Varíola do macaco: tudo o que você precisa saber

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
12/08/2022
8 minutos de leitura

Recentemente, uma nova doença vem causando preocupação em diversas partes do mundo: a varíola do macaco, enfermidade que, até poucos anos atrás, causava apenas pequenos surtos em países da África e hoje é motivo de apreensão pela população de diferentes países.  

No Brasil, segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde divulgados no dia 08 de agosto de 2022, temos mais de 2.200 casos da doença confirmados em diferentes regiões, o que configura nível máximo de alerta.

Quer entender mais sobre a Varíola do Macaco? Então, confira o artigo que preparamos com as principais dúvidas sobre o tema.

O que é Varíola do Macaco?

A Varíola do Macaco (em inglês monkeypox) é uma doença rara causada pelo Vírus da Varíola do Macaco, também conhecido como Vírus Monkeypox ou Monkeypox Virus. A doença é caracterizada por febre, linfonodos inchados e erupção cutânea generalizada, que causa muitas lesões na face e extremidades.

A Varíola do Macaco é uma doença zoonótica, ou seja, ela pode ser transmitida de animais para humanos e vice-versa e também de um humano para outro.

Apesar deste surto que está ocorrendo em 2022, a Varíola do Macaco não é uma doença nova: ela já tinha sido identificada, pela primeira vez, em 1958 em surtos entre macacos usados ​​para pesquisa. É por isso que esta condição é chamada de Varíola do Macaco. Já o primeiro caso da doença em humanos aconteceu em 1970 na República Democrática do Congo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem duas variantes do vírus monkeypox: uma conhecida como Clado da África Ocidental e outra como Clado  Bacia do Congo.

Como a varíola do macaco é transmitida?

A Varíola do Macaco é causada pelo vírus monkeypox, vírus que faz parte do gênero orthopoxvirus, mesmo gênero do vírus que causa a varíola humana, doença atualmente erradicada, mas muito comum no passado. A doença pode se espalhar de algumas maneiras.

A Varíola do Macaco (monkeypox) pode se espalhar para qualquer pessoa através de contato próximo, pessoal, muitas vezes pele a pele, incluindo:

  • Contato direto com erupção cutânea, crostas ou fluidos corporais de uma pessoa com a doença;
  • Contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram usadas por alguém com a doença;
  • Contato com secreções respiratórias, como saliva e aerossóis.

Esse contato direto pode acontecer durante o sexo ou contato íntimo, como nas seguintes situações:

  • Sexo oral, anal e vaginal ou contato nos órgãos genitais ou ânus de uma pessoa com Varíola dos; Macacos;.
  • Abraços, massagens e beijos;
  • Contato pessoal prolongado;
  • Tocar tecidos e objetos durante o sexo que foram usados ​​por uma pessoa com varíola e que não foram desinfetados, como roupas de cama, toalhas e brinquedos sexuais.

Uma pessoa com varíola do macaco pode espalhá-la para outras pessoas desde o momento em que os sintomas começam até a erupção ter cicatrizado completamente e uma nova camada de pele se formar. A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas.

Os cientistas ainda estão pesquisando se a doença pode ser transmitida por pessoas sem sintomas (assintomáticas) e se pode ser transmitida pelo sêmen, fluidos vaginais ou fezes.

A varíola do macaco pode matar?

Sim. Apesar de raro, a Varíola do Macaco pode matar, principalmente em pessoas imunocomprometidas, idosos, crianças e pessoas que têm a saúde debilitada por algum motivo preexistente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a taxa de letalidade da doença é diferente para cada Clado (variante genética) do vírus da Varíola do Macaco. Para o Clado da África Ocidental a taxa de letalidade relatada é de até 10%, enquanto para o Clado da Bacia do Congo a taxa de letalidade é de 3%.

No surto atual do Brasil, a maioria dos casos estão associados ao Clado da Bacia do Congo que é menos letal. 

Varíola do macaco: sintomas

Segundo o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), os sintomas da varíola do macaco são parecidos com os sintomas da varíola humana, porém, menos severos.

Depois de contrair o vírus da Varíola do Macaco, pode demorar de 5 a 21 dias para que os primeiros sintomas apareçam. Estes incluem:

  • Febre, que é comumente o primeiro sintoma;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Dor lombar;
  • Fadiga;
  • Arrepios;
  • Gânglios linfáticos inchados.

Depois que a febre se desenvolve, uma erupção geralmente aparece entre 1 e 3 dias depois. Esta erupção, na maioria dos casos, afeta:

  • Rosto, que é o local mais comum;
  • Palmas das mãos;
  • Solas dos pés;
  • Boca;
  • Genitália;
  • Olhos.

Os sintomas geralmente duram de 2 a 4 semanas e desaparecem sem tratamento. Por serem sintomas que se assemelham a outras viroses, o único jeito de saber se você tem a doença e descartar outras possíveis causas é por meio do Teste PCR de detecção de DNA do vírus da Varíola do Macaco.

Quando devo procurar atendimento de saúde?

Segundo a Dr(a) Scarabelli, infectologista do Labi, você deve procurar atendimento médico de saúde se apresentar qualquer um dos sintomas mencionados acima, o quanto antes. Assim, o médico te analisará e, se ele achar necessário, solicitará um Teste PCR de Detecção do DNA do Vírus da Varíola do Macaco.

Quem deve fazer o teste?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que apenas casos suspeitos sejam testados. Considera-se como caso suspeito, pessoas nas seguintes situações:

  • Qualquer pessoa que apresente sintomas comuns da Varíola do Macaco, como início súbito de erupção cutânea aguda sugestiva da doença;
  • Qualquer pessoa que apresente sintomas comuns da Varíola do Macaco e tenha tido contato com pessoas diagnosticadas com a doença;
  • Qualquer pessoa que apresente sintomas comuns da Varíola do Macaco e tenha mantido contato íntimo com desconhecidos ou parceiros sexuais casuais que apresentaram sintomas nos últimos 21 dias.

É importante ressaltar que apenas pessoas que apresentem sintomas devem ser testadas, ou seja, se você teve contato com uma pessoa diagnosticada com a Varíola do Macaco, mas não apresenta sintomas, você não precisa ser testado.

Como é feito o teste da varíola do macaco?

O procedimento para coleta do teste para detecção do DNA do vírus monkeypox é por PCR parecido com o PCR feito para a Covid-19, o swab (haste de algodão) colhe material das lesões características da doença. 

Após isso, o material é enviado para análise e a entrega dos resultados é realizada em até 1 dia útil após a realização do teste e pode ser consultado online em nosso site, em poucos cliques.

No Labi, o Teste PCR para Detecção do DNA do vírus da Varíola do Macaco já está disponível. Clique aqui para saber quais documentos são necessários. 

O teste é seguro e não apresenta nenhum risco para você.

A Varíola do Macaco tem tratamento?

O Tecovirimat, medicamento antiviral desenvolvido para tratamento da varíola humana, pode ser usado para a monkeypox, reduzindo o tempo da infecção. Esse medicamento não possui registro ou venda no Brasil, por isso, o Ministério da Saúde vai importá-lo para enfrentar o surto da doença no País.

Além disso, a Varíola do Macaco é uma doença que é autolimitante, o que significa que pode melhorar sem tratamento.

Como se proteger da Varíola do Macaco

Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir a transmissão da monkeypox:

  • Evite contato próximo, pele a pele, com pessoas que tenham uma erupção cutânea que se pareça com varíola;
  • Evite o contato com objetos e materiais que uma pessoa com Varíola do Macaco tenha usado;
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou use álcool em gel, especialmente antes de comer ou tocar no rosto e após usar o banheiro.

Existe vacina para a Varíola do Macaco?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina contra a Varíola é aproximadamente 85% eficaz na prevenção do desenvolvimento da Varíola dos Macacos. Se você recebeu a vacina contra Varíola quando criança e contrair o vírus da Varíola do Macaco, seus sintomas, provavelmente, serão leves.

 Por que fazer o teste no Labi?

No Labi, você pode fazer o Teste PCR para detecção do DNA do vírus da Varíola do Macaco (monkeypox) e outras doenças no conforto da sua casa.  O agendamento por ser feito pelo nosso site, em poucos cliques, e o pagamento é facilitado por cartão ou PIX.

Estamos prontos para te ajudar a descomplicar os seus cuidados com a saúde pelos melhores preços do mercado.

Importante: este conteúdo é informativo. Caso tenha dúvidas, fale com o seu médico de confiança e fique atento às fake news.

TAGS: testes variola macacos
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: