Hormônio Luteinizante: entenda tudo sobre o LH

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
20/12/2022
6 minutos de leitura

O que é hormônio luteinizante?

O hormônio luteinizante (LH) é um importante hormônio produzido por homens e mulheres que desempenha papel fundamental na puberdade, menstruação e fertilidade. Valores anormais de LH no organismo podem indicar uma variedade de problemas relacionados à saúde reprodutiva. Por isso, a medição desses valores, na maioria das vezes, é parte do tratamento para casais que desejam engravidar ou, no caso de sintomas e alterações de saúde, sejam observadas.

Neste artigo do blog, explicaremos o que é o hormônio luteinizante, quais valores são considerados normais e se é possível aumentar a quantidade dele no organismo. Confira.

Para que serve o hormônio luteinizante (LH)

LH é um hormônio produzido na glândula pituitária, localizada na base do cérebro e com aproximadamente o tamanho de uma ervilha. Nas mulheres, o LH é uma parte importante do ciclo menstrual e funciona em parceria com o hormônio folículo-estimulante (FSH), outro hormônio produzido na pituitária. O FSH estimula o folículo ovariano, fazendo com que um óvulo cresça e também desencadeia a produção de estrogênio no folículo.

O aumento do estrogênio informa à glândula pituitária para parar de produzir FSH e começar a produzir mais LH, uma mudança que faz com que o óvulo seja liberado do ovário, no processo chamado de ovulação. 

Em resumo, o LH é fundamental para o funcionamento normal do ciclo menstrual e valores anormais podem ser indicativos de alterações importantes que precisam ser investigadas. São elas: 

  • Ovários que não se desenvolveram adequadamente.
  • Anormalidades genéticas, como a Síndrome de Turner.
  • Exposição à radiação.
  • Histórico de uso de drogas quimioterápicas.
  • Distúrbios autoimunes.
  • Tumor ovariano.
  • Doença de tireoide ou adrenal.
  • Síndrome dos ovários policísticos (SOP)

Baixos níveis de hormônio luteinizante (LH) também são conhecidos como insuficiência ovariana primária, uma condição que pode prejudicar as chances da mulher conseguir engravidar.

 Hormônio luteinizante nos homens

Nos homens a glândula pituitária também produz hormônio luteinizante (LH) que age na produção de testosterona, hormônio necessário para a produção de espermatozoides. Valores de LH altos podem ser causados por uma série de fatores, como:

  • Anormalidades cromossômicas, como a Síndrome de Klinefelter.
  • Falha no desenvolvimento dos testículos.
  • Histórico de infecções virais, como a caxumba.
  • Trauma ou lesão nos testículos.
  • Exposição à radiação.
  • Histórico de uso de medicamentos quimioterápicos.
  • Distúrbios autoimunes.
  • Tumores.

Independente dos valores, você precisa conversar com o seu médico para que as causas sejam investigadas e possíveis tratamentos planejados.

Hormônio luteinizante: valores normais

Em homens, os resultados entre 0,57 e 12,07 mUI/mL estão na faixa normal. Em mulheres, os valores devem estar de acordo com o período do ciclo menstrual, que podem ser consultados a seguir:

  • Fase Folicular (primeiros 14 dias da menstruação): valores entre 1,80 e 11,78 mUI/mL
  • Pico Ovulatório (dia 14): valores entre 7,59 e 89,08 mUI/mL
  • Fase Luteínica (do dia 15 até menstruar): valores entre 0,56 e 14 mUI/mL
  • Menopausa: valores entre 5,16 e 61,99 mUI/mL.

Faça o Exame de Hormônio Luteinizante (LH) no Labi por R$25,00 e tenha o resultado em 2 dias úteis.

Como aumentar o hormônio luteinizante?

Se você deseja aumentar seus níveis de LH, existem várias maneiras de fazer isso naturalmente e/ou com a ajuda de um médico. A seguir estão algumas dicas.

Como aumentar o hormônio luteinizante (LH) naturalmente?

Seus hábitos podem desempenhar um papel importante na regulação hormonal e na saúde reprodutiva. Se você deseja aumentar a produção de LH do seu corpo naturalmente, fazer mudanças na alimentação, perder peso, reduzir o consumo de álcool, não fumar e melhorar a qualidade do seu sono são os caminhos mais seguros.

Se precisar de ajuda para gerenciar qualquer um dos fatores de estilo de vida acima, fale com seu médico e ele poderá fornecer conselhos práticos e um plano de ação para um estilo de vida mais equilibrado.

Como aumentar o hormônio luteinizante (LH) com assistência médica

Existem diversas maneiras de aumentar os níveis do LH com assistência médica. Confira as principais:

  • Reposição de estrogênio: outro tratamento possível que pode ajudar a aumentar os níveis de LH é a reposição de estrogênio. Este tipo de terapia hormonal também ajuda a regular o ciclo e melhorar a espessura do revestimento uterino, melhorando as chances de concepção.
  • Tratamento com gonadotrofina: esse medicamento contém LH e hormônio folículo-estimulante (FSH) que, uma vez injetados, trabalham juntos para produzir e amadurecer múltiplos folículos para a ovulação.
  • Tratamento com gonadotrofina menopáusica humana: semelhante ao tratamento com gonadotrofina, o tratamento com gonadotrofina menopáusica humana (hMG) é outra opção que pode ajudar a aumentar os níveis de LH e FSH. Com isso, a produção de óvulos também aumenta.
  • Injeções de gonadotrofina coriônica humana: as injeções de gonadotrofina coriônica humana (hCG) são outra opção de tratamento para baixos níveis de LH. Embora as injeções de hCG não aumentem o LH especificamente, o hCG funciona de maneira semelhante ao LH e pode ajudar o organismo a liberar óvulos com sucesso durante a ovulação.

Lembre-se: antes de pensar em tratamentos, naturais ou não, você precisa se consultar com o seu ginecologista de confiança para entender o seu caso e medir se os seus níveis de hormônio luteinizante (LH) estão dentro do esperado. 

Para isso, o profissional fará diversos exames para analisar a sua fertilidade, sendo o Exame de Hormônio Luteinizante (LH) um dos mais solicitados.

Onde fazer o Exame de Hormônio Luteinizante (LH)?

No Labi você pode fazer o Exame de Hormônio Luteinizante (LH) em uma das nossas unidades espalhadas por São Paulo e Rio de Janeiro ou no conforto da sua casa, por meio do Labi em Casa, nosso atendimento domiciliar. 

Basta uma coleta de sangue rápida e quase indolor e você terá o resultado em 2 dias úteis que poderá ser consultado em nosso site em poucos cliques.

Seja com o Exame de Hormônio Luteinizante (LH) ou com outros indicados para a saúde e fertilidade femininas, como o Exame de FSH – Hormônio Folículo Estimulante ou Exame de Estradiol, no Labi você pode fazer exames, testes, check-ups e vacinas pelos melhores valores do mercado. Nosso pagamento também é facilitado: dinheiro, PIX ou cartão. Você escolhe!

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: