Categorias: Vacinas

Vacina BCG: tire todas as suas dúvidas

Compartilhar

Preparamos este artigo para te explicar mais sobre o que é a Vacina BCG. Qual doença ela previne, quando tomar, quantas doses são recomendadas, quais as reações e outras dúvidas. 

Para que serve a Vacina BCG?

A BCG é uma vacina indicada para proteger contra a tuberculose e é normalmente administrada logo após o nascimento, sendo parte do calendário básico de vacinação da primeira infância. Esta vacina não impede a infecção nem o desenvolvimento da doença, mas impede que ela evolua e evita, na maior parte dos casos, as formas mais graves da doença.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, popularmente conhecido como bacilo de Koch (BK), que entra no organismo por meio das vias aéreas superiores e se aloja no pulmão ou em outras partes do corpo. 

Os sintomas da tuberculose estão normalmente relacionados com o local em que a bactéria se encontra, sendo mais comum de existirem sintomas respiratórios como tosse seca e com sangue, dor no peito ao tossir, dificuldade para respirar e geralmente associada com perda de peso. 

Quando deve tomar a Vacina BCG?

A Vacina BCG deve ser aplicada em bebês recém-nascidos com peso acima de 2kg e deve ser tomada preferencialmente em até 12 horas após o nascimento. Mas, na grande maioria dos casos, a imunização é feita no primeiro mês de vida da criança. 

Caso não ocorra dentro desse tempo, a vacina é recomendada como rotina para crianças até os 5 anos. Além disso, também é recomendada para pessoas que tenham contato com portadores de hanseníase (lepra).

A Vacina BCG tem reação?

A Vacina BCG é aplicada no braço e uma cicatriz pequena, a famosa “marquinha”, se forma no local onde o imunizante foi aplicado. Essa é uma reação super normal e esperada, e é uma das formas de garantir que a criança foi imunizada.  

Logo após a aplicação da vacina, o braço pode apresentar uma certa vermelhidão e a cicatriz tende a aparecer em até três meses após a imunização.

A formação da cicatriz indica que houve uma reação do organismo às bactérias injetadas na pele, sendo considerado um sinal de que a vacina foi capaz de estimular a imunidade do bebê.

No entanto, a ausência da cicatriz não indica necessariamente uma falta de imunização, não sendo recomendado que a vacina seja reaplicada se não existir cicatriz, já que não existem evidências científicas de que seja benéfico.

Quantas doses tem a Vacina BCG?

A Vacina BCG possui uma única dose. 

Quem não pode tomar a Vacina BCG?

A vacina é contraindicada para bebês prematuros ou com menos de 2kg, sendo necessário esperar o bebê chegar aos 2kg para que seja administrada a vacina. 

Além disso, pessoas com alergia a algum componente da fórmula, com doenças congênitas ou imunodepressoras, como infecção generalizada ou AIDS, por exemplo, não devem tomar a vacina.

Vacina BCG no Labi

No Labi, você pode tomar a Vacina BCG, que está disponível para crianças, adolescentes e adultos de qualquer idade.

Aqui no Labi, você conta com as vacinas mais modernas e que são eficazes para todas as idades e tudo isso no conforto do seu lar, sem precisar sair de casa. Proteja você e sua família  com nossos exames, testes, vacinas e check-ups de maneira prática e descomplicada.

Equipe Labi

Posts recentes

Labi oferece descontos imperdíveis nas unidades

Confira todos os detalhes da promoção de abril para exames, testes e check ups em…

4 semanas atrás

Promoção Saúde em Dia

Eu ouvi #promoção? Aproveite os descontos imperdíveis em exames, testes e check-ups e comece o…

2 meses atrás

Curta o carnaval sem deixar a saúde de lado

Para muitos, carnaval é sinônimo de festa, diversão e alegria. Durante esse período, em todo…

3 meses atrás

Saiba Tudo Sobre a Vacina Pneumocócica 23

Para que serve a vacina Pneumocócica 23? A Pneumocócica 23, assim como outras vacinas pneumocócicas,…

6 meses atrás

Descobri que tenho herpes zoster. E agora?

É comum que as pessoas não saibam o que fazer após receber o diagnóstico de…

6 meses atrás

Tudo sobre a Vacina Pneumocócica 15

enfermeira-aplicando-vacina-em-homem O que é a Vacina Pneumocócica 15? Vacina pneumocócica é uma vacina contra a…

6 meses atrás