Labi Exames lança novo Teste de Anticorpos Coronavírus (IgG) considerado o mais preciso do mundo

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
28/05/2020
3 minutos de leitura

Na última segunda-feira (18), a Abbott, companhia norte-americana de produtos farmacêuticos e de cuidados com a saúde, divulgou a notícia sobre a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o teste de sorologia que detecta os anticorpos IgG, indicado para identificar com precisão as pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus (COVID-19).

Diferentemente do Teste de Anticorpos Coronavírus (IgG e IgM) já oferecido pelo Labi Exames, o exame que detecta apenas o anticorpos IgG verifica se o paciente teve contato com o vírus, seja recentemente ou há mais tempo. Como a proteína é produzida nos estágios finais da infecção, o exame é indicado somente a partir do 14º dia de sintomas.

No caso do teste da Abbott, este novo método demonstrou 99% de precisão após o 14º dia de sintomas, sendo assim, um resultado positivo ou negativo realizado após duas semanas da instalação da doença pode ser interpretado de forma muito confiável.

IgG: quando devo fazer?

As principais dúvidas da população sobre os testes de COVID-19 sempre foi entender as principais diferenças entre os exames, já que os métodos devem ser aplicados para diagnosticar a doença de acordo com os dias de sintomas.

Enquanto o método PCR (reação em cadeia da polimerase em tempo real) é o método indicado pelo Ministério da Saúde para detectar o Coronavírus desde os primeiros dias de infecção, o método Anticorpos Coronavírus (IgG) é indicado para detectar os anticorpos de COVID-19 em pessoas que tiveram sintomas de gripe prolongada ou mesmo para pessoas que desejam saber se já estão potencialmente imunizadas.

É por isso que, ao optar pelo método IgG, é importante entender as diferenças entre IgM e IgG. Anticorpos IgM são produzidos mais rápidos e estão presentes mais precocemente na infecção tendendo a desaparecer com o tempo. Anticorpos IgG são produzidos mais tardiamente e permanecem por mais tempo no nosso corpo e são os responsáveis pela proteção potencial ao vírus.

Vantagens do método Anticorpos Coronavírus IgG

O novo método que está chegando ao Brasil é uma importante alternativa para testar a população que ainda não sabe se já desenvolveu os anticorpos que indicam a infecção e se, por exemplo, estão potencialmente imunes a novas infecções.

Semelhante ao IgG e IgM, o IgG também pode ser realizado via coleta domiciliar ou presencialmente nas unidades Pinheiros (SP), Vila Mariana (SP) e Copacabana (RJ). O resultado é entregue em 1 dia útil após a coleta e não será necessário a apresentação do pedido médico.

Clique AQUI para comprar e agendar sua coleta domiciliar.

CONTEÚDOS MAIS LIDOS

Exame de D-Dímero: para que serve?
Exames

Exame de D-Dímero: para que serve?

04/01/2023 5 minutos de leitura
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: