Como funciona o controle sanitário de um laboratório?

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
26/11/2019
3 minutos de leitura

Promover um ambiente com condições de saúde e de higiene é um dos pilares do Labi Exames, sendo prioridade oferecer um laboratório limpo, impecável e serviços de qualidade.

Para isso, os laboratórios possuem o selo de vigilância sanitária. Essa certificação comprova que o local atende todas as exigências necessárias.

Órgãos públicos

As ações de vigilância sanitária têm como objetivo fiscalizar e proteger a população. Elas também buscam eliminar, diminuir e prevenir riscos à saúde dos cidadãos.

Aqui no Brasil, os principais órgãos públicos que participam desse processo são:

  • SNVS (Sistema nacional de Vigilância Sanitária), que reúne informações e promove a saúde. Vinculado ao SUS (Sistema Único de Saúde), ele engloba um conjunto de ações que são executadas por instituições da administração pública. O SNVS atua de maneira integrada e descentralizada em todo o país, compartilhando suas responsabilidade com a união, estados e municípios.
  • ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que estabelece termos e normas. Ela está vinculada ao Ministério da Saúde e sua principal função é promover o controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, como alimentos, medicamentos, cosméticos, entre outros. Ela avalia processos de produção, espaços físicos, insumos e tecnologias utilizados.
  • VISA (Vigilância Sanitária), que com os agentes fazem a fiscalização. São eles que colocam em prática as operações de monitoramento e fazem cumprir as regras estabelecidas. Os agentes protegem a saúde da população e são capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, intervindo em problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens, entre outros.

Principais normas para um laboratório limpo

Para receber o selo da vigilância sanitária, é necessário seguir uma série de regras. Os laboratórios Labi possuem a certificação e isso garante que o consumidor terá um serviço de qualidade.

Desde 2005, os laboratórios devem seguir uma legislação sanitária específica, consolidadas na RDC 302/2005.

Trata-se de um regulamento técnico com foco nas atividades diárias dos laboratórios clínicos. O texto da lei aborda desde os passos para a coleta de material até a emissão dos laudos. 

Além disso, elas englobam questões sobre organização, recursos humanos, infraestrutura e biossegurança desses estabelecimentos. O objetivo principal é garantir a qualidade desses serviços. 

Você pode acessar todas essas regras no site da Anvisa. Entre elas, destacam-se:

  • Cuidado com a identificação dos materiais biológicos. 
  • Resultados precisam ser devidamente registrados dentro dos prazos estipulados
  • Materiais de coleta devem ser descartáveis.
  • Higiene das Coletas e análises precisam de higiene adequada. A limpeza também engloba todo espaço do laboratório, seja externo ou interno.
  • Temperatura deve sempre respeitar os níveis de controle recomendados.
  • Laboratório necessita ter padrões de controle, com manuais para procedimentos
  • Vacinação dos funcionários precisa estar atualizada.
  • Na parte administrativa, materiais tóxicos e inflamáveis devem estar devidamente armazenados.
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: