Bebidas alcoólicas e os cuidados com consumo excessivo no fim do ano

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
04/12/2019
3 minutos de leitura

Dezembro é um dos meses mais celebrados no ano. Afinal, é quando tem início do verão, acontece a celebração do  Natal e as comemorações da virada de ano. Sem contar as confraternizações empresarias, familiares e com amigos.

Em todos esses momentos, as bebidas alcoólicas podem marcar presença e, portanto, é necessário estar alerta para não ultrapassar os limites do corpo.

Consequências

O consumo excessivo de bebida alcoólica no fim do ano pode afetar a saúde, alterando o sistema cardiovascular, a pressão arterial, o fígado e o pâncreas.

Outro problema, principalmente relacionado a bebidas destiladas, como vodca e uísque, é causar danos ao músculo do coração. Também estão relacionados ao consumo excessivo de bebida alcoólica a depressão, ansiedade, hipoglicemia e desidratação.

Agendou exames?

O consumo excessivo de álcool prejudica também o resultado de exames em diferentes intensidades. O álcool é um dos responsáveis pela alteração na concentração de triglicerídeos, glicose e ácido lático.

A recomendação é ficar pelo menos três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica antes da coleta de exames.

Para começar o ano bem e com a saúde em dia, o Labi oferece um check-up completo e muitos outros exames específicos. Acesse o site e confira!

Ressaca

O problema mais comum é a famosa ressaca. Ela nada mais é do que uma intoxicação por excesso de álcool.

Ela ocorre quando bebemos demais e o organismo precisa eliminar de alguma forma a quantidade ingerida. Assim, os órgãos trabalham além da conta para metabolizar a substância.

Os sintomas mais comuns são dores de cabeça, boca seca, náuseas, tontura, desconforto gastrintestinal, cansaço, sonolência, irritabilidade, tremores e falta de apetite.

Outra consequência é a amnésia alcoólica, que é quando durante as comemorações, o indivíduo fica incapaz de lembrar dos eventos enquanto está bebendo.

Ele consegue andar, falar e exercer outras atividades, entretanto o cérebro não consegue formar memórias dessas situações.

Consumo consciente

Para evitar possíveis problemas a principal dica é ter consciência e evitar abusos. Junto disso, durante a ingestão de bebidas alcoólicas, beba também bastante água.

Comer antes de beber também é uma boa recomendação. Mas não se alimente com qualquer coisa.

Deixe de lado as frituras e carnes muito gordurosas. Essas comidas sobrecarregam o fígado, o que pode contribuir ainda mais para a sensação de desconforto causada pelo excesso de álcool.

Para o dia seguinte das festas também é importante se hidratar. Uma boa dica é beber sucos com folhas verdes e gengibre, que ajudam a amenizar sintomas da ressaca.

Limão, maçã, beterraba, folhas verdes e cenoura também ajudam na limpeza do organismo.

CONTEÚDOS MAIS LIDOS

Check-ups para a saúde feminina
Check-ups

Check-ups para a saúde feminina

01/11/2022 7 minutos de leitura
Diabetes: quando fazer um check-up
Check-ups

Diabetes: quando fazer um check-up

16/12/2022 6 minutos de leitura
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: