Você sabia que em todo o planeta mais de 400 milhões de pessoas estão infectadas pelos vírus de hepatite B e C?
Este número, estimado pela Organização Mundial da Saúde, é dez vezes maior do que o número de pessoas contaminadas pelo HIV, colocando as doenças hepáticas entre as grandes preocupações na saúde pública em todo o mundo.
Por isso, preparamos esse artigo com dicas importantes para evitar as doenças hepáticas e como diagnosticá-las. Confira.
O fígado é um órgão de fundamental importância para o organismo, atuando na metabolização de toxinas, colaborando na digestão e produzindo proteínas a partir de outros nutrientes.
Doenças hepáticas, como são chamadas as doenças do fígado, podem trazer graves consequências para a saúde, como problemas de coagulação, acúmulo de líquido no abdômen, sangramento no intestino e deterioração da função cerebral. A maioria das atividades do fígado são realizadas por meio de enzimas.
Cada enzima tem uma função específica em diferentes reações no nosso organismo, sendo essenciais para a nossa vida. Elas possibilitam acelerar a velocidade de um processo sem alterá-lo, como acontece na contração muscular, por exemplo.
As enzimas hepáticas participam de reações químicas nas células do fígado. Entre essas enzimas estão a fosfatase alcalina (FAL), gamaglutamiltransferase (GGT) e as transaminases Glutâmico Oxalacética e Glutâmico Pirúvica (TGO e TGP).
Entre as causas mais frequentes para alterações nas enzimas do fígado estão a ingestão de álcool, a esteatose hepática, o excesso de medicamentos e as hepatites B e C, que podem ter longos períodos assintomáticos.
Por isso, o acompanhamento médico e a realização de exames regulares ajudam a medir os níveis das enzimas no organismo, um importante marcador de alterações no fígado.
As transaminases (TGO e TGP), por exemplo, têm seus níveis sanguíneos aumentados quando existe lesão nas células hepáticas. Já a Gama GT, aumenta nos casos de fluxo deficiente da bile, dentro ou fora do fígado.
Algumas pessoas podem ter alteração das chamadas enzimas hepáticas sem ter doença no fígado.
Doenças hepáticas nem sempre causam sinais e sintomas perceptíveis. Contudo, se esses sintomas ocorrerem, eles podem incluir:
Muitas vezes, só procuramos ajuda quando os sintomas surgem, principalmente quando a dor se torna incômoda.
Esse é o seu caso? Então, saiba que essa não é a melhor forma de cuidar da saúde e prevenir as doenças hepáticas. O ideal é manter uma relação de proximidade e confiança com o seu médico e realizar check-ups regulares.
A dor no fígado pode ser difícil de diagnosticar porque assume várias formas. Além disso, o fígado não contém nenhum nervo que possa gerar dor, então o desconforto é geralmente resultado de inflamação ou dano aos tecidos circundantes.
Pessoas com cirrose (uma condição que envolve cicatrização do fígado) relatam uma dor descrita como incômoda ou latejante. Ela costuma se localizar no abdômen, mas também pode migrar para as costas, ombros e grandes articulações.
Doenças hepáticas também podem causar inflamação em todo o corpo, levando a uma sensação geral de desconforto. Ascite, ou acúmulo de líquido no abdômen causado por essas doenças também pode causar dor aguda ou até mesmo dor ao respirar.
No geral, as doenças no fígado são multifatoriais, ou seja, não têm apenas um causa, mas um conjunto de hábitos e influências ambientais e de comportamento que aumentam as chances delas se desenvolverem. São elas:
A boa notícia é que a maioria dos fatores de risco para doenças hepáticas podem ser prevenidos com mudanças de estilo de vida relativamente simples que, sob orientação profissional, podem fazer uma grande diferença na saúde.
De acordo com especialistas, para proteger o seu fígado, você pode tomar algumas medidas simples, como mudanças na alimentação e evitar comportamentos de risco.
Mudar a nossa relação com a comida e o que colocamos no prato, pode refuzir bastante o risco de desenvolver doenças hepáticas. Confira as dicas:
Em resumo: cuide com carinho do seu fígado e analise bem o que você come e bebe. O fígado ‘desintoxica’ o nosso organismo e nós o sobrecarregamos se temos uma alimentação não saudável com abuso de álcool.
São considerados comportamentos de risco atitudes que podem aumentar o risco de se contrair doenças infectocontagiosas, como as hepatites. Por isso, alguns cuidados são necessários:
Até medicamentos que consideramos inofensivos, como pílulas para dor de cabeça disponíveis nas gôndolas de farmácias, podem ser perigosos. Consulte um profissional antes de consumí-los.
As doenças hepáticas infecciosas são, no geral, silenciosas e, muitas vezes, só são diagnosticadas quando já estão avançadas e o fígado comprometido. Por isso, preste atenção às suas escolhas e esteja sempre atento.
Com o Check-up do Fígado você cuida da saúde do fígado e ainda economiza, pois paga um valor menor do que pagaria por cada exame individualmente. Nele, estão incluídos marcadores de lesão hepática (bilirrubina, fosfatase, gama GT, proteínas e transaminases), rastreio de hepatites (hepatites B e C), além de um hemograma completo e outros exames que ajudam a analisar a saúde do órgão.
E para que o seu cuidado seja ainda mais assertivo, se encontrarmos qualquer alteração em seus resultados, nossa equipe técnica entrará em contato para orientar sobre qual especialista você deve buscar.No Labi, acreditamos que cuidar da saúde não precisa ser caro nem complicado. Por isso, temos dezenas de exames,testes, check-ups e vacinas pelos melhores preços do mercado e com pagamento facilitado: PIX, cartão ou dinheiro. Conte conosco para cuidar da sua saúde!
Confira todos os detalhes da promoção para exames, testes e check ups em unidades selecionadas…
O que é hemoglobina glicada (HbA1c)? A hemoglobina é uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos…
O que é T3? O T3, ou triiodotironina, é um hormônio produzido pela glândula tireóide.…
O que é? O hemograma é um exame que avalia os componentes celulares do sangue,…
O que é T4? O T4, também conhecido como tiroxina, é um hormônio produzido pela…
O que é o Teste de Lipidograma? O perfil lipídico, ou lipidograma, é uma medida…