5 dicas para quem vai realizar um exame de sangue

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
27/09/2019
3 minutos de leitura

Quando precisamos realizar um exame de sangue, é normal surgirem alguns questionamentos e preocupações. Vou precisar ficar de jejum? Posso fazer os exames após ingerir álcool? Preciso estar de repouso? Como os resultados dos exames de sangue são utilizados para decisões médicas importantes é indispensável que sejam realizados de acordo com as recomendações. Neste artigo você vai entender o que é necessário e tirar suas dúvidas sobre esse procedimento:

Quando o jejum é necessário?

Normalmente o jejum é indicado somente para exames que podem gerar resultados diferentes se relacionados com a alimentação, como glicose e triglicerídeos. Os principais exames não exigem isso. É o caso de hemograma, tipagem sanguínea, beta HCG (teste de gravidez), plaquetas, PSA (antígeno prostático específico), hepatite (todos os tipos), T3, T4 e TSH (exames para avaliação da função da tireoide), sorologias para rubéola e toxoplasmose, ureia, creatinina, magnésio, cálcio, potássio, sódio, progesterona, bilirrubina e anti-HIV, entre outros.

O Labi recomenda

Os exames de sangue precisam ser feitos pela manhã?

A maioria dos exames não precisa ser realizada pela manhã porque não apresentam variação durante o dia. Entretanto, existem exames que necessitam ter sua realização em um horário específico. É o caso da dosagem de ferro e dos hormônios ACTH, cortisol e CTx, pois estas substâncias sofrem variação ao longo do dia e e algumas atingem seu nível máximo pela manhã. Cortisol e ACTH devem ser coletados entre 7h e 9h, enquanto o exame de ferro precisa ser feito até as 10h. Cada especificidade deve ser consultada diretamente com o laboratório ou com seu médico.

Crianças e o exame de sangue

Uma regra importante é o fato de que crianças de até seis anos não precisam fazer grande períodos de jejum. Neste caso, é recomendado que o exame de sangue seja feito próximo a uma das refeições.

Álcool e tabaco

A única observação se faz quanto ao uso antes do exame de triglicérides. Nesse caso, é recomendado um jejum de 12 horas e um período de 72 horas sem consumo de álcool, tabaco e comidas muito gordurosas.

Lembre-se: o mais importante é realizar os exames em situação normal de funcionamento do seu organismo. Evite fazer em momentos de estresse ou cansaço, isso poderá afetar os resultados.

TAGS: exame exame de sangue hemograma sangue
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: