Todo mundo conhece as famosas pintinhas vermelhas que sinalizam a catapora, que também é conhecida como varicela. Sendo extremamente desagradável, devido à coceira intensa, essa infecção incomoda bastante as crianças e adultos que se contaminam.
Mas, você sabia que existe uma vacina contra a catapora? No artigo abaixo tiramos suas dúvidas sobre a catapora e Vacina de Varicela, que protege contra a doença.
A catapora, também chamada de varicela, é uma doença contagiosa causada pelo vírus Varicela-zoster, que se manifesta através de pintinhas vermelhas, bolhas e crostas pelo corpo e intensa coceira. A catapora afeta, especialmente, crianças, mas pode afetar indivíduos de todas as idades, sendo neste caso, mais grave.
O contágio da catapora ocorre através do contato com gotículas de saliva, tosse ou espirro da pessoa contaminada e/ou do contato direto com o líquido das feridas. A infecção é alta e facilmente transmissível e, por isso, as pessoas contaminadas devem ficar isoladas e evitar frequentar espaços públicos e ter contato com outras pessoas.
Os sintomas de catapora costumam surgir até 20 dias após o contato com o vírus, e entre eles podemos destacar:
As bolhas da catapora podem aparecer em estágios diferentes da infecção, podendo aparecer – ao mesmo tempo – bolhas com líquido, enquanto outras já estão cicatrizando, com crosta. É importante que a pessoa saiba que, enquanto as bolhas tiverem líquido, a pessoa pode contaminar outros e, por isso, deve se manter isolada.
Os sintomas de catapora no bebê são os mesmos acima citados, no entanto, também pode surgir tosse e secreção nasal antes do aparecimento das bolhas. Na presença de sinais e sintomas de catapora, é importante procurar um médico e confirmar o diagnóstico.
Quem já teve catapora uma vez, está protegido contra a doença e não pode ter a infecção novamente. No entanto, em alguns casos, o indivíduo que apresentou catapora na infância pode desenvolver a herpes zóster, principalmente idosos e pessoas com o sistema imune comprometido.
A vacina contra a catapora, ou Vacina de Varicela, enfraquece o vírus e previne a forma mais grave da doença. Assim, se a pessoa for vacinada e pegar catapora, poderá haver o desenvolvimento de uma forma mais leve da doença, apresentando até menos bolhas típicas da catapora, que por vezes nem chega a ser diagnosticada.
A Vacina de Varicela é uma vacina atenuada, ou seja, ela contém formas mais enfraquecidas dos vírus varicela. Essas frações do vírus não são capazes de causar a infecção, mas são suficientes para treinar e proteger o sistema imunológico contra a doença.
A Vacina de Varicela é recomendada para crianças a partir de 12 meses e, excepcionalmente em situações de surto, para crianças a partir de 9 meses. Além disso, o imunizante é recomendado para todas as crianças, adolescentes e adultos que não tiveram catapora e não foram vacinados na primeira infância.
A Vacina de Varicela é contraindicada para as seguintes pessoas:
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam duas doses da Vacina de Varicela:
Para crianças até 11 anos, o intervalo mínimo entre as duas doses é de três meses. Já para adolescentes e adultos suscetíveis (que não tiveram a doença ou que não foram vacinados) são indicadas duas doses com intervalo de um a dois meses entre elas.
Em situação de surto, ou ainda quando há um caso de catapora dentro de casa, a vacina pode ser aplicada em bebês a partir de 9 meses — essa dose aplicada antes de 12 meses será desconsiderada. A criança deverá tomar as duas doses de rotina, aos 12 meses e entre 15 e 24 meses de idade.
No Labi, você pode tomar a Vacina de Varicela, que está disponível para crianças, adolescentes e adultos de qualquer idade.
Aqui no Labi, você conta com as vacinas mais modernas e que são eficazes para todas as idades e tudo isso no conforto do seu lar, sem precisar de casa. Proteja você e sua família com nossos exames, testes, vacinas e check-ups de maneira prática e descomplicada.
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: