de sangue

Como funciona o controle sanitário de um laboratório?

Vice-presidente do Labi Exames participa de projeto da Fiocruz em parceria com Ministério da Saúde

Metodologia do Labi para Teste de Coronavírus (PCR) é referência mundial

Equipe Labi

Posts recentes

Labi oferece descontos imperdíveis nas unidades

Confira todos os detalhes da promoção de abril para exames, testes e check ups em…

3 semanas atrás

Promoção Saúde em Dia

Eu ouvi #promoção? Aproveite os descontos imperdíveis em exames, testes e check-ups e comece o…

2 meses atrás

Curta o carnaval sem deixar a saúde de lado

Para muitos, carnaval é sinônimo de festa, diversão e alegria. Durante esse período, em todo…

3 meses atrás

Saiba Tudo Sobre a Vacina Pneumocócica 23

Para que serve a vacina Pneumocócica 23? A Pneumocócica 23, assim como outras vacinas pneumocócicas,…

6 meses atrás

Descobri que tenho herpes zoster. E agora?

É comum que as pessoas não saibam o que fazer após receber o diagnóstico de…

6 meses atrás

Tudo sobre a Vacina Pneumocócica 15

enfermeira-aplicando-vacina-em-homem O que é a Vacina Pneumocócica 15? Vacina pneumocócica é uma vacina contra a…

6 meses atrás