Exame de urina: respondemos as suas principais dúvidas

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
05/09/2022
5 minutos de leitura

Um exame de urina é o teste da urina usado para detectar e gerenciar uma ampla gama de distúrbios, como infecções do trato urinário, doenças renais e diabetes. É um dos exames mais pedidos por médicos em todo o mundo, pois, além de ser relativamente simples de ser feito e acessível, pode ser usado tanto para encontrar a causa de algum sintoma, quanto para monitoramento de doenças crônicas, como diabetes e doença renal crônica. 

Um exame de urina envolve a verificação da aparência, concentração e conteúdo da urina ou também o exame pode indicar um aumento dos níveis de proteína, possivelmente um sinal de doença renal.

Resultados incomuns em um exame de urina geralmente exigem mais testes para encontrar a origem do problema. 

Para que serve o exame de urina

Muito provavelmente, você já fez um exame de urina em algum momento da vida, seja em um exame de rotina, seja para avaliar a causa de algum sintoma. Um exame de urina pode ser feito por vários motivos. Confira os principais:

  • Para verificar sua saúde geral: um exame de urina pode fazer parte de uma bateria de exames médicos de rotina, exame de gravidez ou preparação pré-operatória ou pode ser usado para rastrear uma variedade de distúrbios, como diabetes, doença renal ou doença hepática.
  • Para diagnosticar uma condição médica: um exame de urina pode ser solicitado para ajudar a diagnosticar a causa de sinais e sintomas, como abdominal, dor nas costas, micção frequente ou dolorosa, sangue na urina e outros problemas urinários.
  • Para monitorar uma condição médica: se você foi diagnosticado com uma condição médica, como doença renal ou infecção do trato urinário, seu médico pode recomendar testar sua urina regularmente para monitorar a sua condição e tratamento.

Outros testes, como testes de gravidez e exames de drogas, podem depender de uma amostra de urina, mas esses testes procuram substâncias que não estão incluídas em um exame de urina típico.

Tipos de exame de urina

Existem diversos exames de urina disponíveis, desde aqueles mais comuns, como teste de Urina Tipo 1, até os mais específicos, como o Exame de Coproporfirinas na Urina. Todos podem ser feitos em uma das unidades do Labi ou no conforto da sua casa.

 Urina Tipo 1 (EAS)

Também conhecido como exame de urina normal, urina parcial e parcial de urina, este exame é indicado para ter uma visão geral da sua saúde, para entender a causa de sintomas, como micção frequente, ou para monitorar o tratamento de alguma condição, como diabetes.

No exame de Urina Tipo 1, que deve ser feito com a primeira urina da manhã, preferencialmente, são analisados aspectos físicos da urina (cor, densidade e odor), aspectos químicos, como o Ph e glicose, e a presença e concentração de elementos anormais, como proteínas, nitritos e leucócitos e sangue.

Potássio urinário 24h

Um teste de potássio urinário 24h verifica o nível de potássio em seu corpo, elemento importante no metabolismo celular e que ajuda a manter o equilíbrio de fluidos e eletrólitos, sendo fundamental para o funcionamento dos nossos nervos e músculos.

Ter níveis de potássio acima do normal pode ser ruim para a saúde. Por isso, fazer um teste de urina para determinar a quantidade de potássio no organismo pode ajudar o médico na investigação de sintomas, como constipação, cãimbras, fraqueza, entre outros.

No Labi, o exame Potássio Urinário em Urina de 24 horas é feito a partir da análise de amostra de urina e o resultado é liberado em 2 dias úteis.

Cultura de urina

Cultura de Urina é um teste feito para detecção de bactérias na urina e é usado, por exemplo, para o diagnóstico de uma infecção do trato urinário (ITU). Estas infecções causam bastante dor, desconforto e são mais comuns nas mulheres, afetando, geralmente, a bexiga e a uretra.

No Labi, o Exame de Cultura de Urina é feito a partir de uma amostra de urina que deve ser coletada preferencialmente na primeira urina da manhã ou qualquer outra micção com intervalo mínimo de duas horas sem urinar.

Ácido Úrico, urina amostra isolada

Os exames de Ácido Úrico  e exame de Ácido Úrico com Amostra isolada medem a quantidade de ácido úrico no corpo, um produto químico produzido quando seu corpo decompõe as purinas. As purinas são compostos que entram na corrente sanguínea durante a quebra natural das células do corpo e também são criados durante a digestão de certos alimentos, como: sardinha, cogumelos e ervilhas.

Um exame de Ácido Úrico é frequentemente realizado para ajudar a determinar a causa subjacente dos níveis anormais de ácido úrico, conhecida como gota, uma condição causada por níveis elevados deste ácido no organismo.

Seja com exames, testes, vacinas ou check-ups, no Labi você pode cuidar da sua saúde sem complicação. Os nossos laudos são fáceis de entender e você pode consultar os resultados dos nossos exames online em poucos cliques. Além disso, como sabemos que a prevenção é a chave para ter mais saúde, temos disponíveis diversos check-ups, como check up do coração, check up do rim e muitos outros. 

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: