Categorias: Vacinas

Meningite meningocócica: o que é e quais são os sintomas

Compartilhar

O que é meningite meningocócica

Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e outras regiões do sistema nervoso central. Meningite meningocócica é o termo usado para descrever a meningite causada pela bactéria Neisseria meningitidis, um dos tipos da doença mais associado à alta mortalidade. 

A meningite meningocócica é uma emergência médica cujos sintomas podem variar de febre transitória até a morte. 

Estima-se que uma em cada cinco pessoas que contraem a infecção tem complicações graves, segundo o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Ainda de acordo com o órgão, mesmo com antibióticos, entre 10% a 15% dos infectados morrerão da doença, e cerca de 1 em cada 5 daqueles que sobrevivem ficam com sequelas de longo prazo que incluem surdez, danos cerebrais e problemas neurológicos.

Como a meningite meningocócica é transmitida?

Neisseria meningitides é o microorganismo responsável pela meningite meningocócica, sendo o segundo causador mais comum de meningite bacteriana.. Dos 13 sorotipos desta bactéria, A, B, C, X, Y, Z, W-135 e L são os principais responsáveis ​​pela doença em humanos.

As bactérias meningocócicas podem causar infecção em uma parte do corpo, como a pele, sistema gastrointestinal ou o trato respiratório. Entretanto, por razões desconhecidas, essas bactérias também podem se espalhar pela corrente sanguínea para o sistema nervoso, causando a meningite meningocócica

O risco de meningite meningocócica aumenta se você teve uma infecção respiratória superior recente. Além disso, bebês, crianças, adolescentes e idosos também têm um risco maior de contrair a infecção.

Meningite bacteriana: sintomas

No geral, quando comparada às meningites virais, os sintomas das formas bacterianas são mais intensos e tendem a surgir repentinamente e evoluir em poucas horas. Os sintomas da meningite meningocócica podem variar de caso para caso, contudo, os mais comuns incluem:

  • Mal-estar geral.
  • Febre alta repentina.
  • Dor de cabeça severa e persistente.
  • Rigidez do pescoço.
  • Náusea ou vômito.
  • Sensibilidade à luz (fotofobia).
  • Sonolência ou dificuldade para acordar.
  • Dor nas articulações.
  • Confusão mental.

A erupção cutânea avermelhada ou roxa conhecida como petéquia também é um sinal muito importante a ser observado, pois pode indicar infecção bacteriana na corrente sanguínea. 

Em bebês, os sintomas são pouco específicos, mas geralmente os pequenos ficam irritados, sonolentos e param de comer. Logo, orienta-se que os pais fiquem atentos a quaisquer mudanças no comportamento do bebê.

Meningite bacteriana tem cura?

A meningite meningocócica pode causar morte ou complicações graves, como danos cerebrais, paralisia, gangrena ou surdez. Para evitar essas sequelas é importante agir rapidamente e procurar atendimento médico imediato, caso sinta um dos sintomas descritos acima.

Os testes podem confirmar um diagnóstico de meningite meningocócica. Destes, a punção lombar, na qual uma agulha é inserida no canal espinhal para coletar uma amostra de líquido cefalorraquidiano (LCR), é um dos mais utilizados.

Caso a meningite meningocócica seja diagnosticada, o médico pode iniciar antibióticos, como penicilina, por via intravenosa.

Vacinas para a meningite bacteriana

A meningite meningocócica é uma doença grave mesmo com tratamento. Por isso a prevenção com vacinas é a melhor abordagem e salva vidas! No Labi, temos disponíveis duas vacinas que previnem as meningites bacterianas. 

Vacina de Meningite ACWY

Também conhecida como vacina meningocócica conjugada, esta vacina protege contra a meningite bacteriana, forma mais grave da doença, causada pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. A Vacina de Meningite ACWY é indicada para crianças a partir de 2 meses, adolescentes, adultos e idosos com condições que aumentem o risco para a doença meningocócica.

Vacina de Meningite B

A Vacina de Meningite B protege contra a meningite bacteriana causada pela bactéria meningococo do tipo B, considerada uma das formas mais graves e agressivas da meningite bacteriana. Esta vacina é indicada para crianças a partir de 3 meses e adolescentes, seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm),  e também para adultos até 50 anos.

Embora não possam prevenir todos os tipos de doença meningocócica, ambas as vacinas são muito eficazes em prevenir muitos tipos da doença. 

É importante lembrar que todas as vacinas são seguras, fortalecem o sistema imunológico e são a melhor forma de proteção contra doenças graves.

No Labi você pode se vacinar no conforto da sua casa, ou nas unidades Labi Exames Copacabana, Centro de São Paulo e Piracicaba, interior de SP, sem precisar de agendamento. Nossas unidades são modernas, acolhedoras e bem localizadas, próximas ao transporte público.

Seja com a Vacina de Meningite ACWY, Vacina de Meningite B ou com testes, check-ups e vacinas, estamos prontos para te atender com os melhores preços do mercado. Temos diversas vacinas para todas as idades e fases da vida. Da criança ao idoso e não esquecendo da gestante, no Labi você pode cuidar da saúde sem complicação.

Equipe Labi

Posts recentes

Labi oferece descontos imperdíveis nas unidades

Confira todos os detalhes da promoção para exames, testes e check ups em unidades selecionadas…

5 meses atrás

Hemoglobina Glicada (HbA1c)

O que é hemoglobina glicada (HbA1c)? A hemoglobina é uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos…

5 meses atrás

T3: Livre, Total e Reverso

O que é T3?  O T3, ou triiodotironina, é um hormônio produzido pela glândula tireóide.…

5 meses atrás

Desvendando o Hemograma

O que é?  O hemograma é um exame que avalia os componentes celulares do sangue,…

5 meses atrás

T4: Livre e Total

O que é T4?  O T4, também conhecido como tiroxina, é um hormônio produzido pela…

5 meses atrás

Teste de Lipidograma

O que é o Teste de Lipidograma? O perfil lipídico, ou lipidograma, é uma medida…

5 meses atrás