Um exame toxicológico procura vestígios de drogas em seu sangue, urina, cabelo, suor ou saliva e, na maioria dos casos, você pode precisar ser testado por conta de uma política no local onde trabalha ou estuda ou por legislação do país. Por exemplo, algumas empresas solicitam o exame toxicológico para entregadores, ou para trabalhadores que atuam na indústria.
As principais razões pelas quais uma pessoa pode precisar fazer uma triagem de drogas são:
No Labi, o Exame Toxicológico é feito com uma amostra de cabelo ou pelo. Neste, uma pequena quantidade de cabelo é removida de sua cabeça com uma tesoura para, então, ser analisada quanto a sinais de uso de drogas durante os 90 dias anteriores.
No Brasil, o exame deve ser feito por motoristas que precisam emitir e renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E, tanto na pré-admissão quanto no desligamento, de acordo com a CLT.
Além disso, desde o 12 de abril de 2021, está em vigor a Lei 17041, que indica a obrigatoriedade da realização do exame toxicológico a cada 2 anos e meio para motoristas das categorias C, D e E para condutores com CNH válida por até 5 anos com idade inferior a 70 anos.
O toxicológico também pode ser solicitado para admissão em concursos públicos, de acordo com as regras do edital ou em outras situações específicas.
O Exame Toxicológico identifica o uso de substâncias psicoativas por um período mínimo de 90 dias, sendo que a coleta de pelos corporais abrange uma janela de detecção automática de 180 dias, revelando se a pessoa fez uso ou não de substâncias psicoativas.
No Labi, o exame identifica a presença das seguintes drogas:
O Exame toxicológico não analisa a presença de anabolizantes, esteroides, efedrina, fenfluramina, metilfenidato, reptifuel e terma-pró.
Existem dois resultados possíveis para as drogas analisadas:
Apesar do que muitos pensam e é divulgado na internet, não é possível alterar o resultado do exame. Portanto, se você sabe que será solicitado a fazer um teste toxicológico, sua melhor aposta é não usar drogas.
Como mencionado, o exame toxicológico é feito a partir da análise de cabelo ou pelo, sendo que é necessário que o cabelo tenha 4 cm de comprimento.
Caso o cabelo não tenha esse comprimento necessário para abranger o tempo de detecção solicitado, a coleta deve ser direcionada para os pelos corporais. Estes, devido a sua fisiologia diferenciada, possuem um crescimento mais lento, e a quantidade necessária para a realização do exame seria o equivalente a uma bola de algodão com 2 cm de diâmetro.
Não existe nenhum preparo prévio para este exame. Sendo assim, xampus, condicionadores, cremes, sprays, processos químicos para alisamento e quaisquer produtos usados nos cabelos não interferem no resultado.
Por razões legais, participam do teste 3 pessoas: coletador, paciente e testemunha. Além disso, menores de idade devem comparecer com o responsável legal e pessoas que estão realizando o teste para concurso, devem apresentar o edital.
No Labi, o Exame Toxicológico pode ser realizado por R$119,00 com pagamento facilitado no cartão de crédito, boleto ou PIX, A coleta do cabelo ou pêlo é indolor, rápida, não oferece qualquer risco à saúde da pessoa e pode ser realizada sem agendamento em algumas unidades Labi do estado de São Paulo.
Para saber qual a unidade mais próxima de você que realiza o teste, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento.
Os resultados ficam prontos em 13 dias úteis e são enviados diretamente para o seu e-mail com total sigilo e segurança.
Seja com exame toxicológico ou vacinas, testes e check-ups, no Labi estamos prontos para te atender sem complicação pelos melhores preços do mercado. Nossos resultados são rápidos e com altíssima precisão e você ainda escolhe se quer ser atendido no conforto da sua casa, por meio do Labi em Casa, nosso atendimento domiciliar ou em uma de nossas unidades espalhadas por São Paulo e Rio de Janeiro. Conte com a gente para cuidar da sua saúde e da sua família!
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: