Cuidados com a saúde: visitas ao médico e outras dicas para manter o bem-estar

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
14/04/2022
6 minutos de leitura
Mulher cuidando da saúde mental

Atualmente, todos sabem que os cuidados com a saúde vão além das visitas de acompanhamento com profissionais de saúde. Por isso, preparamos este artigo para falar um pouco mais sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida e, acima de tudo, como podemos mantê-los.

O que é cuidado em saúde?

Cuidado em saúde não se resume em apenas acompanhamento com profissionais de saúde, mas sim em uma ação integral que engloba tratar, respeitar, acolher e atender o ser humano em todas as suas necessidades e problemas. Não podemos nos esquecer que a saúde em si engloba todas as dimensões do ser humano e só é possível ser verdadeiramente saudável se todos os focos (físico, mental, financeiro e social) estiverem em equilíbrio.

Saúde, bem-estar e qualidade de vida:  

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, é o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidades (ONU). Porém,  o que muita gente não sabe é que saúde e bem-estar são dois conceitos bem diferentes e que merecem atenção.

A maioria das pessoas acredita que saúde significa apenas a ausência de doenças, mas esse conceito é mais amplo do que parece. Isso porque, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde significa ter o corpo, a mente e a vida social em equilíbrio.

Já o bem-estar é um conceito ainda mais complexo, uma vez que, ele é a capacidade de uma pessoa suprir as suas necessidades e de se satisfazer com a sua própria vida, enquanto ter saúde significa viver em um estado de mais completo bem-estar físico, mental e social.

E quanto à qualidade de vida? Para a OMS, ela é a percepção que o indivíduo tem sobre sua posição na vida, no contexto da cultura em que ela vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Dessa forma, a qualidade de vida abrange questões físicas e psicológicas, assim como aspectos de mobilidade, relações pessoais, segurança, recursos financeiros, opções de lazer, entre outros.

A importância do lazer para nossa saúde e bem-estar:

Para muitos, o lazer é considerado um desperdício de produtividade, mas a verdade é que ele é muito importante para a nossa saúde. Quando incluído corretamente na rotina, o lazer é capaz de ajudar em diversos sentidos, inclusive na prevenção de problemas de saúde. 

Vale lembrar que o aumento da expectativa de vida está associado aos cuidados com a saúde. Administrar bem o tempo destinado a você, longe das obrigações, gera impactos positivos na sua saúde. De uma forma geral, alguns problemas de saúde que podem ser prevenidos com atividades de lazer são:

Estresse:

O estresse é, em primeira análise, uma reação natural e positiva do organismo. Diante de uma ameaça iminente, o corpo entra em estado de atenção: hormônios são liberados, a frequência cardíaca aumenta e você se prepara para lidar com a questão identificada pelo cérebro. No entanto, o problema se torna grave quando vira recorrente. Nesse sentido, o lazer pode ajudar. Ao quebrar a rotina, permitir o descanso e liberar hormônios do prazer e da felicidade — como dopamina e ocitocina — há uma melhora nos níveis de estresse.

Problemas cardiovasculares: 

Os hormônios liberados pelo estresse crônico sobrecarregam o sistema cardiovascular, especialmente o coração. Além disso, a falta de lazer normalmente está associada ao sedentarismo e à falta de cuidado com a saúde. Garantir que você use o tempo livre que tem para si torna possível reduzir os riscos de problemas cardiovasculares. Ao praticar atividades físicas nesse período, por exemplo, você ainda aumenta significativamente a proteção contra problemas de coração. Os exercícios também ajudam na vascularização e no funcionamento geral do corpo.

Doenças crônicas:

Algumas doenças crônicas podem afetar a saúde, especialmente quando se é muito estressado e/ou sedentário. Dentre elas, as principais são diabetes, hipertensão e obesidade. No entanto, com um tempo de lazer adequado, tudo isso pode mudar. Menos estresse pode significar, ainda, menor ingestão de calorias, o que evita todos esses problemas. Além disso, a prática de atividades físicas também deve ser considerada para combater as doenças crônicas. Ao fazer exercícios, você diminui os riscos de ter pressão alta, controla e previne o diabetes e diminui as chances de sofrer com a obesidade.

Perda de memória:

Tanto o estresse, quanto a depressão, ajudam a diminuir o hipocampo, área do cérebro responsável pela memória. Como o tempo de lazer ajuda a reduzir os efeitos desses dois fatores, ele também evita a perda de memória. Isso acontece porque as atividades fora da rotina também ajudam a manter o cérebro ativo. Segundo uma pesquisa americana, idosos com mais atividade de lazer têm uma velocidade menor de perda de memória.

Não esqueça da sua saúde física:

Lembre-se que sua saúde, bem-estar e qualidade de vida também dependem do seu autocuidado com o seu corpo, por isso, não deixe de ir ao médico e fazer um check-up frequentemente para garantir que está tudo bem. 

Os check-ups são muito importantes, porque atuam de forma preventiva, auxiliando na detecção de possíveis alterações no organismo ou doenças, já que muitas delas não apresentam qualquer tipo de sintoma e só são descobertas por meio da realização de exames periódicos. 

No Labi, estão disponíveis os check-ups gerais (para a saúde do homem e para a da mulher), check-ups de acompanhamento (para aqueles que gostariam de verificar uma suspeita) e check-ups para estilo de vida (fitness e vegetariano). 

Então, conte com a gente para te ajudar a cuidar da sua saúde com exames, testes, check-ups e vacinas de altíssima qualidade e pelos melhores preços do mercado. E tudo isso no conforto do seu lar, sem precisar sair de casa. 

TAGS: Bem-estar Qualidade de vida Saúde
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: