Sabemos que é essencial tomar a vacina da gripe todos os anos para manter nosso sistema imunológico protegido contra o vírus Influenza e suas mutações. Com a vacina da gripe tetravalente disponível no Labi você e sua família ficam protegidos da gripe, doença que mata até 650 mil pessoas anualmente em todo o mundo.
Ainda está indeciso se precisará tomar a vacina este ano? Então, confira 10 motivos para você tomar a Vacina da Gripe Tetravalente.
Muitas pessoas subestimam o perigo da gripe por considerar que uma doença tão corriqueira não pode ser tão fatal. Contudo, os números são alarmantes.
Para efeito de comparação, o número de pessoas que perdem a vida todos os anos no mundo por conta da gripe, é bastante próximo das mortes causadas pela Pandemia da Covid-19 no Brasil: 650 mil e 695 mil, respectivamente. (Dados de 12 de janeiro de 2023 fornecidos pelo Data Repository by the Center for Systems Science and Engineering (CSSE) da Universidade Johns Hopkins).
Com a vacina, você fica muito mais protegido das complicações da doença, sobretudo, se tiver mais de 60 anos, for gestante, criança ou tiver alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão.
Destas complicações a Síndrome Respiratória Aguda Grave, pneumonia primária por influenza, pneumonia bacteriana e por outros vírus, piora de doenças crônicas, sinusite, otite (inflamação no ouvido) e desidratação são as mais comuns.
As pneumonias, em especial, são bastante preocupantes em idosos. Estima-se que, entre 2015 e 2017, mais de 80% das mortes por pneumonia no país foram de pessoas idosas.
A Vacina de Gripe Tetravalente previne contra as variantes H1N1 (também conhecida como gripe suína) e a variante H3N2 (conhecida como gripe sazonal) do vírus Influenza tipo A e também protege contra duas cepas virais da Influenza B.
É muito mais seguro se vacinar contra a gripe do que contar com a proteção natural que você teria, caso se infecte naturalmente com a doença.
Em uma temporada normal de gripe, as hospitalizações podem sobrecarregar nosso sistema de saúde. Com isso, caso você precise ir a um pronto-socorro, você pode ficar exposto a riscos desnecessários, como a Covid-19, além de sobrecarregar a equipe de saúde.
Embora a maioria das mortes por gripe ocorra em pessoas com mais de 50 anos, ainda há mortes em crianças e até pessoas na faixa dos 20 e 30 anos.
A eficácia da vacina contra a gripe varia de ano para ano. Isso porque a proteção oferecida depende da semelhança entre os vírus da vacina e os que estão em circulação, bem como da saúde do indivíduo. Em outras palavras, mesmo se você se vacinou no ano anterior você precisa se vacinar novamente, pois a vacina é sempre atualizada para as cepas presentes naquele ano.
Os vírus mudam porque os genes desse vírus mudam, sendo que alguns mudam muito pouco e outros, como o influenza, mudam com frequência.
Os vírus da gripe podem ‘reagrupar’ partes do genoma com outros vírus relacionados e criar uma cepa totalmente nova, algo recorrente. Assim, precisamos fazer uma vacina totalmente nova a cada ano, uma vez que, o genoma do influenza muda drasticamente.
Durante as estações em que a vacina é bem compatível com o vírus, a vacinação pode reduzir o risco de gripe em até 60%.
A vacina é aplicada via intramuscular na região do braço. Você pode sentir uma pequena picada quando a agulha entra ou sai e todo o procedimento geralmente leva menos de cinco minutos.
No Labi, nossas equipes de saúde são treinadas para a aplicação de vacinas menos incômodas possível, inclusive para as crianças pequenas que são mais sensíveis à dor.
As vacinas contra a gripe são extremamente seguras, têm sido usadas há décadas no combate à doença e não causam gripe. A injeção contendo os vírus inativados, ou seja, ele não causa a doença, pois os vírus estão mortos e não conseguem se reproduzir, o que torna impossível deles infectarem o nosso organismo.
Os efeitos colaterais mais comuns da vacina são sensibilidade, vermelhidão ou um pouco de inchaço no local da injeção.
Portanto, embora nem todas as pessoas tenham esses efeitos, é bom planejar com antecedência alguns dias de dor muscular em qualquer braço em que você for vacinado, apenas por precaução.
Também é possível desenvolver febre baixa, dor de cabeça ou náusea. Porém, esses sintomas devem desaparecer após um dia ou dois dias. Já os efeitos adversos graves são bastante raros, e o risco deles acontecerem é muito menor do que os riscos que você geralmente corre ao contrair a própria gripe.
Evidências descobertas em um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, apontam que a Vacina da Gripe Tetravalente pode aumentar a proteção contra o coronavírus e diminuir os riscos de infecção pela doença.
A pesquisa, publicada recentemente no periódico científico American Journal of Infection Control, foi feita através da análise dos registros médicos de 27.000 pessoas que fizeram testes para diagnóstico de COVID-19 em julho de 2020. Após a análise, os cientistas concluíram que pessoas que tomaram a vacina contra gripe apresentaram um risco 24% menor de serem infectadas pelo novo coronavírus.
Os resultados da pesquisa evidenciam que pessoas que tomaram o imunizante contra a gripe tinham uma probabilidade menor de testar positivo para a COVID-19, em comparação com pessoas que não foram vacinadas. Além disso, mesmo quando infectadas, indivíduos imunizados contra a gripe tiveram uma menor probabilidade de hospitalização.
Vale ressaltar que apenas com esse estudo não é possível afirmar com 100% de certeza se existe de fato uma relação de causa e consequência entre a vacina da gripe e a redução do risco de infecção por coronavírus.
Porém, os pesquisadores afirmam que há em nosso organismo um mecanismo de defesa chamado “imunidade treinada” no qual a exposição a um invasor, nesse caso aos vírus atenuados presentes na vacina da gripe, também preparam o sistema imunológico para responder a outras ameaças.
Devemos lembrar que a vacina contra gripe não previne contra o coronavírus, e sua principal eficácia é contra as infecções respiratórias causadas pelo vírus influenza e suas variantes.
Quando você se protege da gripe por meio da vacinação, também está protegendo aqueles que não podem se vacinar contra a gripe. Isso inclui bebês com menos de 6 meses de idade, pessoas que tiveram alguma reação adversa à vacina e alérgicos à vacina. Essa é a chamada imunidade de rebanho.
No Labi, você pode tomar a Vacina da Gripe Tetravalente de maneira fácil, descomplicada e com pagamento facilitado: no cartão em até 12 vezes ou no dinheiro e PIX.
Conte com a gente para cuidar da sua saúde! São centenas de exames, testes, check-ups, vacinas pelos melhores preços do mercado em uma de nossas unidades espalhadas pelo estado de São Paulo e Rio de Janeiro ou no conforto da sua casa com o Labi em Casa, nosso atendimento domiciliar. Basta agendar no site.
Confira todos os detalhes da promoção para exames, testes e check ups em unidades selecionadas…
O que é hemoglobina glicada (HbA1c)? A hemoglobina é uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos…
O que é T3? O T3, ou triiodotironina, é um hormônio produzido pela glândula tireóide.…
O que é? O hemograma é um exame que avalia os componentes celulares do sangue,…
O que é T4? O T4, também conhecido como tiroxina, é um hormônio produzido pela…
O que é o Teste de Lipidograma? O perfil lipídico, ou lipidograma, é uma medida…