Saúde do homem e doenças cardiológicas

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
14/11/2019
4 minutos de leitura

Todos os hábitos no decorrer da vida fazem com que a saúde do homem seja mais prejudicada que a da mulher. Em média, eles vivem sete anos a menos que elas e, segundo pesquisas, preocupam-se menos com a saúde. 

Entre os que vão ao médico, 70% deles são influenciados a fazer isso pela mulher ou pelos filhos. Esses descuidos com a saúde fazem com que mais da metade deles já chegam ao consultório médico com doenças em estágio avançado.

É importante ter consciência que a descoberta precoce dos problemas de saúde mais comuns entre os homens pode fazer com que o tratamento tenha um resultado melhor. Entre os principais problemas que afetam a saúde do homem com mais de 45 anos estão as doenças cardiológicas. Confira mais sobre a doença:

Saúde do homem: doenças cardiológicas

A partir dos 45 anos, as doenças cardiovasculares aparecem entre as três principais causas de morte de homens, ao lado de câncer e diabetes. Contudo, as causas da doença geralmente são conhecidas e tratam-se de hábitos não saudáveis durante a vida.

Fumar, ingerir álcool em excesso, sedentarismo e exagero em sal e alimentos gordurosos estão entre os principais vilões. Felizmente, a boa notícia é que esses hábitos podem ser cessados a qualquer momento para evitar as doenças. Assim, a visita regular ao médico e check-ups são fundamentais para a prevenção.

As doenças cardiovasculares são um grupo de doenças do coração e dos vasos sanguíneos e incluem:

  • Doença coronariana – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco;
  • Doença cerebrovascular – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro;
  • Doença arterial periférica – doença dos vasos sanguíneos que irrigam os membros superiores e inferiores;
  • Doença cardíaca reumática – danos no músculo do coração e válvulas cardíacas devido à febre reumática, causada por bactérias estreptocócicas;
  • Cardiopatia congênita – malformações na estrutura do coração existentes desde o momento do nascimento;
  • Trombose venosa profunda e embolia pulmonar – coágulos sanguíneos nas veias das pernas, que podem se desalojar e se mover para o coração e pulmões.

Sintomas

A primeira aparição externa de problemas cardiovasculares pode ser um ataque cardíaco logo de cara. Muitas vezes não há sintomas da doença subjacente dos vasos sanguíneos. Por isso a importância das consultas frequentes com o médico de confiança.

O Labi recomenda

Prevenção

A melhor prevenção é cuidar da saúde constantemente e não apenas quando aparecem sintomas.. Com práticas mais saudáveis, a chance de um problema com o sistema cardiovascular é reduzida consideravelmente. Confira algumas das medidas que podem ser adotadas:

  • Faça exercícios físicos regularmente depois de passar por avaliação médica;
  • Mantenha uma dieta saudável e variada, com o mínimo possível de alimentos industrializados e de sal;
  • Não fume;
  • Tome o mínimo possível de bebidas alcoólicas;
  • Mantenha-se próximo ao peso ideal para o seu tipo físico e sua idade;
  • Se tiver algum problema de saúde – como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, por exemplo -, tome os medicamentos da forma correta e também siga as demais orientações do seu médico.

De olho na saúde

Para os homens com idade superior aos 45 anos, o Labi Exames oferece um check-up com mais de 20 exames destinado a esse público. São exames destinados a medição dos índices de colesterol, hormônios e proteínas que indicam o estado de saúde do paciente nos mais variados níveis, sendo fundamental para o controle e prevenção.

Para os homens abaixo dos 45 anos, um check-up personalizado também está disponível no laboratório. Além destes destinados somente aos homens, o Labi Exames oferece também um Check-up do Coração, com 10 exames inclusos.

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: