Síndrome de Patau: saiba mais sobre essa síndrome

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
15/10/2021
5 minutos de leitura
Mulher grávida com a mão na barriga

Uma das condições genéticas que podem ocorrer durante a gestação é a Síndrome de Patau, uma anomalia genética grave que traz uma série de complicações para a saúde e desenvolvimento do feto. 

Por se tratar de uma síndrome rara, ainda existem muitas dúvidas sobre a Síndrome de Patau, por isso, respondemos algumas das perguntas mais comuns sobre essa anomalia em nosso artigo. 

O que é a Síndrome de Patau?

Normalmente, os seres humanos apresentam 46 cromossomos repartidos em 23 pares de 2 cromossomos. No caso de crianças com Síndrome de Patau, também conhecida como trissomia do 13, o bebê apresenta 3 cromossomos no grupo 13 ao invés de 2. 

Essa falha é causada por um erro na divisão celular que ocorre na hora da concepção da criança. Por alguma razão que ainda não é cientificamente conhecida, em alguns casos ou o óvulo feminino ou o espermatozóide masculino apresenta 24 cromossomos no lugar de 23, ou seja, um cromossomo a mais no par número 13. 

A síndrome é mais comum em crianças do sexo feminino, numa proporção de 1 a cada 7.000 nascimentos. Essa condição genética é uma das principais causas de aborto espontâneo já que apenas 2,5% dos fetos com a Síndrome de Patau conseguem passar dos nove meses de gestação.

Infelizmente, a maioria dos bebês que chegam a nascer com essa condição sobrevivem poucos dias, mas há casos de sobrevivência até aos 10 anos de idade. O tempo e a qualidade de vida da criança depende da gravidade da síndrome e é sempre muito importante que o bebê com Síndrome de Patau seja acompanhado regularmente pelo pediatra.

O que a Síndrome de Patau causa?

Essa anomalia interfere diretamente no desenvolvimento fetal e resulta em uma série de malformações no sistema nervoso, defeitos cardíacos e fendas no lábio e no céu da boca do bebê.

Essa anomalia interfere diretamente no desenvolvimento fetal e resulta em uma série de malformações no sistema nervoso, defeitos cardíacos e fendas no lábio e no céu da boca do bebê.

A trissomia do cromossomo 13 apresenta malformações evidentes ao exame físico com maior frequência. Ela pode ser facilmente reconhecida pela combinação de aberturas ou fendas no céu da boca e nos lábios, olhos menores do que o padrão e/ou o afundamento do globo ocular (olho fundo) e a presença de  dedos extras na mão. Esses três sinais são observados em 60 a 70% dos casos da anomalia.

Devido às malformações no cérebro, é possível que boa parte das crianças com essa Síndrome não consigam desenvolver habilidades cognitivas, como falar e andar, sem o auxílio de aparelhos. 

Vale ressaltar que não existe um tratamento ou cura para a síndrome de Patau, o que pode ser ofertado é um acompanhamento multidisciplinar para a criança e sua família.

Como diagnosticar a trissomia 13?

O risco de Síndrome de Patau pode ser detectado na gestação realizando o NIPT Panorama® Natera, Básico ou Ampliado, que é um exame de triagem que avalia, por meio de  uma amostra sanguínea da mãe, o DNA do feto e faz a classificação – como alto ou baixo – do risco para algumas anormalidades cromossômicas, incluindo as trissomias do cromossomo 13.

Vale lembrar que o NIPT Panorama® Natera, ainda que não seja um teste diagnóstico, é o teste de rastreio mais sensível do mercado atualmente, tendo uma sensibilidade de até 99%.

Dentre seus principais benefícios está o fato de o exame ser realizado com apenas uma amostra de sangue do braço da mãe, ou seja, não é invasivo e não apresenta absolutamente nenhum risco para a mãe ou para o bebê. 

O NIPT é recomendado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) para toda e qualquer gestante, independentemente do grau de risco da gravidez ou da idade da mulher, e o exame pode ser realizado a partir da nona semana de gestação. 

No Labi, você realiza o Exame de NIPT Panorama® – Básico por R$ 1.900,00 e o Panorama Ampliado por R$ 2.400,00 ambos em até 12x sem juros. 

Aproveite e realize o exame com o  melhor preço do mercado e da maneira que mais se encaixa na sua rotina, de forma descomplicada, fácil e rápida. Assim, você conta com mais uma ferramenta para te auxiliar nos cuidados com a saúde do seu bebê. 

Seja com o NIPT Panorama® Natera ou com outros exames, testes, vacinas e check-ups, conte sempre com o Labi para te auxiliar nos cuidados com a saúde em todas as etapas da sua gravidez com os melhores preços do mercado. E o pagamento também é descomplicado: pode ser feito com cartão, dinheiro ou PIX. Você escolhe!

NIPT Panorama Básico

Conte sempre com o Labi para te ajudar a cuidar da sua saúde e da saúde da sua família de maneira prática e descomplicada. Aqui você realiza testes, exames, check-ups e vacinas com resultados rápidos e de altíssima precisão e tudo isso no conforto do seu lar ou em uma de nossas unidades, você escolhe o que se encaixa melhor na sua rotina. 

Artigos Relacionados:

O que é o exame NIPT?

Como identificar a Síndrome de Down durante a gestação?

Triploidia: o que é e como detectar

Qual a diferença entre a sexagem fetal e o NIPT?

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: