Cuidados com a saúde das crianças no verão

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
11/12/2019
2 minutos de leitura

O verão é o momento que os pequenos mais aproveitam o tempo para se divertir ao ar livre. Entretanto, alguns cuidados especiais com a saúde das crianças devem ser tomados. Da exposição ao sol até a alimentação requerem atenção redobrada na estação. Confira algumas dicas:

  • As brincadeiras debaixo do sol devem ser realizadas em horários específicos, evitando os momentos de pico. O ideal é evitar o intervalo das 10h às 16h e nos demais horários utilizar filtro solar.
  • Use filtro solar específico para crianças, de marcas reconhecidas, que contenham proteção contra radiação UVA e UVB. A maioria dos protetores indicados para crianças tem fator 30 ou mais e devem ser aplicados sempre à sombra. Em princípio, protegem por duas ou três horas de exposição. Quando a criança fica mais de cinco minutos na água, porém, é conveniente reaplicar o filtro.
  • Todas as partes do corpo merecem cuidados. Atenção redobrada para face, couro cabeludo, orelhas, pescoço, antebraços, mãos e dorso, pois as crianças em geral ficam sentadas.
  • É importante um equilíbrio entre a alta temperatura externa e o ar condicionado dos ambientes fechados.
  • Use roupas com tecidos leves, que tenham efeito de fotoprotetor. Mesmo para brincar na água, existem roupas impermeáveis que protegem do sol.
  • Guarda-sóis e outras formas de barreira não bloqueiam totalmente a radiação, mas ajudam. Para deixar os pequenos longe do sol, pense em brincadeiras feitas à sombra.

Atenção redobrada com a hidratação

Por último, mas não menos importante, a ingestão de água é importantíssima para a saúde das crianças na estação. Ofereça água à vontade durante vários momentos do dia. Esse cuidado, principalmente com as crianças, é essencial, pois o organismo perde muitos fluidos quando exposto ao sol e vento.

O consumo de frutas e sucos naturais também colaboram para manter a hidratação dos pequenos em dia. As frutas geladas são bons aperitivos, além de serem refrescantes e leves. Algumas delas, como a melancia, o melão e a maçã, também possuem uma boa quantidade de água, auxiliando na hidratação.

TAGS: crianças Saúde Verão
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: