Novidade: Teste de Anticorpos Coronavírus Anti-Spike chega ao Labi

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
16/03/2021
4 minutos de leitura

O mundo acompanhou de perto todo o empenho dos cientistas e pesquisadores para desenvolver as vacinas contra a COVID-19 o mais rápido e com a maior eficácia possível. Depois de um ano de pandemia, a tão esperada chegada dos imunizantes aconteceu e a vacinação contra o coronavírus já se iniciou por todo o mundo.

A vacina tem por objetivo fortalecer nosso sistema imunológico para que o mesmo consiga neutralizar e eliminar o vírus antes que ele consiga se infiltrar em nosso organismo. A chegada da vacina é um grande alívio e um motivo de esperança para todos, porém, existe um intervalo de tempo entre a aplicação da vacina e a produção dos anticorpos necessários. 

Por isso, o Labi está lançando o Teste de Anticorpos Coronavírus Anti-Spike (IgG) que é feito através de um exame de sangue e tem o objetivo de detectar em nosso organismo os anticorpos anti-coronavírus do tipo anti-Spike, permitindo identificá-los com 99% de precisão a partir do 30º dia após completar a imunização (para vacinas com duas doses, o teste só deve ser feito após a aplicação da segunda dose). 

O que são os anticorpos Anti-Spike? 

O coronavírus é composto por uma série de proteínas em sua estrutura viral, porém, existe uma delas que é o maior foco de estudos pelos pesquisadores: a proteína Spike. 

Essa proteína é a responsável pela entrada do vírus na nossa célula, é ela que se acopla à nossa célula e consegue se infiltrar em nosso organismo. Portanto, os anticorpos produzidos contra ela são capazes de impedir a entrada do coronavírus, neutralizando-o. 

Desse modo, as vacinas aplicadas hoje no Brasil (Coronavac e Oxford/Astrazeneca) tem o papel de ajudar a produzir em nosso organismo os anticorpos Anti-Spike, que impedem que essa proteína consiga se acoplar em nossas células, assim sendo, o coronavírus não consegue se reproduzir e é eliminado pelo nosso sistema imunológico.   

Quando devo fazer o Teste de Anticorpos Coronavírus Anti-Spike (IgG)? 

Não se esqueça que o Teste de Anticorpos Coronavírus Anti-Spike (IgG) deve ser feito principalmente após a vacinação contra a COVID-19. Decorridos 30 dias da aplicação da segunda dose do imunizante, visto que esse é o tempo estipulado para a vacina fazer efeito, você pode realizar o teste aqui no Labi sem a necessidade de pedido médico e conferir se está de fato imunizado contra o coronavírus. 

Através desse teste nós fazemos uma checagem para ver se você possui ou não os anticorpos que devem ser produzidos pelo seu organismo depois da vacinação. Existem dois resultados possíveis para esse exame, sendo eles:

Não Reagente (Negativo): Você não está imunizado contra o coronavírus. Portanto, está suscetível à doença ou teve contato com o vírus há menos de dez dias, o que impossibilita a detecção de anticorpos.

Reagente (Positivo): Você está imune ao coronavírus. Portanto, você tem a presença de anticorpos potencialmente protetores de nova infecção após a vacinação. Não se esqueça de continuar seguindo as recomendações do Ministério da Saúde com relação a quarentena.

Onde posso realizar o Teste de Anticorpos Coronavírus Anti-Spike (IgG)? 

Aqui no Labi você sempre escolhe qual opção é mais fácil para você e a sua rotina, por isso, você pode realizar o teste tanto na sua casa, através do Labi em Casa, ou em uma de nossas unidades presenciais. 

Veja abaixo as regiões em que você pode realizar o teste e acesse: nosso site para checar o endereço de nossas unidades e consultar se seu CEP está na nossa área de cobertura para a coleta domiciliar. 

SP: 

  • São Paulo;
  • Santo André;
  • São Bernardo do Campo;
  • São Caetano do Sul;
  • Diadema; 
  • Mauá;
  • Guarulhos; 
  • Osasco; 
  • Barueri; 
  • Carapicuíba.

RJ: 

  • Rio de Janeiro;
  • Niterói;
  • São Gonçalo.

Esse é mais um produto do Labi para descomplicar o seu acesso à saúde, seja na sua casa, no escritório ou nas nossas unidades, o Labi está pronto para te atender. Saiba mais no site do Labi.

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: