Ureia: saiba tudo sobre este exame

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
15/08/2022
5 minutos de leitura

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, hoje, no Brasil, 10 milhões de pessoas sofrem de alguma doença renal, número que dobrou na última década. As doenças renais são, no geral, silenciosas e com poucos sintomas, por isso, ainda segundo a Entidade, 70% dos pacientes que iniciam a diálise descobrem a doença quando os rins já estão seriamente comprometidos. Este dado alarmante demonstra a importância de falarmos sobre o assunto. 

Neste artigo, respondemos as principais dúvidas sobre um dos exames de triagem mais importantes quando pensamos em saúde renal: o exame de ureia.

O que é ureia?

Nosso organismo cria amônia quando decompõe a proteína dos alimentos. A amônia contém nitrogênio, que se mistura com outros elementos em seu corpo, incluindo carbono, hidrogênio e oxigênio, para formar a ureia, que é excretada pelos rins quando urinamos.

O exame de ureia determina a quantidade de ureia no sangue para avaliar a quantidade de degradação de proteínas e pode ajudar a determinar quão bem os rins estão funcionando e se sua ingestão de proteína é muito alta ou baixa. Além disso, pode ajudar a diagnosticar se você tem um problema com a digestão ou absorção de proteínas no intestino.

O que é exame de ureia?

Um exame de ureia mede a quantidade de nitrogênio ureico que está no sangue, ajudando a revelar informações importantes sobre o funcionamento dos rins.

Um exame de ureia pode revelar se os níveis de nitrogênio da ureia estão acima do normal, sugerindo que os órgãos podem não estar funcionando corretamente. Muitas vezes, este exame é feito junto com outros exames de sangue, como o exame de sangue de creatinina, para fazer um diagnóstico completo.

Para que serve o exame de ureia

Um exame de ureia pode ser indicado nos seguintes casos:

  • Se o médico suspeitar que você tem doença renal ou danos nos rins.
  • Para avaliar a sua função renal, especialmente se você tiver uma condição crônica, como diabetes ou hipertensão.
  • Para ajudar a determinar a eficácia do tratamento de diálise se você estiver recebendo hemodiálise ou diálise peritoneal.
  • Como parte de um grupo de exames de sangue para ajudar a diagnosticar várias outras condições, como danos no fígado, obstrução do trato urinário, insuficiência cardíaca congestiva ou sangramento gastrointestinal – embora um resultado anormal do teste de ureia, isoladamente, confirme nenhuma dessas condições.

Se os problemas renais forem a principal preocupação, os níveis de creatinina no sangue provavelmente também serão medidos quando o sangue for testado para os níveis de ureia. A creatinina é outro produto residual que os rins saudáveis ​​filtram do seu corpo através da urina, sendo que níveis elevados de creatinina no sangue podem ser um sinal de danos nos rins.

O seu médico também pode testar o quão bem seus rins estão removendo os resíduos do sangue. Para fazer isso, você pode coletar uma amostra de sangue para calcular sua taxa de filtração glomerular (TFG) estimada. 

Quem deve fazer exame de ureia

As doenças dos rins podem não causar sintomas no começo, o que atrasa o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento adequado. Portanto, quando se inicia o tratamento precocemente, maiores são as chances de evitar a progressão da doença. A dosagem de ureia é indicada nos seguintes casos:

  • Pacientes com doença renal conhecida devem fazer esse exame periodicamente para acompanhar a evolução da doença, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia. 
  • Idosos e pessoas com histórico familiar de doença renal também devem fazer a dosagem de ureia, pois apresentam maior risco de desenvolver doenças renais.

Por fim, o exame é necessário caso o seu médico queira avaliar como está a sua função renal em exames periódicos.

Como me preparo para um exame de ureia?

Um exame de ureia não requer nenhuma preparação especial. No entanto, é importante informar ao seu médico se você estiver tomando algum medicamento prescrito ou de venda livre, pois certos medicamentos podem afetar a sua dosagem de ureia.

Quais outros exames detectam problemas no rim?

O diagnóstico de problemas renais pode ser feito com o auxílio de exames de sangue, como dosagem de creatinina, sódio e potássio, e exames de urina.

No geral, doenças renais não têm sintomas, fazendo com que o diagnóstico, muitas vezes, seja tardio. Por isso, é importante conversar com o seu médico de confiança e fazer sempre que necessário o Check-up do Rim disponível no Labi.

O check-up pode ser feito no Labi no conforto do seu lar pelos melhores preços do mercado. E lembre-se: seja com exames, testes, vacinas ou check-ups, conte sempre com a gente para te ajudar a descomplicar seus cuidados com a saúde.

TAGS: exame de urina Rim ureia Urina

CONTEÚDOS MAIS LIDOS

Check-up Vegetariano: para que serve?
Check-ups

Check-up Vegetariano: para que serve?

19/12/2022 4 minutos de leitura
TGO e TGP: para que servem estes exames?
Exames

TGO e TGP: para que servem estes exames?

06/09/2022 7 minutos de leitura
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: