Teste do pezinho: para que serve este teste

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
27/10/2021
7 minutos de leitura
Bebezinho na clínica de saúde para vacinação

Todo mundo já ouviu falar do Teste do Pezinho e do quanto ele é indispensável para a saúde do bebê. Mas, afinal, você sabe para que exatamente ele serve e qual sua importância?

Pensando nisso, preparamos esse artigo para te ajudar a entender sobre o teste do pezinho, quais doenças ele detecta e como ele é feito. Afinal, informação nunca é demais quando se trata de cuidados com o bebê.  

O que é o Teste do Pezinho?

O teste do pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é um exame obrigatório realizado em todos os recém-nascidos, normalmente a partir do 3º dia de vida, que ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido, mas que não apresentam sintomas detectáveis. 

Essas doenças não apresentam risco durante a gestação porque, antes do nascimento, o feto está relativamente protegido dos danos de uma doença meta­bólica. Isso acontece por causa da placenta, que fornece nutrientes e promove a filtra­gem de metabólitos tóxicos. Assim, muitas dessas doenças são descobertas nos primeiros dias de vida da criança, já que ela não pode mais se beneficiar da ajuda fisiológica da mãe para compensar as deficiências de seu metabolismo. 

Com o teste do pezinho, é possível promover um tratamento específico para a condição encontrada, o que permite diminuir ou eliminar danos irreversíveis (como deficiência mental, deficiências físicas) e até mesmo, em casos mais graves, evitar a morte do bebê. Por isso, realizar o teste é necessário, ainda que não haja histórico familiar dessas doenças. Mesmo numa criança saudável no nascimento, os primeiros sintomas podem demorar meses ou até anos para se manifestarem.

Para que serve o Teste do Pezinho?

No Brasil, o teste do pezinho é obrigatório para todas as crianças, justamente por detectar precocemente doenças que podem prejudicar o crescimento e desenvolvimento do bebê. 

O principal objetivo do teste é identificar distúrbios e doenças em tempo oportuno para iniciar o tratamento adequado. Assim, é possível reduzir casos graves e complicações e melhorar a qualidade de vida das crianças com eventuais testes positivos.

Com quantos dias se faz o teste do pezinho?

O período indicado para a realização do teste do pezinho é entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê, podendo se estender até, no máximo, o 90º dia. No entanto, quanto mais rápido o teste for feito melhor, já que a agilidade é necessária para prevenir atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor ou mesmo o óbito da criança.

Afinal, quanto antes os problemas forem identificados, mais rápido começam os tratamentos necessários. Dessa forma, as chances de evitar complicações graves aumentam consideravelmente.

Como é feito o teste do pezinho?

O teste do pezinho é feito a partir da coleta de pequenas gotas de sangue do calcanhar do bebê, que são colocadas em um papel-filtro e enviado para análise para que seja verificada a presença de possíveis alterações.

No caso de bebês prematuros, o teste do pezinho também é indispensável, porém,  é  necessário fazer mais de uma coleta, sendo a segunda após 120 dias do nascimento e, em caso de transfusão de sangue, uma terceira coleta deve ser feita 120 dias depois da última transfusão. 

Uma boa dica, que ajuda a conseguir um diagnóstico mais fácil e com resultados mais precisos, é amamentar a criança antes de fazer o teste. E vale lembrar que por ser se tratar de um teste rápido e não-invasivo, o teste do pezinho não causa nenhum tipo de risco ao bebê.

Qual a diferença entre o teste do pezinho da rede pública e privada?

Na rede particular, ao contrário da rede pública, pode ser feito o teste do pezinho ampliado que detecta um número maior de condições, como o Teste do Pezinho Super Ampliado + TANDEM + SCID/AGAMA + Doenças Lisossômica que ajuda a detectar a fibrose cística e outras doenças que afetam a saúde e qualidade de vida do bebê. 

No Labi, você realiza o Teste do Pezinho em até 12 vezes. Então aproveite e realize o teste com o  melhor preço do mercado e da maneira que mais se encaixa na sua rotina. Assim, você conta com mais uma ferramenta para te auxiliar nos cuidados com a saúde do seu bebê.

Quais os resultados do Teste do Pezinho?

O teste do pezinho promove o diagnóstico de diversas doenças, no entanto as principais são hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme e fibrose cística, já que essas condições podem trazer complicações para o bebê ainda no primeiro ano de vida caso não sejam identificados e tratadas.

Entre essas condições, destacam-se o hipotireoidismo congênito e a doença falciforme. Juntas, elas correspondem por 77% dos casos diagnosticados no teste do pezinho.

Aqui no Labi, o Teste do Pezinho conta com 4 versões diferentes: Perfil básico, Perfil ampliado, Perfil Super Ampliado + TANDEM e Super Ampliado + TANDEM + SCID/AGAMA + Doenças Lisossômicas e você pode escolher a que se encaixa melhor no seu bolso e nas suas necessidades. Veja qual a diferença de cada um deles: 

Perfil Básico:

Este tipo de teste do pezinho oferece a triagem essencial, englobando as principais doenças que precisam obrigatoriamente ser analisadas no bebê. São elas:

  • Hipotireoidismo congênito;
  • Fenilcetonúria e outras hiperfenilalaninemias;
  • Anemia falciforme e diversas hemoglobinopatias;
  • Fibrose cística;
  • Hiperplasia congênita da suprarrenal;
  • Deficiência de biotinidase; 
  • Toxoplasmose congênita.

Perfil Ampliado:

Além de todas as condições analisadas no Perfil Básico, o Teste do Pezinho – Perfil Ampliado também analisa:

  • Hipotireoidismo congênito e deficiência de TBG (globulina ligadora da tiroxina T4);
  • Aminoacidopatias e distúrbio do ciclo da ureia.

Perfil Super Ampliado + TANDEM:

Com capacidade de diagnosticar até 60 doenças, incluindo todas as detectadas no Perfil Ampliado, o Teste do pezinho Super Ampliado + TANDEM identifica também as seguintes doenças:

  • Tirosinemias;
  • Galactosemias;
  • Deficiência de G6PD;
  • Sífilis congênita;
  • Doença de chagas;
  • Citomegalovirose;
  • Rubéola congênita;
  • Surdez congênita.

Perfil Super Ampliado + TANDEM + SCID/AGAMA + Doenças Lisossômicas:

Sendo o mais abrangente dos perfis, o Teste do Pezinho – Super Ampliado + TANDEM + SCID/AGAMA + Doenças Lisossômicas inclui, além de todas as análises do Perfil Molecular, as seguintes doenças:

  • Distúrbios da beta oxidação dos ácidos graxos e acidemias orgânicas;
  • Deficiência de Acil-Coa e desidrogenase de cadeia média;
  • Doenças lisossômicas (Doença de Gaucher, Pompe, Fabry e MPS I);
  • SCID, AGAMA e outras imunodeficiências congênitas;
  • Soropositivo para HIV.
Tabela diferenças testes do pezinho

E lembre-se: seja com o Teste do Pezinho ou com outros exames, testes, vacinas e check-ups, conte sempre com o Labi para auxiliar você e sua família nos cuidados com a saúde em todas as etapas da vida

Artigos Relacionados:

O que é o exame NIPT?

Vacinas do bebê: saiba quais são e quando tomar

Amamentação: cinco mitos e verdades sobre o aleitamento materno

Vacinação em bebês: como acalmar os pequenos durante a imunização

TAGS: Teste do Pezinho
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: