Hemograma completo: o que é e para que serve

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
15/08/2022
2 minutos de leitura

O que é Hemograma Completo?

O hemograma , conhecido popularmente como exame de sangue, é o exame que avalia as células do sangue. Existem três tipos de células no sangue, vermelhas, brancas e as plaquetas, e cada grupo é analisado separadamente no exame.

Série Vermelha

As células vermelhas são as hemácias, células responsáveis por carregar o oxigênio dos pulmões para todo o corpo. A hemoglobina é a parte mais importante das hemácias. O valor da hemoglobina é o melhor parâmetro para avaliar se a pessoa tem anemia. 

Série Branca

As células brancas são os leucócitos. Eles são responsáveis por defender o corpo de microrganismos invasores como bactérias, fungos e vírus. Dentro desse grupo, existem vários tipos de células com funções diferentes, por isso as causas de alterações na série branca são muito variadas.

Plaquetas

As plaquetas atuam na coagulação do sangue e, portanto, são muito importantes para a nossa saúde e sobrevivência. Quando há um foco de sangramento no corpo, as plaquetas vão até lá e formam como se fosse uma “rolha” que ajuda a parar o sangramento.

Pacientes com poucas plaquetas têm maior dificuldade em formar as rolhas e por isso têm maior risco de sangramentos. Alguns remédios podem alterar a quantidade de plaquetas no sangue.

Quanto custa um hemograma completo?

No Labi você pode cuidar da sua saúde sem complicação em uma de nossas unidades ou no conforto da sua casa. Seja um hemograma completo ou checkups, exames e vacinas, estamos prontos para te atender pelos melhores preços do mercado.

TAGS: exame de sangue Exames hemograma

CONTEÚDOS MAIS LIDOS

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: