O que é o calendário nacional de vacinação?
O Calendário Básico de Vacinação brasileiro é aquele definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país. Atualmente é constituído por 19 vacinas recomendadas à população, desde o nascimento até a terceira idade e distribuídas gratuitamente nos postos de vacinação da rede pública.
Neste artigo, trouxemos quais as vacinas recomendadas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações Brasileira (SBIm), do nascimento até a terceira idade.
Calendário de vacina de bebê (0 a 18 meses):
Recém-nascidos:
- Vacina BCG: é aplicada em dose única ainda na maternidade e previne as formas graves de tuberculose. Ela geralmente deixa uma marquinha no braço em que a vacina foi aplicada, que se forma até aos 6 meses.
- Vacina de Hepatite B: a aplicação da 1ª dose é recomendada nas primeiras 12 horas após o nascimento da criança. Essa vacina evita a hepatite B, que é uma infecção causada por vírus e que pode afetar o fígado e levar ao desenvolvimento de complicações ao longo da vida.
2 meses:
- Vacina de Hepatite B: aplicação da 2ª dose.
- Vacina Tríplice Bacteriana: 1ª dose da vacina que protege contra difteria, tétano e coqueluche, que são infecções causadas por bactérias.
- Vacina Haemophilus influenzae b: 1ª dose da vacina que protege contra a infecção causada pela bactéria Haemophilus influenzae.
- Vacina de Poliomielite: 1ª dose da vacina que protege contra a poliomielite, ou paralisia infantil, que é uma doença grave causada por um vírus.
- Vacina Rotavírus: 1ª dose da vacina que protege contra a infecção pelo rotavírus, que é uma das principais causas de gastroenterite nas crianças. Essa vacina possui de duas ou três doses, dependendo do imunizante utilizado, e a segunda dose pode ser administrada até os 7 meses.
- Vacinas Pneumocócicas Conjugadas: 1ª dose da vacina que protege contra diversos tipos de bactérias pneumocócicas, responsáveis por doenças como meningite, pneumonia e otite.Essa vacina possui de duas ou três doses, dependendo do imunizante utilizado, e a segunda dose pode ser administrada até os 6 meses.
3 meses:
- Vacinas Meningocócicas Conjugadas ACWY/C: 1ª dose da vacina que protege contra meningites, que são infecções nas membranas do cérebro, e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
- Vacina Meningocócica B: 1ª dose da vacina que protege contra as meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo do tipo B.
4 meses:
- Vacina Tríplice Bacteriana: aplicação da 2ª dose.
- Vacina Haemophilus influenzae b: aplicação da 2ª dose.
- Vacina de Poliomielite: aplicação da 2ª dose.
5 meses:
6 meses:
- Vacina Haemophilus influenzae b: aplicação da 3ª dose.
- Vacina de Poliomielite: aplicação da 3ª dose.
9 meses:
1 ano:
1 ano e 3 meses:
1 ano e 6 meses:
Calendário de vacina infantil (2 a 10 anos):
4 anos:
5 anos:
9 anos:
- Vacina de HPV: que protege contra os tipos tipos de HPV 6,11,16,18 que causam verrugas genitais e cânceres como os de útero, vagina, ânus, cavidade oral, traqueia, e pênis. O imunizante deve ser tomado em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas (0 – 6 meses).
Calendário de vacinação para adolescentes(10 a 19 anos):
Calendário vacinal adulto (20 a 59 anos):
- Vacina Tríplice Bacteriana: dose de reforço, dez anos após a última.
- Vacinas Meningocócicas Conjugadas ACWY: reforço aos 11 anos ou cinco anos após a última dose.
- Vacina de Febre Amarela: Dose única. Não há consenso sobre a duração da proteção conferida pela vacina. De acordo com o risco epidemiológico, uma segunda dose pode ser considerada pela possibilidade de falha vacinal.
- Vacinas Pneumocócicas: a vacinação entre 50-59 anos com a Vacina Pneumocócica 13 fica a critério médico.
- Vacina Herpes Zóster: Uma dose. Licenciada a partir dos 50 anos, ficando a critério médico sua recomendação a partir dessa idade.
- Vacina da Gripe: aplicação da dose anual.
Calendário de vacina do idoso (60+ anos):
- Vacina da Gripe: uma dose anual
- Vacinas Pneumocócicas: Todos os indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos devem tomar a vacina. Iniciar com uma dose da Vacina Pneumocócica 13 seguida de uma dose de Vacina Pneumocócica 23 seis a 12 meses depois, e uma segunda dose de Vacina Pneumocócica 23 cinco anos após a primeira.
- Vacina de Herpes Zóster: Todas as pessoas a partir dos 50 anos de idade devem tomar a vacina. Uma dose.
- Vacina Tríplice Bacteriana: dose de reforço, dez anos após a última.
- Vacina de Hepatite B: Todos com idade igual ou superior a 60 anos devem tomar a vacina. Três doses, sendo a segunda dose um mês após a primeira e a terceira dose seis meses após a primeira (0-1-6).
Calendário de vacina da gestante:
- Vacina da Gripe: Uma dose anual, durante qualquer fase da gestação e a cada gestação, o mais cedo possível, inclusive no primeiro trimestre de gravidez.
- Vacina Tríplice Bacteriana: Deve ser repetida a cada gravidez, a partir da 20ª semana de gestação.
- Vacina de Hepatite B: Caso a mulher não tenha sido vacinada antes de engravidar (ou se não completou todo o esquema), a gestante precisa receber a Vacina de Hepatite B o mais cedo possível. No total, são três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.
E lembre-se que aqui no Labi você e sua família tomam as vacinas que precisam no conforto do seu lar, de forma rápida e descomplicada.
Nós temos as vacinas mais modernas e eficazes e você ainda conta com uma orientação personalizada sobre as vacinas ideais para você e para sua família. Conte sempre com o Labi para te ajudar a cuidar da sua saúde e da sua família.