Saúde do homem: os melhores check-ups para você

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
01/11/2022
7 minutos de leitura

Você sabia que os homens vão menos ao médico quando comparados às mulheres? Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), enquanto mais de 312 milhões de homens já foram atendidos em 2022, as mulheres ultrapassam 370 milhões! 

Por isso, neste Novembro Azul, mês de conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata, viemos te lembrar que a prevenção é a melhor forma de preservar a nossa saúde. A boa notícia é que, no Labi, temos check-ups exclusivos para a saúde do homem que te ajudarão a cuidar do seu bem-estar. Saiba mais sobre eles neste artigo.

Por que fazer um check-up?

A detecção precoce de doenças oferece a melhor chance de obter o tratamento certo rapidamente, evitando complicações. Neste sentido, check-ups médicos regulares podem ajudar a encontrar possíveis alterações no organismo antes que elas se tornem um problema. Outros benefícios dos check-ups incluem:

  • Detectar condições de saúde ou doenças potencialmente fatais precocemente.
  • Tratamento precoce de condições de saúde.
  • Monitorar problemas de saúde existentes, reduzindo o risco de agravamento dos sintomas ou complicações graves.
  • Manter-se atualizado sobre vacinas e testes de triagem.
  • Aumentar as chances de tratamento e cura, caso seja detectada alguma alteração.

Check-ups médicos também são fundamentais para pessoas que tenham fatores de risco para determinadas doenças, seja por estilo de vida, ou histórico familiar. Com isso, médico e paciente podem, juntos, traçar estratégias para que essas doenças não se desenvolvam ou para amenizar os riscos de complicações.

Sinais de que você deve fazer um check-up

Muitas vezes, só notamos que algo não está tão bem com a nossa saúde quando os sintomas se tornam insuportáveis ou atividades cotidianas são prejudicadas. E sobre essa demora, os números são alarmantes: estudos indicam que diversas doenças silenciosas, como o diabetes, só são diagnosticadas quando já estão em estágio avançado.

Segundo o Atlas do Diabetes de 2019, 46% dos brasileiros diabéticos não sabem que têm a doença, cerca de 8 milhões de pessoas. São milhões de pessoas que já poderiam estar em tratamento, caso tivessem sido diagnosticadas.

Um check-up médico também pode ser útil na investigação de um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Distúrbios do sono.
  • Perda de libido.
  • Cansaço mental ou falta de concentração.
  • Dores de cabeça ou enxaquecas.
  • Fadiga ou sensação de cansaço.
  • Ganho de peso.
  • Suor noturno.
  • Depressão.
  • Perda de cabelo.
  • Infertilidade.

Importante: caso você tenha um dos sintomas descritos acima, procure o seu médico de confiança. Viver com incômodos e dores não deve ser normal!

Qual a periodicidade que se deve fazer um check-up?

Os fatores mais importantes para determinar com que frequência você deve fazer um check-up são a sua idade e risco de contrair doenças. Aqui estão algumas orientações:

  • Pessoas com idade inferior a 50 anos: deve ser feito um check-up médico 1 vez a cada 3 anos se estiverem em boa saúde.
  • Pessoas com idade superior a 50 anos: recomenda-se um check-up médico 1 vez por ano.

Ademais, caso você tenha uma doença crônica, como hipertensão ou diabetes, você deve consultar o seu médico com mais frequência, independentemente da idade. Converse com ele sobre a frequência ideal de visitas para você.

Quais são os exames indicados para os homens?

Alguns exames como hemograma completo, exames de colesterol, triglicérides, urina tipo 1, glicemia, entre outros, devem ser feitos regularmente por homens e mulheres, independente de idade.

Contudo, no caso da saúde do homem, exames complementares podem ser necessários, como o PSA que ajuda o médico a diferenciar condições benignas e malignas da próstata.

Check-ups disponíveis no Labi para a saúde do homem

Agora que você já entendeu a importância da prevenção para proteger a sua saúde e como os check-ups são nossos aliados, temos uma dica para você. No Labi, estão disponíveis 3 check-ups exclusivos para a saúde do homem!

Com estes check-ups que incluem mais de 15 exames, você paga um valor menor do que pagaria se fosse comprar cada exame individualmente. Em outras palavras: você cuida da saúde com praticidade e ainda economiza!

O pagamento ainda é facilitado e você escolhe se quer pagar com cartão, dinheiro ou PIX.

 Check-up do Homem até 45 anos

O Check-up do Homem até 45 anos é composto por 17 exames em uma única coleta de sangue e urina. Neste check-up estão incluídos exames que avaliam o metabolismo das gorduras e do açúcar no sangue, funcionamento dos rins, fígado e tireoide, além de um hemograma completo.

O resultado pode ser consultado em nosso site em 2 dias úteis.

Check-up do Homem com mais de 45 anos.

Ideal para homens com mais de 45 anos de idade que buscam mais saúde para os próximos anos, o Check-up do Homem com mais de 45 anos é composto por 21 exames em um único check-up.

Será analisada a sua saúde com foco nas doenças mais comuns nesta faixa etária como diabetes, hipertensão e níveis elevados de colesterol. Além disso, também indicaremos sua predisposição para outras doenças, como câncer de próstata, um dos tipos de câncer mais comuns em homens.

Para que o check-up seja bem completo, serão feitas 3 coletas: de sangue, fezes e urina. Tudo isso com total sigilo e cuidado pelos times de saúde do Labi.

O resultado fica disponível em 3 dias úteis!

Check-up do Homem Trans

Ideal para manter a saúde e o bem-estar das pessoas em transição de gênero, o Check-up do Homem Trans conta com 19 exames em um só check-up. Dentre eles, estão disponíveis os principais exames que fazem parte da hormonioterapia, procedimento que faz parte dos protocolos de saúde e tem o objetivo de acompanhar adequadamente a saúde das pessoas trans.

Durante este período, a medição dos exames que compõem o check-up é importante para complementação aos cuidados à saúde, sendo possível monitorar as condições gerais dos homens trans.

Não é necessário pedido médico para a realização dos exames, o resultado fica disponível em 4 dias úteis e pode ser consultado facilmente no nosso site.

Os resultados dos nossos check-ups apresentam valores de referência individuais de cada exame, e contam com um comentário médico para facilitar o entendimento do laudo. E o melhor: se encontrarmos qualquer alteração em seus resultados, nossa equipe técnica entrará em contato para orientar sobre qual especialista você deve buscar.

Seja com os check-ups da saúde do homem ou com outros check-ups, conte com o Labi para cuidar da sua saúde sem complicação com os melhores preços do mercado. 

Também temos centenas de exames, testes e vacinas que podem ser feitos em uma de nossas unidades em São Paulo e Rio de Janeiro, sem precisar de agendamento ou no conforto da sua casa, por meio do Labi em Casa, nosso atendimento domiciliar.

CONTEÚDOS MAIS LIDOS

TGO e TGP: para que servem estes exames?
Exames

TGO e TGP: para que servem estes exames?

06/09/2022 7 minutos de leitura
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: