Exame de sangue: saiba tudo sobre o preparo desse exame

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
27/09/2019
3 minutos de leitura

Quando precisamos realizar um hemograma, conhecido popularmente como exame de sangue, é normal surgirem alguns questionamentos e preocupações. Vou precisar ficar de jejum? Posso fazer os exames após ingerir álcool? Preciso estar de repouso? Como os resultados dos exames de sangue são utilizados para decisões médicas importantes é indispensável que sejam realizados de acordo com as recomendações. Neste artigo você vai entender o que é necessário e tirar suas dúvidas sobre esse procedimento.

Quando o jejum é necessário?

Normalmente o jejum é indicado somente para exames que podem gerar resultados diferentes se relacionados com a alimentação, como glicose e triglicerídeos. Os principais exames não exigem isso. É o caso de hemograma, tipagem sanguínea, beta HCG (teste de gravidez), plaquetas, PSA (antígeno prostático específico), hepatite (todos os tipos), T3, T4 e TSH (exames para avaliação da função da tireoide), sorologias para rubéola e toxoplasmose, ureia, creatinina, magnésio, cálcio, potássio, sódio, progesterona, bilirrubina e anti-HIV, entre outros.

Os exames de sangue precisam ser feitos pela manhã?

A maioria dos exames não precisam ser realizados pela manhã, porque não apresentam variação durante o dia. Entretanto, existem exames que necessitam ter sua realização em um horário específico. É o caso da dosagem de ferro e dos hormônios ACTH, cortisol e CTx, pois estas substâncias sofrem variação ao longo do dia e algumas atingem seu nível máximo pela manhã. Cortisol e ACTH devem ser coletados entre 7h e 9h, enquanto o exame de ferro precisa ser feito até às 10h. Cada especificidade deve ser consultada diretamente com o laboratório ou com seu médico.

Jejum para exame de sangue infantil

Uma regra importante é o fato de que crianças de até seis anos não precisam fazer longos períodos de jejum. Neste caso, é recomendado que o exame de sangue seja feito próximo a uma das refeições.

Álcool e tabaco

Apenas para o exame de triglicérides é feita uma orientação especial sobre o uso de álcool e cigarro. Para este exame, é recomendado um jejum de 12 horas e um período de 72 horas sem consumo de álcool, tabaco e comidas muito gordurosas.

Lembre-se: o mais importante é realizar os exames em situação normal de funcionamento do seu organismo. Evite fazer em momentos de estresse ou cansaço, isso poderá afetar os resultados.

Quanto custa um hemograma completo?

No Labi você pode cuidar da sua saúde sem complicação em uma de nossas unidades ou no conforto da sua casa. Seja um hemograma completo ou checkups, exames e vacinas, estamos prontos para te atender pelos melhores preços do mercado.

TAGS: exame exame de sangue hemograma sangue
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: