Dia do Infectologista: conheça mais sobre a especialidade

Publicado por: Letícia Lana Letícia Lana
11/04/2022
3 minutos de leitura
Entenda as principais funções de um biomédico

O Dia do Infectologista é comemorado em 11 de abril, data em que se homenageia o médico especialista em doenças infecciosas e a importância dessa especialidade médica é reconhecida há muitos anos, desde o final do século 19, quando graves epidemias assolavam o Brasil.

E para comemorar esta data, conversamos com a infectologista do Labi, a Dra Aline Scarabelli, para ela te contar um pouco mais sobre a infectologia. Vem conferir! 

O que faz um médico infectologista?

Um infectologista diagnostica, trata e previne doenças infecciosas causadas por diversos microorganismos como, bactérias, vírus, protozoários e fungos. Temos diversas áreas de atuação, entre elas eu destaco as seguintes:

  • Vigilância epidemiológica: que é a notificação de doenças e instauração de medidas para controle de surtos, epidemias e pandemias. 
  • Medicina dos viajantes: são os profissionais que fazem o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao deslocamento de pessoas. 
  • Internados em enfermarias e UTI’s: é o infectologista que auxilia no manejo do paciente mais grave, escolhendo a melhor terapia antimicrobiana.
  • Ambulatoriais: é quem avalia e trata o paciente que não tem necessidade de ficar internado. 
  • Serviços de controle de infecção hospitalar: especialidade que diagnostica e previne infecções oriundas do ambiente hospitalar. Nosso trabalho consiste na elaboração de protocolos e fluxos para ajudar no controle da disseminação de agentes hospitalares.

Quais as principais doenças tratadas pelo médico infectologista? 

As principais doenças que nós tratamos são: infecções bacterianas que causam problemas urinários, pulmonares, de pele e meningite; HIV/AIDS, Hepatites Virais, Sífilis e outras ISTs; e também a Tuberculose.

Conta para gente um pouco da relação entre infectologia e exames/vacinas:

Como o infectologista é um médico que atua bastante na medicina preventiva,  as vacinas são importantes aliadas desta especialidade. Por isso, é importante procurar o infectologista para verificar se sua carteira de vacinação está em dia e buscar orientações para atualizá-la o mais rápido possível.

O que te motivou a se especializar na área de Infectologia?

A minha escolha pela Infectologia ocorreu no meu último ano da faculdade, em que eu decidi que eu queria uma especialidade com área de atuação bem ampla e que tivesse a prevenção como um ponto forte.

Por fim, queremos deixar nosso muito obrigado, não só para a Dra Aline, como para todos os médicos infectologistas do Brasil que trabalham incansavelmente para nos ajudar a combater a COVID-19 e tantas outras doenças infecciosas.

TAGS: Infectologista
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: