Entenda a diferença entre menopausa e climatério

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
16/10/2019
2 minutos de leitura

Ao contrário do que muitos acreditam, menopausa não é o nome do período em que a mulher perde a capacidade reprodutiva. Essa palavra apenas se refere à última menstruação. O processo como um todo é chamado de climatério.

O que é climatério?

Toda mulher nasce com cerca de 1 a 2 milhões de folículos no ovário e, durante a vida, esse número vai pouco a pouco se dissolvendo. Essas células germinativas são as grandes responsáveis pela produção de hormônios que dão vida à mulher. Portanto, quando o último folículo morre, os ovários entram em falência e as concentrações de estrogênio e progesterona diminuem drasticamente. Como resultado, o corpo passa por uma série de mudanças e o nome desse período é climatério.

Fases do climatério

Pré-menopausa

Normalmente ocorre entre 35 e 40 anos e é marcada pela queda de fertilidade (pode reduzir para 20% nesse período). Durante essa fase, a mulher não sente grandes alterações no organismo, mas as taxas de estrogênio e progesterona já começam a reduzir.

Perimenopausa

Etapa mais conhecida por todas, a perimenopausa começa entre os 45 e 50 anos e é a fase de transição para a menopausa. Nesse momento, os níveis de estrogênio ficam alterados, podendo inclusive estar acima do nível normal. Por essa razão, as mulheres podem sentir ondas de calor, irregularidades no ciclo menstrual, suor excessivo e mudanças de humor. Essa fase ocorre cerca de 2 anos antes da última menstruação e se prolonga até 1 ano após ela.

Menopausa

Nome dado para a última menstruação, mas que só é possível determinar 1 ano após a ocorrência da mesma. Normalmente acontece nas mulheres entre 45 e 55 anos, e, em 5% das vezes, com mais de 55 anos. Durante esse ano, as taxas de folículo estimulante estão elevadas e de estrogênio menores.

Pós-menopausa

Após um ano da mulher ter tido sua última menstruação, ela entra na pós-menopausa. Durante essa fase, é comum apresentarem sintomas como: irritação na região íntima, infecções e incontinência urinária, mucosas ressecadas, diminuição da libido e dificuldade de lubrificação vaginal. Além disso, aumentam-se as chances de desenvolver doenças como Alzheimer, AVC, redução de memória e doenças cardiovasculares.

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: