Tudo sobre triglicérides: o que são e como mantê-los em um nível saudável

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
02/06/2022
6 minutos de leitura

Se você já fez um check-up anual e o seu médico pediu um exame de sangue completo provavelmente você já se deparou com a palavra ‘triglicérides’. Apesar de serem citados em artigos especializados, programas de televisão e até mesmo em conversas corriqueiras, muitas vezes, não sabemos o que exatamente são os triglicérides. 

Se este é o seu caso, não se preocupe. Confira o artigo que preparamos com tudo que você precisa saber sobre esse composto tão importante para o funcionamento do nosso corpo.

Triglicérides: o que são

Hoje, segundo a Organização Mundial da Saúde, doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo nos últimos 20 anos e entender o que são triglicérides e por que devemos nos preocupar em manter seus níveis em patamares saudáveis e dentro do recomendado pelos especialistas nos ajuda a compreender esse quadro preocupante. 

Produzidos pelo fígado, os triglicérides são os principais constituintes da gordura corporal em humanos e funcionam como nosso estoque de energia. Os triglicérides circulam em nossa corrente sanguínea e a alimentação é a principal fonte destes compostos. 

Quando nível dos triglicérides é considerado alto?

O problema para a nossa saúde começa quando os níveis de triglicérides estão muito altos, – a chamada  hipertrigliceridemia -, pois isso facilita a formação de placas de gordura que podem entupir as artérias. A seguir, te explicamos melhor usando uma analogia.

Imagine que o nosso sangue é uma corrente de água que passa por um cano, (nossas veias e artérias). Se a água estiver bem fluida e limpa ela flui mais rápido e as paredes do cano permanecem mais limpas. Agora se a água estiver cheia de lodo, galhos e folhas, ela fica mais devagar e a chance desse lodo e outros elementos se depositarem nas paredes do cano são maiores.

Essa analogia é útil para entendermos o processo que ocorre no nosso sistema cardiovascular. Quando nosso sangue está com níveis não saudáveis e altos de triglicérides, o sangue flui com mais dificuldade e eles acabam se depositando lentamente nas paredes das artérias.

Artérias mais estreitas, aumentam as chances de AVCs, infartos, doenças cardiovasculares e até pancreatite que podem colocar a nossa saúde e vida em risco.

E quais níveis de triglicérides são considerados altos? 

Segundo a Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, publicada em 2017 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, após jejum de 12 horas, os níveis de triglicérides desejáveis e saudáveis em adultos maiores de 20 anos são menores que 150 mg/dL.  Sem jejum, níveis menores que 175 mg/DL são ideais.

Com que frequência testar os níveis de triglicerídeos 

A Associação Americana do Coração (AHA) sugere que pessoas com mais de 20 anos sejam testadas a cada 4 a 6 anos. Porém, o médico pode sugerir testes com mais frequência de acordo com a saúde e histórico de cada paciente. A AHA também recomenda que as crianças sejam examinadas uma vez entre as idades de 9 e 11 anos e uma vez entre as idades de 17 e 21 anos.

Diferença entre triglicérides e colesterol

O colesterol é um componente produzido pelo fígado e tem como uma das funções principais participar da produção de alguns hormônios fundamentais para o nosso organismo. Existem dois tipos de colesterol: o HDl, também conhecido como colesterol ‘bom’ que ajuda a remover o excedente de colesterol no sangue, e o LDL, colesterol “ruim” que, em excesso, pode causar infarto do miocárdio, AVCs e outras doenças cardiovasculares.

Ao contrário do colesterol que é, na maior parte, produzido pelo fígado, os triglicérides são provenientes unicamente da alimentação. Além disso, enquanto o primeiro atua na produção de hormônios e células, os segundos têm como principal função servir de reserva de energia.

Triglicérides altos: sintomas

Estar com os triglicérides altos, no geral, não causa nenhum sintoma. Uma pessoa neste estado geralmente não apresenta sintomas até que tenha avançado para complicações de emergência, como infarto ou AVC.

Como baixar os triglicérides

As mudanças no estilo de vida são a primeira linha de tratamento para a Hipertrigliceridemia. Manter-se ativo, ter um peso saudável, não fumar, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, dormir bem e, sobretudo, ter uma dieta balanceada, saudável e rica em alimentos in natura são a chave para controlar os níveis de triglicérides no sangue.

Quando as medidas comportamentais e referentes à alimentação não são suficientes ou nos casos de aumento muito grande dos triglicérides, uma gama de medicamentos também ajuda a controlar esses níveis. Lembrando que o uso de medicamentos deve ser feito unicamente sob prescrição e supervisão médica. Não se automedique!

Como baixar os níveis de triglicérides em crianças? 

Hoje, a obesidade e sobrepeso infantis são um problema de saúde pública, causando inúmeros prejuízos à saúde e qualidade de vida das nossas crianças. O Ministério da Saúde do Brasil estima que a obesidade infantil afete 3,1 milhões de crianças menores de 10 anos no Brasil. Números preocupantes e que vem crescendo nos últimos anos.

Segundo o Hospital das Clínicas da Unicamp em São Paulo e de acordo com a literatura médica especializada, em crianças os triglicérides devem ser menores que 100 mg/dL. 

Assim como em adultos, para controlar os níveis de triglicérides em crianças é preciso ter uma alimentação saudável, com baixas quantidades de gordura e alimentos ultraprocessados, e praticar atividades físicas regularmente. Coloque as crianças para se movimentarem! Isso garantirá mais saúde e bem-estar!

Acompanhar os níveis de triglicerídeos é essencial!

No Labi você realiza o exame de triglicérides com praticidade, segurança e os melhores preços E lembre-se de sempre contar com o Labi para te ajudar nos cuidados com a sua saúde!

Fontes

https://www.paho.org/pt/noticias/9-12-2020-oms-revela-principais-causas-morte-e-incapacidade-em-todo-mundo-entre-2000-e#:~:text=Doen%C3%A7a%20card%C3%ADaca%20continua%20sendo%20a,mundo%20nos%20%C3%BAltimos%2020%20anos.

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: