Preparamos este artigo para te explicar mais sobre o que é a Vacina BCG. Qual doença ela previne, quando tomar, quantas doses são recomendadas, quais as reações e outras dúvidas.
A BCG é uma vacina indicada para proteger contra a tuberculose e é normalmente administrada logo após o nascimento, sendo parte do calendário básico de vacinação da primeira infância. Esta vacina não impede a infecção nem o desenvolvimento da doença, mas impede que ela evolua e evita, na maior parte dos casos, as formas mais graves da doença.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, popularmente conhecido como bacilo de Koch (BK), que entra no organismo por meio das vias aéreas superiores e se aloja no pulmão ou em outras partes do corpo.
Os sintomas da tuberculose estão normalmente relacionados com o local em que a bactéria se encontra, sendo mais comum de existirem sintomas respiratórios como tosse seca e com sangue, dor no peito ao tossir, dificuldade para respirar e geralmente associada com perda de peso.
A Vacina BCG deve ser aplicada em bebês recém-nascidos com peso acima de 2kg e deve ser tomada preferencialmente em até 12 horas após o nascimento. Mas, na grande maioria dos casos, a imunização é feita no primeiro mês de vida da criança.
Caso não ocorra dentro desse tempo, a vacina é recomendada como rotina para crianças até os 5 anos. Além disso, também é recomendada para pessoas que tenham contato com portadores de hanseníase (lepra).
A Vacina BCG é aplicada no braço e uma cicatriz pequena, a famosa “marquinha”, se forma no local onde o imunizante foi aplicado. Essa é uma reação super normal e esperada, e é uma das formas de garantir que a criança foi imunizada.
Logo após a aplicação da vacina, o braço pode apresentar uma certa vermelhidão e a cicatriz tende a aparecer em até três meses após a imunização.
A formação da cicatriz indica que houve uma reação do organismo às bactérias injetadas na pele, sendo considerado um sinal de que a vacina foi capaz de estimular a imunidade do bebê.
No entanto, a ausência da cicatriz não indica necessariamente uma falta de imunização, não sendo recomendado que a vacina seja reaplicada se não existir cicatriz, já que não existem evidências científicas de que seja benéfico.
A Vacina BCG possui uma única dose.
A vacina é contraindicada para bebês prematuros ou com menos de 2kg, sendo necessário esperar o bebê chegar aos 2kg para que seja administrada a vacina.
Além disso, pessoas com alergia a algum componente da fórmula, com doenças congênitas ou imunodepressoras, como infecção generalizada ou AIDS, por exemplo, não devem tomar a vacina.
No Labi, você pode tomar a Vacina BCG, que está disponível para crianças, adolescentes e adultos de qualquer idade.
Aqui no Labi, você conta com as vacinas mais modernas e que são eficazes para todas as idades e tudo isso no conforto do seu lar, sem precisar sair de casa. Proteja você e sua família com nossos exames, testes, vacinas e check-ups de maneira prática e descomplicada.
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: