Como cuidar da saúde na juventude pode impactar na sua qualidade de vida no futuro

Publicado por: Letícia Lana Letícia Lana
25/11/2021
5 minutos de leitura
Grupo de jovens tirando selfie

A expectativa de vida no Brasil vem crescendo aceleradamente e a previsão é que, em 2060, seja de 81,2 anos. Mas, apesar do aumento da expectativa de vida, a saúde do brasileiro vem mostrando índices preocupantes. 

Isso porque 57% dos brasileiros com mais de 18 anos estão acima do peso; 6,2% têm diabetes e 21,4%, hipertensão. Os que têm colesterol alto já somam 12,5% da população adulta e para agravar as estatísticas, 24% ingerem álcool, 46% são insuficientemente ativos e 15% fumam. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério da Saúde.

Apesar do envelhecimento ser um processo natural do ser humano que causa mudanças que alteram o equilíbrio, a força e a capacidade funcional, você sabe quais medidas de prevenção devem ser adotadas em cada fase da vida? E quais as principais orientações para manter uma vida saudável?

Como cuidar da saúde hoje?

Um dos pontos mais importantes é manter uma estabilidade  nos cuidados com a saúde de forma global e em todas as fases da vida, desde a infância, passando pela adolescência, vida adulta e terceira idade. Ter uma rotina de vida balanceada, com relação ao sono e à alimentação, por exemplo, são essenciais até porque é durante o sono que a gente se restabelece, melhora o humor e a produtividade. 

Lembre-se de que o autocuidado é importante e que a sua saúde não pode depender dos outros. E isso também vale para os mais jovens, que frequentemente acham que não terão qualquer tipo de doença. Assim, não se preocupam em adotar hábitos saudáveis e a preocupação vem só mais tarde e, muitas vezes, vem tarde demais. 

Esse comportamento favorece o risco de desenvolver doenças que poderiam ser prevenidas com hábitos bem simples, adotados desde cedo, até porque a maioria das doenças cardiovasculares são evitáveis. O infarto e a angina  podem ser prevenidos com boa alimentação e exercícios físicos regulares

Mesmo assim, não é fácil sensibilizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde desde cedo, para ter benefícios no futuro, já que muitas vezes, só valorizamos as coisas quando as perdemos. Veja abaixo algumas dicas que vão te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida: 

Exercícios físicos e alimentação saudável 

Com relação à atividade física, os médicos reforçam a importância da frequência, intensidade e tempo para manter a regularidade de exercícios principalmente para prevenir doenças cardíacas. A falta de exercício pode gerar, também, a perda do controle dos fatores metabólicos e cardiovasculares, trazendo à diversas complicações, algumas vezes crônicas.

Já a alimentação equilibrada ajuda a manter o corpo com níveis saudáveis de vitaminas e minerais e evita doenças causadas pela obesidade, como hipertensão, diabetes, problemas cardíacos etc. Uma recomendação importante é evitar a utilização excessiva de sal, açúcar, óleo e alimentos ultraprocessados. 

Cuidar da saúde frequentemente 

As pessoas vêm se conscientizando cada vez mais de que a prevenção é realmente o melhor caminho para a qualidade de vida. Por conta disso, a acessibilidade a serviços de saúde é cada vez mais importante e é justamente pensando nisso que o Labi facilita e descomplica o acesso à saúde, oferecendo exames, testes, check-ups e vacinas de alta qualidade e pelos melhores preços do mercado. 

Portanto, não se esqueça de realizar seus exames e check-ups de rotina, manter sua carteirinha de vacinação sempre em dia e se consultar regularmente com o médico para que ele avalie seu estado geral de saúde pelo menos uma vez por ano. 

Cuidar da mente:

Trabalhar, aprender novas atividades e ter hobbies são fundamentais para manter a mente ativa, trabalhar a memória e prevenir, entre outras doenças, depressão e Alzheimer.

Além disso, situações que propiciem o contato social são importantes para promover o bem-estar e evitar o estresse. Cultivar vínculos com amigos e familiares é muito importante, da mesma maneira que conhecer novas pessoas. Passeios, viagens, atividades em grupo, são ótimas opções e, em tempos de distanciamento social, videochamadas são boas alternativas para manter a conversa em dia. 

Manter a vacinação em dia: 

Acompanhar o calendário vacinal e manter a imunização em dia é importante em todas as idades e não somente na infância. Adolescentes, adultos e idosos também têm que tomar algumas vacinas específicas para garantir a própria saúde e a saúde daqueles à sua volta.

E vale lembrar que as vacinas são indicadas para doenças com potencial de trazer complicações severas, ou seja, todos os imunizantes nos protegem de doenças graves que podem levar à complicações e gerar sequelas graves e até levar à morte. 

Ao nos vacinarmos, fortalecemos as defesas naturais do nosso corpo, o que ajuda a impedir que fiquemos doentes e ajuda a preservar nossa saúde. É uma forma segura e inteligente de gerar uma resposta protetora, que nos ajuda a permanecer saudáveis, seguros e fortes.

Como foi mostrado, envelhecer com saúde é possível desde que se tome cuidados simples.

Portanto, não deixe de realizar os exames de rotina e faça sempre um acompanhamento com profissionais da saúde para curtir essa fase da vida com qualidade de vida. E conte sempre com o Labi para te ajudar nessa missão, aqui você encontra as melhores vacinas, exames, testes e check-ups e ainda pode escolher se prefere cuidar da sua saúde em uma de nossas unidades ou no conforto do seu lar

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: